Sua empresa está sempre atenta às tendências tecnológicas do mercado, mas parece difícil identificar quais realmente valem o investimento? Essa é a realidade das organizações que trabalham um passo à frente da concorrência em seu mercado, incluindo as que acertaram em suas escolhas, devido à velocidade com que novas tecnologias são lançadas frequentemente.
Afinal, quem garante que a novidade tecnológica de hoje não vai perder sua funcionalidade diante de outra novidade, amanhã? Por outro lado, e se essa for realmente a grande tendência tecnológica e a empresa perder a oportunidade de se tornar pioneira no uso de tal tecnologia por não investir no momento certo?
No vídeo abaixo, abordamos este assunto com exemplos de empresas de renome que tiveram suas histórias impactadas (positiva ou negativamente) após o investimento em novas tecnologias específicas. Inclusive, contamos um pouco sobre a nossa trajetória na Visie sendo pioneiros no Brasil em temas como padrões web, layout responsivo, acessibilidade, SEO, open source, entre outras tendências. Também compartilhamos os três princípios gerais que nos guiaram, além de uma grande estratégia que adotamos para nossas escolhas. Confira!
Para o seu negócio, nossa sugestão é analisar o contexto das novas tecnologias antes de adotá-las. Dessa forma, será possível filtrar as tendências e apostar nas que dispõem de um futuro promissor. Sendo assim, propomos que sua equipe faça questionamentos relacionados às reais necessidades do seu público, ao momento do negócio e aos prós e contras das novidades tecnológicas em sua empresa.
Qual é a dor que as novas tecnologias podem resolver?
Adotar novas tecnologias antes dos concorrentes pode representar status para a empresa e atrair o olhar de curiosos, mas, se as novidades não agregarem valor aos seus clientes (direta ou indiretamente), não terão função. Por isso, é fundamental pensar nas soluções que tal investimento pode proporcionar, seja na gestão do negócio ou diretamente para o cliente final.
Em algum momento sua equipe sentiu a necessidade de algo semelhante? Existe algum problema específico que essa nova tecnologia ajuda a resolver? Seu cliente já procurou algo com funcionalidades semelhantes em seu estabelecimento? Se a resposta for incerta, talvez seja melhor analisar outras tendências tecnológicas, até encontrar a que se encaixa ao que realmente a empresa necessita. Mas se a resposta for positiva, continue os questionamentos, conforme sugerimos nos tópicos abaixo.
Este é o melhor momento para investir nessa tendência?
Por melhor que determinada tendência tecnológica possa parecer, se não for utilizada no tempo certo, dificilmente entregará o resultado esperado. Um bom exemplo disso foi a perda de mercado dos DVDs para os canais de streaming, uma década e meia após seu lançamento, com a chegada da Netflix. Ou seja: quem demorou para investir nos DVDs acabou perdendo dinheiro!
Então, nesta análise, é importante considerar o momento do mercado, as outras tendências que podem influenciar positiva ou negativamente nesta que está sendo analisada, além de levar em conta a situação atual da empresa. Será que os clientes estão preparados para lidar com essa nova tecnologia? Existe alguma tendência mais avançada que pode vir a substituí-la? A empresa está bem estruturada para implantar a novidade? Se a maioria das respostas for sim, compare as vantagens e desvantagens de cada situação.
Os ganhos com as novas tecnologias superam seus prejuízos?
Sejamos honestos: dificilmente haverá uma novidade tecnológica que só trará benefícios! Os avanços tecnológicos, embora extremamente úteis e vantajosos para o desenvolvimento das empresas e da sociedade, como um todo, carregam consigo seus infortúnios.
Por isso, antes de qualquer decisão, é imprescindível verificar todos os prós e contras de fazer esse investimento. Se as vantagens estiverem acima das desvantagens, e se os problemas advindos das novas tecnologias forem toleráveis para a empresa, talvez seja uma boa ideia investir nessas tendências.
De qualquer forma, tenha em mente que não há uma resposta certa para esse tipo de dúvida. Acertar ou não, quando se trata de investir em novas tecnologias, depende de boas escolhas, mas não se resume a isso. Portanto, procure se manter informado e conte com aqueles que têm experiência e uma história de sucesso neste mercado!
Por Joana Kerr
11 de junho de 2024