O termo UX (user experience) ou experiência do usuário vem ganhando força nos últimos anos, principalmente na área de desenvolvimento web. UX se refere à experiência ao utilizar alguma coisa e leva em consideração as sensações e emoções que isso possa gerar.
É importante destacar que UX não está relacionado apenas com produtos virtuais como sites e softwares, mas também com produtos físicos como um carro ou um celular, por exemplo. Afinal, UX é apenas um nome “bonitinho” que inventaram para falar da experiência gerada em usar alguma coisa e a sensação que isso provoca, seja boa ou ruim.
Com uma boa UX seu potencial cliente terá uma experiência positiva percorrendo o caminho esperado e encontrará em seu site as resoluções de problema que busca.
Em que etapa do projeto devemos pensar na UX? E quem é responsável por isso?
Não devemos encarar UX como uma etapa específica, pois ela deve ser lembrada e projetada do início ao fim do desenvolvimento de um projeto, desde o planejamento até a hora em que tudo isso vai para o ar.
O visual de um site é só a ponta de um grande trabalho que não está visível aos olhos dos usuários, mas que faz toda a diferença: a escolha da estratégia, o escopo, a estrutura de interação, de navegação e de informações. De nada adianta ter um site bonitinho, cheio de firulas, se ele não fizer o principal: atender às necessidades do usuário e funcionar corretamente.
Quando falamos, por exemplo, que um site deve carregar rápido, ter boa legibilidade, navegabilidade, ter um design simples e intuitivo, dando autonomia ao usuário, queremos dizer que o site deve proporcionar boas experiências. Isso tudo se refere à UX. Reparou nestas características? Percebemos que todos os elementos, quando colocados em prática, dependem do trabalho de todos os profissionais envolvidos na execução de um projeto. Ou seja, direta ou indiretamente todos entendem um pouco e trabalham com UX.
Investir em UX pode parecer algo sem muita importância para algumas pessoas, mas ela não deve ser vista como um gasto e sim, como investimento. Pense pelo lado positivo: se um usuário ficar feliz com a experiência que lhe foi proporcionada em um site, ele com certeza vai falar bem de você e vai voltar outras vezes. Antigamente bastava uma bela propaganda para conquistar um cliente. Hoje, com as redes sociais e sites de reclamação, as pessoas têm acesso às informações em tempo real, e não vai ser entregando o básico que você encantará os seus clientes.
7 de julho de 2016