Nem sempre é interessante inovar em desenvolvimento. Utilize os padrões de interface que o usuário já está acostumado e priorize a funcionalidade do site.

3 comentários
Desenvolvimento, performance, site, tecnologia

Use os Padrões de Interface

Na área de desenvolvimento, é muito comum o designer querer sempre inovar, ainda que o projeto seja para fazer algo simples. Essa é a “síndrome de inventar a roda”, que eu já venho falando em algumas publicações e que também interfere na escolha do uso de padrões de interface.

Inovar é bom, mas só é interessante quanto o motivo da inovação for resolver um problema que ninguém conseguiu solucionar antes. Porque inovar quando já existe solução, pura e simplesmente para não sair dos padrões, além de ser um desperdício de tempo, dá margem para ter firulas que atrapalham desnecessariamente a performance do site.

É compreensível que o designer se sinta incomodado com o “simples” e se deixe levar pelo impulso de fazer sempre algo de impacto. Mas é importante considerar que existem casos em que o simples é exatamente o que o cliente precisa. E quando o projeto é feito com qualidade, esse simples passa a ser funcional e ganha seu valor por cumprir bem o seu papel perante o usuário.

Portanto, não tente inovar em design, a menos que seja realmente necessário. Utilize os padrões de interface, que o usuário já está acostumado, evite usar carrossel, efeito parallax ou coisas do gênero em tudo quanto é site, só para chamar a atenção. Não polua o site, muito menos dificulte a vida do usuário! Simplifique! Assim você conseguirá obter muito mais resultado em tudo o que fizer!

ASSISTA AO VÍDEO

3 Responses to “Use os Padrões de Interface”

Deixe uma resposta