Hoje em dia, independente do setor, ter uma boa estratégia de comunicação online se tornou ESSENCIAL!
Porque essa é a base que fará com que seu negócio seja encontrado por quem procurar por serviços ou produtos que você oferece.
Mas, não é tão fácil. Ter uma boa estratégia online envolve muitas análises, mensurações, criar ações e tomar decisões cruciais.
Muitos detalhes que, quando não executados da forma certa, podem não trazer resultado algum.
Por isso, para ajudar o seu negócio a se destacar online, pensamos em algumas dicas de como ter uma boa estratégia de comunicação online.
Portanto, continue lendo e confira!
Uma boa estratégia de comunicação online exige conhecer bem seu cliente
Fato é que, independente de seu segmento no mercado, conhecer seu cliente é o primeiro passo para que sua estratégia dê certo.
Mas, não estou falando de apenas saber quem eles são. Digo conhecer DE VERDADE.
Então procure saber quem é o seu público-alvo, seus gostos, faixa etária, sua ocupação, e até mesmo seus hobbies.
Entenda porque ele compra seus serviços ou produtos, qual a dor dele e de que forma seu negócio a soluciona.
Assim, ao planejar a estratégia que será usada online, vai saber direcionar exatamente para o público que sabe que comprará de você, e não apostar em atingir todo mundo sem que tenham resultados.
Defina objetivos claros
Que resultados você deseja ter em seu negócio?
É a partir dessa pergunta que devem ser guiadas as criações de objetivos. Por exemplo: “Desejo conseguir mais clientes através de anúncios nas redes sociais”.
O que é possível fazer com marketing para chegar nisso pode envolver:
- Criar uma persona;
- Alcançar mais pessoas nas redes sociais para gerar conversões;
- Aumentar vendas pela estratégia de comunicação online.
Não podemos esquecer que, independente do objetivo maior, tudo deve ser alinhado com a estratégia organizacional da empresa e ter estes objetivos quebrados em ações táticas, como:
- Para criar uma persona, vamos estudar a fundo o perfil de nossos clientes atuais, para entender que tipo de pessoa compra nossos serviços/produtos e criar um ou mais perfis com todos os dados possíveis;
- Em seguida, vamos criar anúncios no Facebook e Instagram voltados para o público certo e impulsioná-los;
- E por fim, para aumentar as vendas através dos anúncios, vamos captar leads pelas redes sociais e nutrir com bons conteúdos e chamadas para entrar em contato.
Esse é apenas um exemplo de uma parte da estratégia, mas há inúmeras possibilidades!!
Estude seus concorrentes
Muitas empresas não consideram importantes e não cumprem essa etapa, mas ela é fundamental.
Porque estudar seus concorrentes, quem são, qual o seu posicionamento e ações de comunicação; ajudará sua estratégia a ser diferente e melhor.
Isso faz com que seu posicionamento seja aperfeiçoado, pois ao ver o que já estão fazendo é possível pensar em como seu negócio pode oferecer algo inovador para se destacar online!
É hora de implementar, controlar e mensurar!
Após ter construído toda sua estratégia online (que envolve muito mais detalhes além dos que foram ditos acima), é hora de colocar em prática!
E uma vez publicado seu planejamento, é necessário um controle sobre como está indo sua estratégia; e mensurar resultados para ver o que está dando certo ou errado, e como pode ser melhor.
Eu sei, não é tão simples elaborar uma boa estratégia de comunicação online…
Deixe-me adivinhar: você já tentou ter uma boa comunicação online, ou pediu para uma agência de marketing digital cuidar disso, e provavelmente não deu muito certo, é isso?
Calma, você não está sozinho(a).
O que acontece é que muitas vezes a estratégia não é feita da forma certa visando resultados mensuráveis para o negócio.
Além de muitas agências não serem especialistas no assunto marketing digital.
Mas, após ler esse conteúdo você deve ter tido uma ideia do que não pode faltar para uma boa estratégia de comunicação online, assim, vai ser mais fácil acertar da próxima vez.
E justamente por não ser tão simples, deixar que especialistas tomem conta de sua estratégia de comunicação online garante que tudo flua melhor.
Então, se você precisa de ajuda com todos esses processos, é só falar com a gente!
Não curtimos dar espaço para o marketing de vaidade (uma estratégia baseada em conseguir curtidas e seguidores), nós gostamos de resultados reais, conversões em vendas.
Nosso objetivo é usar a tecnologia de forma simplificada, para te ajudar a vender mais e mostrar para o mundo online o que sua empresa tem de melhor!
Para isso, criamos a Visie PMEs, uma braço direito da Visie criado especialmente para atender às pequenas e médias empresas, com orientação e participação do cliente, para conduzir as melhores estratégias de marketing digital.
Vamos conversar sobre uma estratégia EFICAZ para o seu negócio? Entre em contato com a gente!
Por Beatriz Paradela
29 de julho de 2019