O WordPress é o gerenciador de conteúdos mais utilizado no mundo, devido à sua enorme variedade de temas e plugins, e, principalmente, pelo seu core. Este é o responsável pelos arquivos que proporcionam o funcionamento adequado do site WordPress, mantendo a comunicação com o banco de dados. Dessa forma, permite que o usuário faça alterações no conteúdo do site sem a necessidade de mexer no código.
Por ser um software de código aberto (open source), o WordPress tem a colaboração de uma grande comunidade de desenvolvedores e designers, entre outros profissionais. Consequentemente, é disponibilizada uma infinidade de recursos valiosos para o desenvolvimento de um site WordPress.
Entretanto, ao mesmo tempo em que dispõe de ferramentas de altíssima qualidade, desenvolvidas por empresas especializadas, o WordPress apresenta muitos plugins e temas amadores. Afinal, devido ao uso democrático da plataforma, também existem entusiastas desenvolvendo códigos de maneira rudimentar.
Contudo, a presença de códigos de qualidade inferior em determinados plugins e temas disponibilizados não representa riscos à segurança se não forem utilizados em seu site WordPress. Até porque, o core do WordPress raramente traz alguma vulnerabilidade e, portanto, é extremamente seguro para o uso corporativo.
No vídeo abaixo, explicamos porque grandes marcas, como Disney, Brastemp, Endeavor etc, optaram pelo desenvolvimento do site WordPress, apesar dos rumores de insegurança. Também mostramos uma ferramenta de análise de segurança que traz uma lista de vulnerabilidades em gerenciadores de conteúdo, possibilitando a comparação com outras plataformas semelhantes. Confira!
Cuidados básicos de segurança
O ponto principal de segurança, quando se planeja construir um site WordPress, é se certificar de que o profissional responsável pelo desenvolvimento tenha conhecimento especializado. Isso porque o gerenciador de conteúdo, em si, dispõe de todos os recursos de segurança necessários para evitar qualquer ação maliciosa no site. Todavia, a falta de informação durante o desenvolvimento pode gerar descuidos que dão espaço a vulnerabilidades. Por isso, é fundamental que o seu desenvolvedor saiba o que está fazendo e utilize plugins de referência ou desenvolva sob medida.
O mesmo vale para a manutenção do site WordPress, referente às atualizações de plugins, temas, traduções e versões do WordPress, e para eventuais novas instalações. O ideal é que os recursos que interferem no código do site sejam modificados apenas pelo técnico responsável para evitar brechas na segurança.
Na Visie, costumamos desabilitar todos os recursos que exijam permissão de escrita no código. Assim o usuário não pode fazer instalações e atualizações de plugins no painel do WordPress, nem executar código nas pastas de upload, evitando riscos. Nossa orientação é deixar seu time técnico responsável pelas atualizações e quaisquer alterações necessárias que envolvam o código do seu site.
Site WordPress com segurança reforçada
Se utilizado corretamente, o WordPress é completamente seguro, além de ser bastante eficaz em termos de funcionalidades. A própria plataforma já oferece um recurso de login e logout protegido por senha forte, temas e plugins próprios e com segurança garantida, e um sistema de permissões de usuários que pode ser controlado pelo administrador/proprietário do site.
Porém, como esses fatores de segurança estão sujeitos também ao comportamento do usuário, que pode trocar a senha forte por uma fraca, por exemplo, é importante reforçar a segurança do site com a instalação de recursos adicionais. Para isso, seu desenvolvedor pode configurar o uso obrigatório de senhas fortes, fazer uso de plugins que tenham autenticação por dois fatores, limitador de tentativas de senhas, verificação de acesso por robôs, monitoramento de acessos por IP, bloqueios temporários em casos suspeitos, entre outras ações relacionadas.
Além da segurança do site WordPress
Desenvolver um ambiente seguro na web para o seu negócio é tão importante quanto trancar as portas da empresa e ativar o sistema de alarme fora do horário de expediente. No entanto, embora fundamental, a segurança não deve ser a única preocupação quando se trata de desenvolver um site ou e-commerce!
O site da empresa, assim como sua loja física, precisa ser apresentável e ter a estrutura apropriada para o tipo de atendimento que você oferece. Por ser rico em opções de design e de funcionalidades, e permitir o livre acesso a essas ferramentas de desenvolvimento, o WordPress possibilita a criação de sites elegantes e bem estruturados, sendo adequado para empresas de todos os portes.
Isso sem contar com vantagens como a responsividade do site, para acesso em qualquer tamanho de tela; a possibilidade de reduzir o tempo de carregamento, para não perder tráfego; a facilidade de indexação do site nos buscadores (SEO), para seus potenciais clientes encontrarem sua empresa… Portanto, desde que você contrate um fornecedor realmente qualificado, desenvolver um site WordPress para a sua empresa, é uma opção não só segura, mas bastante vantajosa para o seu negócio!
Por Joana Kerr
10 de setembro de 2024