Dentre as principais dúvidas no setor de desenvolvimento de produtos está o momento de escolher qual a tecnologia mais adequada para a realização desse desenvolvimento, assim como a gestão do produto em si. Afinal, o processo de criar um produto do zero é, quase sempre, algo difícil e desafiador. 

Quando falamos sobre desenvolvimento de produtos dentro da temática de produtos digitais, é necessário entender toda a complexidade que envolve esse processo, colocando em pauta todas as necessidades do produto e da equipe que irá desenvolvê-lo. Acompanhe mais um conteúdo da Visie e entenda melhor sobre 5 dicas que podem te auxiliar a acertar no desenvolvimento do seu produto digital.

Antes de tudo, estude o mercado de trabalho

Como qualquer tarefa nas nossas vidas, é preciso estudar o contexto em que você está entrando. No desenvolvimento de produtos, não é diferente. Na hora de escolher, por exemplo, a linguagem do seu produto digital, é necessário analisar como está o mercado de trabalho do produto que você está criando para entender como você vai falar com um determinado público-alvo para melhor atingi-lo.

Após a definição da linguagem, é importante pensar em como escalar o seu produto digital – neste caso, já estamos falando de diversas técnicas a serem utilizadas para conseguir fazê-lo crescer com qualidade, sem aumentar o custo proporcionalmente. Por isso, é de suma importância contratar bons programadores para verificar como a tecnologia pode ajudar neste processo. 

É sempre importante ficar de olho nas tendências. Uma forma de fazer isso é buscar publicações de referências que indiquem o que está “quente” ou em alta no mercado. Isso serve, principalmente, para desenvolver as aplicações que são mais procuradas.

Uma dica extra para exploração do mercado dos produtos digitais dentro do setor de desenvolvimento do produto é buscar desenvolvedores com os conhecimentos que você precisa para o seu projeto.

Tenha coragem para inovar

Quando falamos em produtos digitais, precisamos pensar em inovação. Porém, mudar também não é uma tarefa fácil. Por mais que empresas consigam investir em uma entrega contínua e em práticas ágeis, elas ainda encontrarão desafios para potencializar questões inovadoras, como a falta de recursos ou até mesmo uma não aceitação no início dos projetos.

A inovação é fundamental para o desenvolvimento, porque permite agregar novos métodos, tecnologias, contextos e, com isto, viabilizar processos, produtos e serviços mais rápidos, eficientes e com maior produtividade, além de trazer uma mudança nas perspectivas do gestor e, posteriormente, da empresa.

Ações como adotar uma cultura de empreendedorismo e uma abordagem disciplinada e estruturada, além de manter o foco nas necessidades do cliente, abrir as portas para novas contribuições e estimular a participação dos funcionários fazem parte de ótimos exemplos de inovação na prática.

Um outro ponto importante para ser levado em consideração quando falamos na parte mais técnica da inovação é a velocidade da evolução da tecnologia. Um trabalho de atualizações e melhorias constantes de um site, por exemplo, é essencial para questões de estratégia e para que ele permaneça apresentando bons resultados. É frequente nos depararmos com produtos que foram criados há relativamente pouco tempo e que já se encontram desatualizados ou podem não servir mais para os propósitos da empresa nos dias atuais devido a falta de investimento em manutenção.

Foque no cliente

Dentro do processo de Gestão de Produto, existe uma tendência que vem crescendo com o avançar do tempo: a entrega contínua atrelada ao processo de evolução do software, ligada à inserção de tarefas de aprendizado que buscam sempre colocar o cliente como centro das suas decisões. 

É hora de enfatizar a importância do foco no valor do cliente, e não apenas no usuário, como muitas empresas focam hoje em dia.

De acordo com uma pesquisa da PwC sobre o Futuro da Experiência do Cliente, de 2017/2018, “74% das pessoas apontam a Experiência do Cliente como fator importante para a decisão de compra”. Os dados se tornam relevantes para entendermos a importância dessa relação e buscarmos envolver o usuário em processos de descobertas para um produto já existente e competitivo, ou, nesse caso, a criação de um novo produto.

Leia mais em: Funil de Marketing: Você tem gerado conversões? – Visie Padrões Web

Produto humanizado

Quem já assistiu “The social Dilemma”, na Netflix, terá uma ideia do que estamos falando. 

O documentário traz uma crítica inteligente sobre como as redes sociais podem ser responsáveis por vários e irreversíveis danos na humanidade e na democracia. Dentro das temáticas abordadas pelo doc também está a humanização, que foi colocada em stand by ou deixada de lado por algumas empresas e produtos digitais.

Diante dessa reflexão, a humanização dentro das empresas e dos produtos é um ponto que começou a ser debatido com mais frequência. Trazendo essa problemática para a linha de produtos digitais, é importante se preocupar não apenas com o produto final, mas com todo o seu processo de desenvolvimento.

É importante investir na humanização do seu time. Embora tenhamos um longo caminho a percorrer para dissipar informações a respeito da importância da eficácia de uma solução contínua e estratégica, a humanização do produto deve estar sempre atrelada a todas as suas etapas.

Um dos principais focos da Visie é que os produtos desenvolvidos são para pessoas; então dessa forma, elas devem vir sempre em primeiro lugar, e não a tecnologia. 

Definição de estratégia digital

Após a criação do produto, o próximo passo é definir uma estratégia digital efetiva, principalmente para a divulgação. Investir em tecnologia e agilidade já não é mais o suficiente para criar um produto de sucesso. 

O trabalho contínuo também está relacionado a definir estratégias com visão de produtos e mapeamento de jornadas, até mesmo para analisar o consumo e comportamento daquele usuário. Algumas técnicas de performance podem ser aplicadas, principalmente no que diz respeito às pesquisas com usuários, como entrevistas, prototipagem, testes AB, Lean Inceptions, entre outros.

A metodologia contínua de entrega também permite que o cliente mude de estratégia ao longo do caminho – o que acontece principalmente em projetos maiores, em que o tempo de desenvolvimento é mais longo. Com a rápida evolução da tecnologia, assunto que já abordamos aqui, e novas possibilidades surgindo o tempo todo, é natural que a empresa mude de estratégia e/ou de ideias no decorrer do desenvolvimento – e é importante que a empresa que está desenvolvendo o produto tenha essa flexibilidade de adaptação.

Além da vantagem de geração de valor, também é possível usar a entrega contínua para mitigar riscos técnicos, identificando qual o estágio de desenvolvimento da tecnologia no lançamento, verificando se já existe um modelo similar no mercado, e avaliando se o produto é tecnologicamente viável ou se já existe uma arquitetura confiável para o seu desenvolvimento e o desenvolvimento de outros eventuais produtos.

Saiba mais sobre o desenvolvimento de projetos de tecnologia com a Visie e crie produtos digitais ainda mais estratégicos.

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