Não é novidade que o conteúdo de um site tem um papel fundamental na divulgação do seu negócio. No entanto, o que muita gente não sabe é que não basta ter uma interface do site incrível se o seu conteúdo oculto não for bem desenvolvido.

Este é um conteúdo relacionado ao código, que impacta diretamente nas pesquisas, nos compartilhamentos dos links, na acessibilidade do site e na experiência do usuário como um todo. Logo, é um tema importante, visto que envolve detalhes que o internauta não vê diretamente no site, mas percebe durante a navegação.

Ferramentas recomendadas para testar o seu site

Assista ao vídeo abaixo para conhecer algumas ferramentas que vão ajudá-lo a identificar o conteúdo oculto do seu site e suas necessidades de melhorias. Na sequência, vamos discorrer um pouco mais sobre o tema e deixar algumas recomendações.

O que é o conteúdo oculto de um site?

Sabe quando você compartilha um link pelo WhatsApp e aparece uma foto e uma descrição referentes ao assunto da página? São informações e uma imagem que foram selecionadas por um robô, para apresentar de maneira clara, resumida e atrativa o assunto abordado na página. Porém, quando o conteúdo oculto da página não está corretamente estruturado, a rede social carrega o link sem muitas informações em texto e às vezes sem imagem, deixando a visualização pouco atrativa para receber o clique.

E quando você faz uma pesquisa no Google e vê uma lista de links com breves introduções do tema em questão? Se você observar, perceberá que nem sempre o que está escrito nas linhas abaixo do link, no Google ou outro buscador, é o mesmo que aparece após clicar. Isso porque trata-se de um resumo, chamado meta-descrição, preparado especificamente para essas situações de apresentação do conteúdo resumido na página de pesquisa por palavra-chave.

Outro tipo de conteúdo oculto do site são metadados como os recursos de acessibilidade (para a navegação pelo teclado funcionar, por exemplo); o Favicon, que é aquele ícone que aparece no canto esquerdo da aba do navegador; o certificado SSL, que aparece quando clicamos no ícone que antecede o endereço da página (antigo ícone de cadeado); e tantos outros metadados…

Portanto, o conteúdo oculto de um site refere-se ao uso de toda informação que está condicionada a determinadas situações. É essa codificação que indica para os robôs o que é título, o que é cabeçalho, qual é a imagem principal de uma página etc. Também é o que possibilita uma navegação mais fluida em casos como os de usuários com necessidades especiais.

Como otimizar o conteúdo oculto da página?

O ideal é desenvolver o site, desde o início, com códigos escritos para ter semântica. Ou seja: os textos, imagens e demais dados das páginas organizados por padrões de códigos que dão significado ao conteúdo. Assim, os robôs tornam-se capazes de entender qual a função de cada parte do site e, consequentemente, de mostrar o conteúdo correto em cada contexto.

Além de ter um código bem escrito, seu site precisará do trabalho de otimização da sua equipe de conteúdo, especialmente quanto aos quesitos de SEO! Até porque, o código pode estar organizado para dar significado ao conteúdo, mas, se não houver informação suficiente, os robôs não terão muito a mostrar! Por isso, a otimização do conteúdo oculto passa por etapas e profissionais de diferentes áreas, desde o desenvolvedor até os profissionais de redação e SEO. 

Caso o site não tenha sido desenvolvido com a devida semântica, existe a possibilidade de solicitar que o seu programador faça ajustes no código, porém, por envolver a parte estrutural do site, talvez seja mais vantajoso investir em um novo desenvolvimento. Lembre-se, também, de considerar as melhorias estruturais e a otimização do conteúdo oculto de todas as páginas, e não apenas da home. Por fim, se você quiser conversar sobre as demandas do seu site e solicitar a ajuda da nossa equipe, entre em contato

Por Joana Kerr