Marketing digital x marketing de vaidade

Caça aos likes

Como o marketing de vaidade pode fazer você jogar seu investimento no lixo.

Você se cansou das migalhas e, num ato de coragem, decidiu que sua empresa precisa crescer de verdade. Assim, acessa a internet, pesquisa por estratégias, e fica feliz ao ver praticamente todos os vídeos e blogs sugerirem a mesma solução: marketing digital.

Então, aproveitando a pesquisa no Google, começa a procurar por agências e percebe que existem milhares, talvez milhões delas. E agora?

Entra em contato com as primeiras da lista (afinal, devem ser as melhores) e marca reuniões. Apesar de concorrentes, parece terem combinado o discurso! É impressionante: falam em likes, investir em adwords, SEO, como ter mais seguidores etc etc.

Quando pergunta o preço, acha um pouco salgado, mas reage como se fosse muito caro, na tentativa de conseguir um bom desconto.

Aí acontece o mais estranho: o simpático vendedor mostra a lista de todos os serviços oferecidos, pedindo para você escolher alguns, a fim de montar um pacote personalizado (como se a agência fosse um restaurante por quilo, e você alguém de dieta).

Tudo aquilo soa muito estranho, afinal estava lá exatamente porque precisava de uma estratégia, mas acabou sendo o estrategista.

Fica com a sensação estranha de ter criado um plano que cabia no seu bolso, enquanto a agência vai ser paga apenas para executá-lo. Como isso pode dar certo?

“Talvez seja coisa da minha cabeça”, você pensa.

Homem com mão na têmpora e olhos cerrados

Indo bem nas estratégias de marketing digital?

Fecha contrato com uma das mais baratas, escolhe as estratégias e tudo começa a rodar. De forma surpreendente, os primeiros números superam muito as expectativas: os likes aumentaram 432%, os compartilhamentos mais que dobraram e as redes sociais estão cheias de comentários pro seu pessoal responder.

“Acho que agora a coisa vai!”, você pensa, eufórico.

Passam os dias, semanas e meses, e nunca suas mídias sociais bombaram tanto!

Mas, de repente, toca o telefone. Na esperança de ser um cliente, você atende rapidamente.

É o contador. Ele quer saber se sua empresa vai atrasar os impostos novamente, e alerta que estão em maus lençóis, caso não paguem a dívida em algumas semanas.

Se o telefone toca mais vezes por causa das dívidas do que pelas vendas, tem alguma coisa muito errada com sua empresa. Então, de que adianta ter engajamento nas redes sociais, com likes, compartilhamentos e comentários, se todas essas ações não se traduzirem em dinheiro no bolso?

Garota tirando selfie, segurando um buquê de plaquinhas de corações

Marketing de Vaidade

É o que nós chamamos por aqui de “Marketing de Vaidade”.

Números incríveis, crescimentos meteóricos, cases de cair o queixo. E dívidas, boletos chegando, contas a pagar e uma sensação terrível de que as coisas vão piorar.

Lembra do filme Titanic? Uma das minhas cenas favoritas é a da orquestra tocando música clássica, enquanto o navio afundava.

Como não havia muito a fazer àquela altura, os elegantes músicos resolveram tocar. Afinal de contas, é importante morrer com classe.

Será que você não está tocando violino, enquanto sua empresa afunda?

Existem alguns sinais claros de empresas vítimas do “marketing de vaidade”:

1 - Falta de método

Antes de qualquer tecnologia, é importante ter um método. Softwares servem apenas para amplificar uma estratégia.

Portanto, se uma agência faz besteira sem ferramentas, vai fazer besteira em larga escala com ferramentas.

Em primeiro lugar, é preciso ter uma metodologia que faça sentido, e é muito difícil encontrar isso por aí, hoje em dia.

2 - Marketing digital genérico

As estratégias são iguais, como se todas as empresas vendessem a mesma coisa.

Alguém precisa ter a coragem e o capricho de sentar com sua empresa no começo e definir um plano de acordo com as necessidades.

3 - Foco em métricas de vaidade

Alguns indicadores são muito legais, como likes e compartilhamentos.

Mas qual é, realmente, o objetivo com o marketing digital? Alimentar seu ego com curtidas ou colocar dinheiro no bolso?

Responder comentários de quem não é seu público alvo ou fazer o telefone tocar?

4 - Amadorismo

Por que tem tanta agência de marketing digital no Brasil?

Porque é uma das empresas mais fáceis de se montar: tem uma demanda gigantesca, pouca regulação e é difícil definir a qualidade, por conta das métricas de vaidade.

Com alguns cursos na internet e poucas horas de experiência, muitos têm se autoproclamado especialistas em marketing digital.

Mais perigoso que alguém sem atitude, é um incompetente com iniciativa. Não subestime o potencial destrutivo dessas pessoas.

Por isso, vamos conversar um pouco sobre processos inadequados, e como eles podem se tornar problemas no seu negócio.

