WordPress é um gerenciador de conteúdo. Gerenciador de conteúdo é o software que dá à equipe de marketing autonomia sobre o conteúdo. Com um bom gerenciador de conteúdo o time de marketing pode publicar novas páginas, produtos, landing pages, campanhas, tudo sem ajuda do pessoal de tecnologia.

WordPress é, de longe, o gerenciador de conteúdos mais popular do mundo. Segundo uma pesquisa recente da W3Techs, 43,2% dos sites na internet mundial usam WordPress. Ou seja, quatro em cada dez sites.

WordPress para grandes empresas cresceu 12% desde 2011

WordPress é usado por grandes marcas. Por exemplo: Coca Cola, Sony Music, Mercedes Benz, New York Times, National Geographic, Rolling Stones, Walt Disney, Forbes, CNN, Spotify, Renault, Toyota, Vogue, Bloomberg, WNBA e a Casa Branca.

Aqui no Brasil é usado por marcas como: TV Gazeta, USP, Rock in Rio, R7, Quatro Rodas e Globo. Nós aqui na Visie já desenvolvemos sites em WordPress para marcas como PremierPet, Endeavor, Brastemp, Consul, KitchenAid, Governo do Estado do Ceará, ClickBus e Aramis.

Apesar disso, existe uma ideia no mercado de que WordPress é para sites “simples” e se você tem uma grande marca para cuidar precisa usar algo mais “robusto”, mais “enterprise”.
Por quê?

É importante entender a origem desse mito. Isso vai nos ajudar a entender também o que grandes marcas não devem fazer ao construir seus sites.

Para entender isso, precisamos entender o que é o WordPress. Dê uma olhada no diagrama:

É importante dizer que esse diagrama está simplificado. Muito simplificado. Cada quadradinho desses pode ser dividido em dezenas de outros, mas isso não importa para a gente agora.

Toda essa parte cinza, o core, é o WordPress propriamente dito. Isso inclui o painel de controle, onde o conteúdo do site pode ser editado. Inclui também as funções do core. Elas são o “motor” do WordPress.

O WordPress oferece aos desenvolvedores alguns conjuntos de APIs. Com isso, os desenvolvedores podem criar plugins e temas. Nos plugins e temas é onde os desenvolvedores de sites vão trabalhar.

Um plugin é uma “extensão” do WordPress. Plugins podem ampliar ou modificar o funcionamento do WordPress. Há plugins para coisas como melhorar a otimização do site para buscadores (SEO), melhorar a performance de carregamento, criar novos tipos de cadastro, ampliar as funcionalidades do painel, monitorar os acessos ao WordPress, integrar o conteúdo do site com as redes sociais, editar as imagens do site no próprio painel e mais uma infinidade de recursos. O repositório oficial do WordPress tem mais de 50 mil plugins.

Já os temas são a parte mais importante de um site feito com WordPress. Não se engane com o nome (“tema”). O tema é o site. Como se constrói um novo site em WordPress? Criando um novo tema.

Espero que isso tenha ficado claro: bons desenvolvedores de sites nunca modificam nada no core do WordPress. Seu território são os plugins e temas. E construir um novo site WordPress é construir um novo tema.

E é aqui que a gente começa a entender de onde vêm o mito de que WordPress é para sites mais simples ou amadores.

Existem três formas de desenvolver um site em WordPress:

A primeira estratégia, e mais fácil, é usar um tema pronto. O repositório oficial do WordPress têm mais de 10 mil temas grátis disponíveis. Você pode simplesmente escolher um. E se não gostar de nenhum, pode escolher também entre os milhares de temas pagos que estão à venda pela internet. A maioria dos temas permite personalizações como escolher fontes, cores, personalizar o logotipo e outros detalhes da aparência. Em alguns minutos você têm seu novo site pronto.

A segunda estratégia é usar um construtor de sites. Há dezenas de temas e plugins que permitem a construção do layout do site através de um editor visual, dentro do próprio WordPress. Usar um construtor dá mais trabalho que usar um tema pronto, mas ao mesmo tempo oferece muito mais possibilidades de construção do layout e customização.

A terceira estratégia é construir o tema do zero, sob medida. Se um site é construído com base em um tema pronto, ele será entregue muito rápido e barato. Mas é claro que ele vai ficar parecido com milhares de outros que usam o mesmo tema. Se ele é construído com um construtor de sites a personalização pode ser mais profunda, mas ainda é limitada. Além disso, sites feitos com base em construtores costumam ter problemas de performance e otimização. Já quando construímos o tema do zero, as possibilidades de personalização são ilimitadas. Qualquer layout pode ser construído. Isso dá muito mais liberdade à equipe de UX para representar sua marca e construir a experiência ideal para seus usuários.

Agora deixa eu te contar um segredo desse mercado

A maior parte dos desenvolvedores que trabalham com WordPress baseiam seu trabalho em temas prontos ou construtores de sites. Isso otimiza custos e prazos, mas limita muito as possibilidades. E limita também a qualidade da entrega.

Temas prontos são uma excelente solução para sites de pequenos negócios ou projetos com orçamento muito limitado. Mas se você precisa que o seu site tenha uma excelente UX, que ele realmente seja a representação da sua marca na web, nem um tema pronto nem um construtor vão resolver.

Construir um tema sob medida para sua marca é o jeito certo de fazer um grande site. Assim, você terá toda a facilidade de administração de conteúdo que o WordPress oferece, sem abrir mão de absolutamente nada em experiência de uso, tempo de carregamento ou indexação.

Por isso, nosso conselho hoje é: se você vai desenvolver um novo site para sua marca, considere usar WordPress. Mas se assegure de que os desenvolvedores que vão construir seu site sabem o que estão fazendo. Eles precisam construir o tema sob medida para você, começando do zero. E precisam ter experiência em fazer isso, tendo construído sites seguros, fáceis de usar, que carregam rápido e aparecem bem nas buscas do Google.

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