Você tem dúvida sobre qual conteúdo digital é interessante produzir? Planejar o conteúdo é extremamente importante para cativar seu público. Veja o vídeo abaixo e continue lendo o artigo e saiba como escolher temas para conteúdo digital que seu público realmente goste!
A importância do conteúdo de valor
Alguma vez você já esteve em busca de um conteúdo em determinado blog ou rede social, e encontrou tudo relacionado ao que quer saber?
Tenho certeza que, se sim, você muito provavelmente se fidelizou àquela plataforma de conteúdos e talvez até mesmo com a marca que produz os conteúdos relevantes.
Isso porque, no momento em que precisava, determinada empresa te entregou tudo que queria saber sobre aquele tema, então, supriu sua necessidade com conteúdo digital de qualidade.
É isso que você deve fazer com seu público! Para cativá-los, é preciso conteúdo de valor.
A questão é: como?
Como definir os temas do conteúdo digital
Para te ajudar a definir bons temas, vamos te dar algumas dicas para auxiliar no planejamento de conteúdo:
- Faça uma lista: esta primeira dica é bem simples e talvez você consiga executá-la agora mesmo! Faça uma lista de 10 a 20 perguntas que seu cliente faria/faz, as dúvidas que eles têm sobre seu produto ou serviço. Depois, responda a cada uma dessas perguntas. Assim, você terá uma lista de conteúdos para elaborar temas ricos em seu blog, redes sociais e emails, etc;
- Estude o Golden Circle: pesquise sobre e crie uma lista de temas que tenham a ver com o seu propósito, valores, e sobre seu serviço ou produto. Pois, atualmente todo mundo gosta de saber mais sobre a empresa em que desejam confiar;
Apenas com essas duas dicas você já consegue uma imensa lista de temas relevantes para seu conteúdo digital.
Mas, não acaba por aqui!
Como saber a ordem em que devo publicar todos esses temas?
Pare e pense para quem você está escrevendo se fazendo uma série de perguntas:
- Quem é mesmo seu público?
- Que tipo de linguagem ele gosta?
- Onde ele está?
Em seguida, vamos para seu objetivo com o marketing digital. Você quer se tornar referência, vender, gerar leads, ou tem outro objetivo?
Após ter essas informações bem claras na mente, elabore uma sequência para disparo dos conteúdos utilizando um funil de marketing.
Como organizar a divulgação do conteúdo digital
Aqui no blog já conversamos sobre o funil de marketing, certo? Se ainda não viu, dá uma olhadinha lá e volte aqui.
Se você vai começar escrevendo conteúdos para quem está no topo do funil, na fase de atração, nesta etapa a persona está na fase de aprendizagem e descoberta da jornada de compra.
Por isso, neste caso, é essencial pensar em qual objetivo de marketing você vai focar, quais assuntos são interessantes para a persona e em quais canais conseguirá alcançá-la.
Faça uma tabela com colunas para jornada de compra, objetivo e canais. E então nos canais (que são as redes sociais, mídia paga, e-mail, etc) você coloca os conteúdos conforme a etapa da jornada e objetivo.
Clique aqui para baixar um modelo dessa tabela.
Porém, a sequência de divulgação dependerá muito do canal que pretende utilizar.
Por exemplo, nas redes sociais você vai ter que intercalar o conteúdo para cada fase da jornada, no e-mail você montará a sequência correta que a lista bem segmentada vai receber e isso pode mudar de acordo com a interação do lead.
Então, tudo vai depender bastante da sua estratégia de funil de marketing!
Portanto, se você deseja saber mais sobre como o funil de marketing junto à um bom conteúdo digital pode te trazer muitos leads, clique aqui e confira uma aula muito bem explicada sobre isso.
Por Beatriz Paradela
11 de fevereiro de 2020