(Atualizado 14/09/2020)

Com tantos tamanhos de tela surgindo todos os dias, muitas empresas que possuem um site estão passando por problemas quando o usuário os procura pelo celular ou tablet. Mas, por que?

dispositivos

Por conta da mobilidade que só cresce no nosso país, cerca de 71 milhões de brasileiros só acessam a internet pelo celular. Ou seja, se um site não funciona direito em dispositivos móveis pode perder muitos usuários!

Para que este problema seja resolvido, há dois tipos de sites para celulares e dispositivos móveis: responsivo e mobile. Então veja, a seguir, quais são as diferenças de cada um deles!

O que é um site responsivo?

Um site responsivo é aquele que automaticamente se adapta em qualquer dispositivo e tamanhos de telas variados. Ou seja, não importa qual seja o aparelho usado; desktops, notebooks, TV’s, smartphones, tablets, entre outros. Independente de qualquer um, o site será exibido da melhor forma para aquele dispositivo.

Como ele funciona? Quando um site é responsivo e é acessado de um celular, por exemplo, todos os elementos são reorganizados através de CSS, eliminando a necessidade de utilizar uma URL separada para a versão mobile. Além disso, é utilizado um sistema que é conhecido como “media queries”, que é responsável por alterar as propriedades dos elementos em tamanhos de tela especificados pelo programador.

O que é um site mobile?

Um site mobile, como o nome já diz, é próprio apenas para dispositivos móveis, então são sites que se adaptam a todos os dispositivos móveis independente do tamanho de tela. Porém, não é possível vê-los em computadores desktop ou notebooks. Ou seja, o site mobile reconhece que tipo de aparelho está sendo utilizado pelo usuário e redireciona para que o site se adapte, muitas vezes diminuindo seu desempenho.

Como ele funciona? O site mobile funciona como um segundo site. Mesmo que os arquivos da página estejam no mesmo caminho, os arquivos HTML são outros. Em alguns caso os sites mobiles ficam em subdomínios.

Vantagens e desvantagens dos sites responsivo e mobile

Um site que é apenas mobile exige um processo de construção bem mais complexo. Além de demandar um domínio próprio para tipos de dispositivos, o design deverá ser feito separadamente.

Já uma página com layout responsivo, opção que mais ganhou força nos últimos anos, é mais fácil de ser gerenciada. A mesma exige apenas algumas linhas a mais no CSS do endereço, dando ao navegador a permissão e capacidade de modificar a exibição do conteúdo de acordo com o espaço que a página oferece para a exibição das informações e imagens. Além disso, sites responsivos possuem uma vantagem no ranqueamento do Google, por serem mais leves e carregarem com mais velocidade, quando comparado com sites mobile.

Tanto um quanto o outro são reconhecidos pela sua importância em um cenário de aparelhos móveis em alta. Porém, a sua construção e manutenção é que diferem em suas vantagens e desvantagens. De toda forma, é importante avaliar o tipo de projeto para saber ao certo em qual deles vale mais a pena investir.

E agora? Qual escolher entre responsivo e mobile?

Independente de que tipo de projeto estejamos falando, é essencial que um negócio tenha uma página adaptada para os dispositivos móveis, certo? Quer saber qual deles é melhor para o seu caso? Entre em contato com a gente! Nós podemos te ajudar.

  Por Beatriz Paradela

  Curtiu o conteúdo deste artigo? Compartilhe nas redes sociais!