Você sabia que o Brasil é um dos países que mais têm cursos de inglês disponíveis e, ainda assim, estamos entre os últimos do ranking de países que dominam a língua?

Isso porque um estudo realizado pelo Instituto de Biociências da UNESP identificou onde está o problema: no ensino.

Aulas dadas em português, despreparo dos professores, carência de material didático adequado e foco do ensino na gramática, e não no uso do idioma.

Ou seja: o processo, quando executado de forma errada, faz com que o aprendizado - pra valer - não dê frutos.

Montagem digital: mulher segurando celular com vários símbolos de positivo e corações ao seu redor

Da mesma forma acontece com o marketing digital.

Há o marketing genérico, onde o fornecedor está preocupado apenas em lucrar em cima do seu negócio e te oferece alternativas que não geram resultado nenhum; e há o marketing digital focado em valor real que, utilizando o método certo, traz muitos leads e vendas para quem investiu.

O grande erro que a maioria das empresas comete hoje é cair na ilusão de colocar muito dinheiro em campanhas que não dão resultado, além de ficarem empolgadas com curtidas, comentários e outras métricas de vaidade.

Essa é a hora em que você entra num ciclo vicioso.

A caça aos likes se torna uma distração no seu negócio.

Você já investiu uma grana em determinada campanha, seu fornecedor te mostra um relatório bem bonito - visualmente falando - com o aumento de curtidas e comentários, e você cria a falsa expectativa de que esse negócio de marketing digital pode estar realmente funcionando.

Essa é a hora em que você estaciona na situação.

Seu fornecedor tenta te convencer de todas as formas que esse é um resultado muito positivo e que vocês estão no caminho certo.

Você também tenta se convencer, afinal, seu inconsciente está dizendo que você investiu no lugar certo.

E quando os problemas começam a surgir, já é tarde demais.

Mulher segurando o celular com uma das mãos e apoiando a testa com a outra, com expressão de preocupação

Aí vem a frustração e o trauma com o marketing digital.

Você começa a pegar raiva de marketing digital porque não teve resultados, teve trabalho e perdeu dinheiro.

E é aí que tá o problema: você coloca na cabeça que o marketing não é pro seu negócio. Que não precisa, não dá resultado. Se torna um cético.

Por fim, a grande verdade é: likes e comentários sem estarem acompanhados de conversão não dão em nada! Não geram valor, não vão trazer novos clientes para você, e muito menos fazer sua empresa crescer.

Sejamos práticos, então!

Existem algumas formas de resolver todos esses problemas:

1 - É preciso ter uma visão do todo

Quando você coloca um endereço no Waze, o mapa te mostra, pelo menos, duas coisas: o ponto de partida e o de chegada.

É o básico de um planejamento. Pois uma estratégia que traz a sensação de que algo está faltando, que não consegue ser explicada em uma página, não é uma estratégia.

Um mapa é o primeiro passo de qualquer viagem. Afinal de contas, pra quem não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve.

2 - Foco na sabedoria

Você não precisa de um painel cheio de gráficos, tabelas e números complexos.

Em geral, esses dashboards são usados para encher linguiça e justificar o investimento, desviando a atenção do que realmente interessa: resultados.

Mas uma empresa ágil conhece os poucos números que fazem a diferença, e consegue tomar decisões rápidas com base neles. Gestores não são ignorantes por falta de informações, mas pelo excesso delas.

3 - Mentalidade de growth hacking

Ter um time multidisciplinar, obcecado em pequenos ajustes faz toda a diferença.

Conseguimos usar a tecnologia, olhando números de atração, aquisição, ativação, retenção e monetização. Ajustar cada uma das etapas pode gerar um crescimento exponencial em pouquíssimo tempo.

4 - Método

A maioria tem um jeito, nós temos um método: todas as agências do Brasil se vangloriam de ter uma metodologia própria, mas quando um dos funcionários fica gripado, os outros não conseguem executar o trabalho com a mesma qualidade.

A diferença entre metodologia e jeito é que a metodologia é replicável - todos conseguem executar com a mesma qualidade, pois não depende exclusivamente da habilidade de uma pessoa.

Temos um time altamente qualificado que executa uma estratégia com maestria, garantindo que nada seja esquecido.

5 - Ativos próprios

Nosso foco está em que você construa ativos para sua empresa.

Ter likes no Facebook é muito legal, mas se ele deixar de existir ou mudar as regras do jogo você pode perder tudo, da noite pro dia.

Colocar suas fichas numa plataforma de terceiros é como construir uma casa em terreno alugado.

Nós trabalhamos para que você tenha uma lista própria da sua audiência, pra não ficar refém de coisas além do seu controle.

6 - Produção e replicação de conteúdo

É preciso saber aproveitar ao máximo o conteúdo produzido, de modo que traga o maior retorno possível.

