Já ouviu alguém dizer: “Se não está no Google, não existe!”? Isso porque, hoje em dia, para tudo o que se quer saber, sempre se faz uma pesquisa nos buscadores da web. Pode ser para obter conhecimento, pesquisar preços, descobrir endereços e até fazer compras! O curioso disso, no entanto, é que mesmo estando no Google, se o site não aparece nas primeiras páginas da busca, para o consumidor também é como se o seu negócio não existisse. Por isso é tão importante trabalhar o SEO do site!
Para quem está começando, pode parecer difícil fazer seu site realmente alcançar o público esperado e aparecer nos momentos certos organicamente. Afinal, um SEO bem trabalhado exige técnica, conhecimento do seu potencial cliente e a habilidade de pensar estrategicamente usando esses recursos. Pensando nisso, gravamos um vídeo ensinando como criar uma planilha de palavras-chave para você utilizar no SEO do site, blog ou e-commerce da sua empresa.
O que é e como funciona o SEO
Antes de utilizar uma estratégia e um método para melhorar o ranqueamento do seu site no Google, é importante entender como funciona o SEO. Ter ciência do seu propósito e saber aplicá-lo em cada tipo de negócio pode ser a diferença entre obter resultados ou não.
Proveniente do inglês, SEO é a sigla de “Search Engine Optimization”, que significa “Otimização para Motores de Busca”. Na prática, nada mais é do que um conjunto de técnicas aplicadas nos websites, que geram informações para buscadores como o Google. São dados para identificarem os sites e páginas que são mais apropriados para atender às necessidades dos usuários que fazem pesquisas por palavras-chave.
Essas técnicas envolvem a programação do site e o seu conteúdo. A programação precisa de um código semântico para ser facilmente “compreendido” pelos buscadores através de metadados que dêem o significado correto ao conteúdo. E o conteúdo deve ser produzido de maneira a ser corretamente interpretado pelo código. Ou seja: o buscador (que pode ser o Google ou outro) precisa reconhecer o conteúdo que o usuário está procurando, através da palavra-chave informada, e apresentar links das melhores páginas com tais informações.
Critérios para ranqueamento de páginas
Dentre tantas opções de sites existentes, os algoritmos procuram mostrar ao usuário os sites relacionados à sua pesquisa que são aparentemente mais relevantes e funcionais. Então, na hora de “escolher” o que priorizar no ranqueamento, são avaliadas questões como a rapidez do site, a experiência do usuário, o interesse do visitante em seus links, a coerência do texto com o tema anunciado, a boa gramática, a facilidade de leitura e até a sua acessibilidade.
A proposta é, de maneira automatizada, selecionar o que há de melhor na internet para responder com qualidade às mais diversas solicitações dos seus usuários. Logo, quando trabalhamos o SEO de um website, “ajudamos” os robôs a identificarem sua relevância.
Mas devemos ter em mente que o objetivo principal é atender ao ser humano e não às máquinas! Isso significa que não adianta encher a página de palavras-chave para chamar a atenção dos algoritmos e o texto ficar cansativo ou sem sentido para o leitor. Porque as pessoas vão sair do site rapidamente e o Google logo vai “entender” que essa página não tem um conteúdo tão relevante.
Definição de palavras-chave para o SEO
É importante escolher as palavras-chave utilizadas na otimização das páginas do site considerando o seu conteúdo, a forma de pesquisa do seu público e o uso das palavras em sites concorrentes. Como obter essas informações? Através da informação do seu próprio conteúdo, um pouco de empatia e estratégia!
Partindo do pressuposto que o seu conteúdo já traz o que o usuário precisa, é hora de você pensar na forma como ele procura tais informações, produtos ou serviços. Porém, vale lembrar que nem todo mundo que tem o perfil de cliente chega em seu site já com intenção de comprar. Às vezes a pessoa só quer uma informação e acaba se interessando pelo que você oferece. Para esses casos, pensar nas possíveis perguntas dos usuários e nas palavras-chave das páginas costuma ajudar. É a parte onde a capacidade de se colocar no lugar do cliente entra em cena.
Contudo, não se pode basear uma estratégia de otimização apenas em empatia! Por isso, você pode contar com ferramentas como o Answer the Public para ver o que as pessoas estão perguntando. Para saber a quantidade de buscas mensais das palavras escolhidas, você pode consultar o Google Trends e fazer comparações.
O fato é que ferramentas para esse tipo de consulta é o que não falta! Até o planejador de palavras-chave do Google Ads pode ser útil para buscar ideias e verificar se as palavras escolhidas são bastante procuradas e se têm muita concorrência! O importante é se munir de dados reais, combinados com a sua percepção quanto aos anseios do seu cliente e a estratégia de marketing traçada por sua equipe.
Manutenção do conteúdo para SEO
Embora as palavras-chave sejam o principal ponto de atenção quando se trata de SEO, elas não são suficientes para garantir um bom posicionamento do site no Google. Da mesma forma, não adianta otimizar o site uma vez e esperar que ele apareça no topo da primeira página!
Esse é um trabalho que precisa ser realizado continuamente, visto que as atualizações do site interferem na otimização do seu conteúdo e nas trocas de links entre páginas (internas e externas). E se o seu site não costuma passar por muitas atualizações, também vale a pena repensar nesse processo, visto que os algoritmos geralmente priorizam sites que têm atualizações mais frequentes.
São muitos detalhes de SEO, é verdade! Mas, se você está começando agora a otimizar seu site, não se preocupe com o todo, por enquanto! Comece fazendo a planilha de palavras-chave que mostramos no vídeo e, pouco a pouco, vá otimizando e atualizando suas páginas.
Assim, vai chegar um momento em que você verá seu site na primeira página do Google na pesquisa com certa palavra-chave, depois com outra e mais outra… Então, com a manutenção contínua do conteúdo e do SEO, seu site aparecerá mais, conquistará mais autoridade e o seu negócio provavelmente acompanhará esse crescimento alcançando novos clientes.
Por Joana Kerr
13 de agosto de 2024