Hoje, o mercado de aplicativos para celular está preocupado com basicamente três grandes players: Apple, com o iOS, Google, com o Android e Microsoft, com o Windows Phone. Já não é simples hoje, para quem desenvolve para dispositivos móveis, entregar nessas plataformas. Mas parece que a coisa vai ficar um pouco mais complicada.
A RIM está investindo pesado em sua nova plataforma, o BlackBerry 10. A Mozilla também está trabalhando duro no desenvolvimento do seu Firefox OS. Semana passada, a Canonical anunciou seu novo sistema operacional mobile, o Ubuntu Phone. E a Samsung anunciou que vai lançar telefones baseados no Tizen, outro sistema operacional mobile baseado em Linux.
Toda essa diversidade representa um grande desafio para os desenvolvedores de aplicativos. Qual será o custo de portar sua aplicação e mantê-la em sete plataformas diferentes? Quanto tempo vai levar cada vez que você precisar fazer uma alteração?
Desenvolver em HTML5 é a solução
Talvez nem tanto quanto você imagina. As sete plataformas citadas têm em comum o suporte a HTML5. Desenvolver em HTML5 é fácil, rápido, e vai entregar seu software para todas as plataformas, mobile ou não, de uma vez só.
Jon Steinberg, presidente do BuzzFeed, publicou no fim do ano passado: Having a Mobile Strategy is Like Having a Laptop Strategy 20 Years Ago. Ele sugere, e nós achamos que faz todo o sentido, que ao invés de se preocupar com uma estratégia para mobile, você deveria se preocupar em ter uma estratégia web abrangente, que inclua o fato de que as pessoas vão usar dispositivos móveis para consumir e compartilhar seu conteúdo web.
8 de janeiro de 2013