Por isso, quando um conteúdo é criado aqui, fazemos de tudo para transformá-lo em vídeos, posts no Facebook, Instagram, Twitter etc, além de automatizar os disparos, sempre falando do “porquê”, “o quê” e “como” seu negócio pode mudar a vida das pessoas.

É o estado da arte, em termos de eficiência e reaproveitamento de conteúdo.

Dardo atingindo o centro de um alvo

Foco no que importa

Trabalhando dessa maneira, você nunca vai ter uma reunião de marketing em que o objetivo não seja retorno sobre investimento.

Quantas e quantas vezes eu já vi reuniões de marketing digital para discutir coisas como tempo de permanência, taxa de rejeição ou tempo de carregamento!

Eu sei, essas são métricas muito importantes. O problema é que geralmente essas discussões não estão focadas em resultados, conversão e retorno sobre investimento.

Pense, por exemplo, em tempo de permanência. É uma métrica super importante. E, geralmente, quanto maior, melhor.

Mas imagine que uma determinada mudança tornou sua página mais fácil de entender. Isso pode diminuir o tempo de permanência pela metade e, ao mesmo tempo, dobrar a taxa de conversão. Não seria ótimo?

Por isso que, em nosso método de trabalho, todas as rotinas e métricas são focadas em duas coisas: geração de leads e conversão. A gente elimina todo o papo furado. Queremos investir seu tempo e o nosso pensando nos números que realmente importam.

Além disso, é importante você entender que a gente vai conduzir o processo. É comum que as agências perguntem o que você quer e façam o que pediu. Nós não somos esse tipo de agência. Vamos te dizer “não”, se for preciso. Vamos te dizer o que fazer, como usar a internet para alavancar as vendas de verdade. Nosso objetivo não é te agradar com nossos serviços e atendimento exemplar, mas com resultados: leads e vendas.

Para nós, todo cliente é um grande cliente. Por isso, criamos para você um método inovador, otimizado e descontraído para adaptar, de forma natural, um conjunto de planejamentos e ações de marketing que até então era restrito a empresas de grande porte, e agora você pode ter esse aliado. O projeto é Big, mas o investimento é Smart.

Duas mulheres conversando em uma mesa de reunião

Marketing digital para pequenas e médias empresas!

Ao longo dos anos de experiência com soluções de web, percebemos que o mercado não dava a oportunidade que pequenas e médias empresas precisavam e mereciam, em termos de marketing digital.

O foco das agências era sempre nos grandes e, quando atendiam às PMEs, cobravam caro e não se importavam em realmente dar resultado.

E, no fim, as PMEs são o grande coração da nossa economia. Sabia disso?

Foi então que, pensando em simplificar a vida de pequenas e médias empresas, nós criamos um departamento voltado exclusivamente para esse setor: Visie PMEs!

Logomarca da Visie PMEs

Sobre nós

A Visie PMEs trabalha com orientação e participação do cliente para conduzir as melhores estratégias de marketing digital para pequenas e médias empresas em cada atendimento que realiza.

Nosso objetivo é usar a tecnologia de forma simplificada, para te ajudar a vender mais e mostrar para o mundo online o que sua empresa tem de melhor!

Temos um time altamente qualificado, pronto a dar o melhor para ver sua empresa crescer.

Além disso, possuímos uma ótima estrutura. Não somos uma empresa de duas pessoas, somos uma grande equipe!

E como podemos começar a te ajudar?

Porta de uma sala de reunião da Visie

Você pode vir passar uma tarde aqui na Visie com a gente!

Estamos selecionando pequenas e médias empresas para participar de um brainstorm gratuito, aqui em nossa sede, em São Paulo.

Essa reunião é privativa - seremos apenas você e nossa equipe. Você nos mostra seu site, explica seu produto, negócio e o que tem feito em marketing e comunicação.

Em seguida, vamos te fazer perguntas. Muitas. E pensaremos juntos em estratégias de marketing digital para seu negócio.

Você sai daqui com um monte de boas perguntas e ideias sobre seu público e sua comunicação.

É claro que, se você for selecionado para participar do brainstorm, vamos também te enviar uma proposta dos nossos serviços. Mas não tem pegadinha, você realmente sai daqui com os resultados do brainstorm e pode usá-los como quiser. Independentemente de avançarmos ou não numa parceria mais duradoura. A amizade continua.

Para se candidatar ao brainstorm, basta preencher o formulário abaixo. Mas não perca tempo, temos poucas vagas e uma equipe bastante ocupada. Independentemente do resultado, você receberá um feedback sobre sua aprovação ou não para participar.

Estamos aqui para simplificar sua vida, usando estratégias de marketing digital e tecnologia. Bem-vindo ao nosso mundo!

Homem segurando cartão de visitas da Visie PMEs

Contato

Você tem uma pequena ou média empresa e está precisando de uma nova tecnologia digital para seu negócio? Entre em contato conosco!

Telefone: (11) 5011-4109

Dados Pessoais
Dados da Empresa