Toda e qualquer decisão relacionada ao seu site deve ser baseada em números, pois não há como tomar uma atitude certa sem saber o motivo das vendas subirem ou descerem em determinado período. Por isso, indicamos uma ferramenta ótima para essa finalidade. Assista ao vídeo e veja como fazer uma avaliação de sites correta:
Avaliação de Sites no Google Analytics
A ferramenta básica usada por todos, atualmente, para medir os dados do seu site, é o Google Analytics. As pessoas costumam preferir esta ferramenta por ser prática, excelente, fiel ao que promete e, além de tudo, por ser de graça.
Números
Toda decisão que você toma em seu site deve se basear em números, afinal, o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Se seu site for novo, não tem jeito, vai levar um tempo para que tudo seja testado até que dê para medir resultados. Mas, se seu site já estiver no ar há um tempo e você estiver planejando mudar algo nele, seja um botão, o texto desse botão, deve se basear em números para que tudo dê certo. Afinal, é assim que se tem o controle de vendas.
Como se Basear em Números?
Fazendo o tagueamento. Para isso, basta inserir um código no seu site, que irá enviar dados para o Analytics, gerando a avaliação de cada ação que você deseja.
Existem duas etapas de tagueamento:
– Básico: Quando você pega uma tag do Analytics, coloca no seu site e assim terá as informações básicas, como, por exemplo: quantas visitas o site teve, fluxo de visitas, quanto tempo permaneceram no site, de onde vieram estas visitas.
– Avançado: Essa etapa vai responder coisas que têm a ver com seu site mesmo, como: quantas pessoas clicaram em determinado banner do seu site, quantas pessoas passaram o mouse em cima do botão de comprar mas não compraram, entre outros.
Para realizar o tagueamento avançado é necessário se sentar com um programador ou técnico, explicar exatamente o que você quer medir e, assim, ele fará esse tagueamento para você.
Dessa forma, com essa ferramenta fantástica, você saberá tudo que o usuário fez em seu site, facilitando a decisão de que ações devem ser tomadas para que as vendas cresçam e não diminuam.
QUERO FAZER A AVALIAÇÃO CORRETA DO MEU SITE
Por Beatriz Paradela
28 de setembro de 2017