É preciso ter cuidado para que um descuido na escrita do código não comprometa a qualidade do desenvolvimento de todo o software.

4 comentários
Desenvolvimento, software

A Janela Quebrada em Software

Um estudo sobre vandalismo afirma que ao ser quebrada a primeira janela de um prédio abandonado, é aberto precedente para rapidamente o prédio ser invadido e sofrer atos de vandalismo. Da mesma forma, nós temos a tendência de parar de ter cuidado com as coisas que deixaram de ser perfeitas, seja uma calçada suja que acumula lixo a partir do primeiro saco ali jogado, um celular novo que caiu, recebeu o primeiro risco e deixou de ser um “objeto sagrado”, ou um software em desenvolvimento que sofreu um breve descuido na escrita de seu código e abriu as portas para todo tipo de gambiarra.

Isso acontece porque, temos a tendência de desistir de manter o capricho quando algo deixa de ser perfeito. Como se não adiantasse mais fazer tanto esforço. Mas nós temos que tomar o cuidado de tentar não pensar dessa maneira ao desenvolver software, pois ainda que não esteja 100%, pode estar muito bom e ficar melhor ainda!

No vídeo abaixo eu apresento três dicas eficazes para você olhar esse tipo de situação com mais objetividade e ser motivado a buscar mais qualidade no desenvolvimento de seu software.

 

4 Responses to “A Janela Quebrada em Software”

Deixe uma resposta