Os sites e sistemas web deveriam oferecer acessibilidade ao maior número de pessoas e na maior quantidade de situações possível.

5 comentários
Desenvolvimento, site, software

Acessibilidade é para todos

Ao contrário do que muitos pensam, acessibilidade na web não é apenas facilitar o acesso de pessoas cegas a sites e sistemas web. É torná-los acessíveis para a maior quantidade de pessoas possível, na maior quantidade de situações possível.

Isso significa que o seu site deve ser facilmente navegável também para quem enxerga mal, quem não identifica cores, quem tem dificuldade motora, limitações cognitivas… Portanto, você deve ter cuidado com contrastes que tornem a leitura do texto difícil, com menus de cores que não tenham uma identificação por escrito, com menus que só funcionem com o uso do mouse, estruturas de navegação complexas etc. Além disso, seu site deve ser acessível em todos os dispositivos e independentemente do tipo de conexão do usuário.

Você deve construir o site para que você mesmo possa utilizar, se um dia passar por alguma situação que também exija dessa facilidade, como em casos de quebrar o braço, precisar usar óculos, momentos de cansaço extremo que dificultem a compreensão de coisas complexas… Enfim, seu site ou sistema web deve ser, literalmente, para todos, incluindo você, nas mais diversas situações.

Portanto, invista no que é simples e funcional! No vídeo abaixo eu explicarei um pouco mais sobre esse conceito de acessibilidade na web e deixarei algumas dicas para você atender a esse grande público e obter vantagem no mercado virtual.

 

5 Responses to “Acessibilidade é para todos”

Deixe uma resposta