Você sabe como funcionam os algoritmos nas redes sociais?

Esse é um assunto que precisa ser falado, porque é através deles que são definidas as possibilidades de suas publicações aparecerem ou não para os usuários que você deseja, de acordo com algumas regras que funcionam de formas diferentes em cada rede social.

Continue lendo e confira qual o poder desses algoritmos e como performar em cada uma das redes! 

O que são? 

Com o crescimento exponencial que as redes sociais tiveram nos últimos anos, foi necessária a criação de mecanismos para gerenciar de forma mais eficaz o alcance que determinado conteúdo pode ter, e estes mecanismos chamam-se algoritmos. 

Eles são capazes de trazer os melhores resultados possíveis através do marketing de conteúdo.

Portanto, é uma forma inteligente de separar conteúdos e dispará-los para usuários que realmente tenham interesse naquele tema.

E para que servem?

Para que servem os algoritmos nas redes sociais

Ao entrar em alguma rede social, alguma vez você já reparou que os conteúdos que aparecem para você, geralmente, são os mesmos?

Diante do tanto de gente que seguimos, tem sempre algumas pessoas que vão aparecer antes das outras.

Isso é feito intencionalmente.

Dessa maneira, os posts de pessoas ou famosos que você mais engaja (curte, comenta, reage, compartilha, envia por direct), são mensurados e dados são armazenados informando que você curte aquele tipo de conteúdo, fazendo com que os posts dessas pessoas apareçam para você com mais frequência.

Ou seja, os algoritmos servem para segmentar e enviar conteúdo que interessa para cada usuário.

Então, seja você um amante antigo do digital e de como ele tem revolucionado a comunicação, ou até mesmo uma pessoa que está começando agora, é ESSENCIAL que saiba entregar o que seus usuários esperam receber.

E é para isso que servem os algoritmos.

Pois eles irão compreender quais são as pessoas ideais para consumo do seu conteúdo, e priorizá-los no momento da exibição.  

Não, não estou falando de preencher uma série de perguntas sobre seu público-alvo para fazer anúncios.

Mas sim, de táticas que você pode usar em suas publicações para que o algoritmo entenda o quão relevante seu conteúdo é para as pessoas, e mostre a elas as suas publicações! 

Quais os princípios básicos dos algoritmos nas redes sociais

  • Tipo de interação: a forma como o usuário interage com o conteúdo, quem postou, reações (curtidas, reações, comentários, compartilhamentos, salvar determinado post), tudo isso conta.
  • Popularidade: quanto mais engajamento, mais a publicação vai se tornar popular, ganhando assim prioridade no feed. Dessa forma aparece mais vezes e sobe ao topo do feed do usuário com frequência. 

Como performar em cada rede social

Instagram 

Desde 2016 o Instagram aderiu aos algoritmos e, hoje, são três pontos que interferem no modo como as pessoas acessam as postagens. São eles:

  • Tempo: seu post é mostrado a uma pequena parte de sua audiência durante a primeira hora;
  • Engajamento: é medida a velocidade que essa parte do público interagiu com seu post;
  • Resposta: é feita uma comparação da interação de seu novo post com um post recente e posts antigos que foram publicados em dias e horários similares.

Assim, quanto melhor for a interação com seus posts anteriores, maior será a porcentagem da audiência que receberá seu conteúdo no feed, e isso pode fazer com que sua chance de aparecer na página “explorar” aumente.

Ou seja, é preciso: postar no melhor horário de acordo com seu público, criar um conteúdo atrativo, ter CTAs que funcionem, investir em stories, usar hashtags para segmentar temas, ficar atento às menções e responder comentários.

Facebook 

O Facebook é uma rede social onde, por conta do grande número de publicações e compartilhamentos, os algoritmos levam em consideração vários fatores, como:

  • Quantidade: quantas postagens foram mostradas, frequência de publicações;
  • Perfil e popularidade da pessoa/marca: quem realizou a postagem e a relação que esse perfil possui com usuários e marcas;
  • Engajamento: como os usuários interagem com seu post;
  • Autenticidade da postagem: o Facebook prioriza conteúdos originais;
  • Número de cliques: quantas pessoas tiveram real interesse a ponto de clicar para ver a imagem completa ou ler todo o conteúdo;
  • Duração do contato entre o post e o usuário: período em que a pessoa interagiu com sua publicação. 

Ou seja, é preciso: postar com maior frequência, ser um perfil com autoridade no que entrega, fazer com que seus usuários engajem, ser autêntico no conteúdo, chamar para o clique, criar conteúdos que geram interações mais duradouras. 

LinkedIn 

Com foco completo no uso profissional, nela há oportunidade de posicionamento como autoridade em determinado segmento, aumento de chances em fechar negócios, e até mesmo encontrar novos funcionários.

E o papel dos algoritmos no LinkedIn é justamente um: dar aos usuários e empresas reconhecimento e destaque.

Para isso, os critérios que devem ser levados em consideração, são:

  • Avaliação: todo conteúdo passa por um filtro de qualidade que inclui a postagem em uma categoria: baixa qualidade, boa qualidade ou spam;
  • Engajamento: o algoritmo observa a exposição do post no feed e analisa o tipo de engajamento que o conteúdo recebe inicialmente; 
  • Verificação de postagens virais: é verificado a autenticidade dos perfis. Se você recebe muitos likes e comentários a rede irá verificar se seu perfil não é falso ou está recebendo engajamento ilusório;
  • Revisão de conteúdo: depois de passar por todos os critérios, há um funcionário que tem como objetivo verificar os motivos da popularidade do seu conteúdo, e dessa forma ele será bem avaliado.

Portanto, é preciso: ter conteúdos de qualidade e jamais disseminar spams, chamar o público para engajar com seus posts, ter um perfil autêntico

É hora de colocar em prática os algoritmos nas redes sociais!

Depois de aprender o que são os algoritmos, para que servem e como eles funcionam em cada rede social, não deixe de praticar!

Pois, agora, você tem todos os segredos para planejar toda sua pauta de conteúdos pensando nos algoritmos desde o início; para que assim, ao postar, seu conteúdo cumpra com todos os requisitos.

Quer saber mais sobre redes sociais? Confira nosso artigo sobre como elaborar a melhor estratégia de comunicação online.

Por Beatriz Paradela