Se você acompanha nossos artigos e vídeos, provavelmente já viu alguns conteúdos sobre testes que recomendamos para identificar pontos de melhorias e garantir uma boa experiência do usuário em seu e-commerce. Hoje, porém, nossa dica tem o propósito de ajudá-lo a saber quais alterações vão gerar melhores resultados, através do teste A/B. 

Sabe quando a equipe se reúne para um brainstorm e surgem ideias muito boas, mas diferentes umas das outras, sendo necessário escolher qual aplicar? 

Em situações assim, nem sempre a maioria tem razão! Talvez uma das ideias tenha mais a ver com as preferências das pessoas do seu time, mas não gere o impacto necessário nas metas definidas. Por isso, a melhor forma de saber qual caminho seguir, é testando na prática! 

Como funciona o teste A/B

O teste A/B pode ser configurado para avaliar os resultados de uma interface inteira ou de mudanças pontuais.

Se a proposta for testar uma nova versão do e-commerce ou uma página promocional, por exemplo, um comparativo entre a interface atual e a nova, pode ser revelador antes do seu lançamento!

Já no caso de alterações estratégicas para aumentar conversões ou alcançar alguma outra meta específica com sua atual interface, convém trabalhar com mudanças isoladas. Por exemplo: aumentar o tamanho de determinada fonte, trocar a cor de um botão, inserir um texto mais impactante em uma chamada…

Contudo, essas mudanças devem ser aplicadas separadamente, sendo uma em cada teste A/B diferente. Isso porque seu time precisará saber qual das alterações terá gerado o aumento/diminuição dos números avaliados: Será o aumento da fonte, a troca da cor do botão ou o novo texto da chamada? Então é melhor testar um, depois outro e depois mais outro.

Critérios de amostragem 

Se o seu e-commerce for muito grande, é provável que você não queira expor as versões de teste para muita gente. Dessa forma, recomendamos a configuração de um pequeno percentual dos visitantes para visualizar a interface ou elemento novo no seu teste A/B.

Por outro lado, se for um e-commerce pequeno e/ou com pouco tráfego, reduzir sua amostra pode gerar demora na análise ou até em inconsistência estatística. Por isso, o melhor, neste caso, é aplicar o teste A/B para 100% do seu público. Assim, 50% dos visitantes verão a versão atual e 50% verão a versão de teste.

Teste A/B para melhorias contínuas 

O teste A/B é bastante útil não só para esclarecer dúvidas, confirmar hipóteses e avaliar o retorno de novas versões, mas para melhorias em geral. Com esse recurso, você pode fazer testes semanais, por exemplo, e aumentar seus resultados a cada novidade implementada!

É por isso, inclusive, que na Visie acreditamos que é muito melhor fazer pequenas e frequentes melhorias nas estratégias de marketing e no e-commerce do que passar longos períodos sem atualizações para depois mudar tudo de uma vez só. Afinal, com menos alterações e mais frequência, sai mais barato, é mais fácil corrigir eventuais falhas e ainda garante um e-commerce renovado o ano inteiro!

Por Joana Kerr