Analisando os resultados divulgados sobre a Black Friday 2023, observamos que os e-commerces tiveram uma performance de vendas abaixo do esperado, com um recuo significativo de 15,1% com relação ao ano passado. De acordo com os especialistas, algumas causas externas, como a consciência financeira com relação ao endividamento, combinada com descontos abaixo do esperado, foram primordiais para este impacto.

Com certeza não basta depender apenas do cenário de mercado para se ter bons resultados. É crucial explorar fatores internos que podem impactar a performance, assim como a captação e retenção de clientes e a sustentação do seu negócio online. Diante disso, destacamos alguns pontos-chave que podem ser explorados.

Investimento em tecnologia e dados

Diante das rápidas mudanças no comportamento do consumidor, o investimento estratégico em tecnologia se destaca como elemento essencial para a sustentabilidade de um negócio online. Tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Data e Analytics são diferenciais.

A introdução da IA na sua plataforma de e-commerce vai melhorar a experiência do seu cliente e aumentar a taxa de conversão. Integrar isso ao omnichannel potencializa ainda mais a performance da análise de dados, uma vez que possibilita a coleta de informações e o estudo do comportamento dos clientes em todos os canais simultaneamente. Ou seja, você entregará ao seu cliente ofertas e conteúdos através de uma experiência personalizada. Isso contribuirá para a redução do custo de aquisição de clientes (CAC) e melhoria do churn, por exemplo.

Por sua vez, Data e Analytics oferecem insights sobre o  desempenho de produtos, eficácia das estratégias de marketing, otimização de páginas de site, análise sobre a taxa de abandono de carrinho com compras com testes A/B, criação de produtos alinhados com a jornada do consumidor, entre outras possibilidades.

Hospedagem robusta e escalável

Estudos indicam que o atraso de um segundo no carregamento de uma página pode diminuir sua taxa de conversão em 7%. Desse modo, se o seu site não entregar rápido o que o seu cliente procura, você precisa de uma infraestrutura de hospedagem auto escalável. Isso vai te garantir estabilidade, com uma performance de carregamento rápida e estável, mesmo com o aumento súbito de visitantes no seu site. Além disso, técnicas de otimização de desempenho como cache eficiente e compressão de recursos ajudam a manter o seu site responsivo.

UX e UI harmonizados

A performance de vendas de um e-commerce está intrinsecamente ligada à qualidade da experiência do usuário (UX) fornecida aos clientes. Porém, o contrário também é verdade: uma experiência de usuário ruim pode prejudicar as vendas, a retenção de clientes e a fidelidade à marca. Em primeiro lugar, pesquisas e testes são vitais para compreender as necessidades, preferências e comportamento do mercado-alvo. A análise destes dados revelam problemas e oportunidades de desenvolvimento: estatísticas de fluxo de cliques, mapas de calor e taxas de conversão podem ajudá-lo a identificar os pontos problemáticos do seu site. A partir daí é que vem a personalização de toda a jornada. 

A usabilidade de um e-commerce depende de quão bem pensada é a sua interface. Por isso, não se deve esquecer alguns elementos-chave, tais como navegação intuitiva, design responsivo, apresentação clara do produto, processo de checkout simplificado, personalização e recomendações, além de botões de call to action (CTA) bem projetados e estrategicamente posicionados para orientar os usuários durante a jornada de compra, entre outros.

Equipe competente e especializada

Gerir tudo isso com maestria requer conhecimento. Para isso, é essencial contar com profissionais que compõem uma equipe especializada, competente e produtiva, para que, juntos, possam pensar nos steps para tornar este processo escalável e com resultados.

Phygital em ascensão

A tendência do mercado mundial é a união do físico com o digital, conhecida como “phygital”. As empresas têm adotado essa abordagem com o intuito de digitalizar suas operações. No passado, o showrooming era um desafio, com lojas físicas e online mantendo estoques e preços independentes. Atualmente, essa preocupação é coisa do passado. Uma loja física é capaz de oferecer aos seus clientes a flexibilidade de comprar os mesmos produtos, pelos mesmos preços e condições disponíveis no site.

Uma solução phygital é a Tactus, que integra e-commerces e lojas físicas, se transformando numa verdadeira vitrine infinita. Através da Tactus é possível que clientes adquiram produtos de diversos estoques de maneira simplificada, além de facilitar também o trabalho dos consultores de lojas físicas, que apresentam os produtos pelo tótem mesmo sem tê-los no estoque físico da loja, evitando perdas de vendas, garantindo assim as suas comissões. Isso otimiza a experiência do cliente, que pode finalizar a compra com segurança através do seu celular, pela leitura de um código QR, recebendo o produto no conforto da sua casa. 

Finalmente, se você está pronto para elevar a performance do seu e-commerce e criar experiências incríveis de usuário, entre em contato conosco hoje mesmo. 

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