Entenda sobre o método que tem mudado a realidade de inúmeras empresas! Saiba mais sobre o Scrum.
O método da cascata ficou bastante conhecido e foi usado na época da primeira guerra mundial. E todos que estudaram essa guerra sabem que a organização não foi um ponto forte. Então porque será que o método que foi falho na primeira guerra passou a ser aplicado ao gerenciamento de projetos em pleno século 21? Eis a questão.
Há dois métodos de fazer as coisas: o antigo método da cascata, que gasta muito dinheiro e não dá resultados; ou o Scrum, que com menos gente e menos tempo, entrega mais resultados com melhor qualidade e custos melhores.
O segredo do Scrum funcionar bem, é por conta de ter sido observado e avaliado por pessoas que trabalham na realidade, e não como elas afirmam trabalhar. São duas questões diferentes. Geralmente, ao desenvolver um projeto, a gerência coloca dois elementos como obrigatoriedade: controle e previsibilidade. Mas não é assim que funciona. Toda e qualquer tentativa de restringir o empreendimento humano em diagramas, gráficos, sem focar na realidade com a qual as pessoas produzem as coisas, limitando a criatividade, é um caminho para o fracasso.
Agora que já conhece como e porquê o Scrum surgiu, como aplicá-lo em sua empresa?
No final de um sprint os participantes se reúnem e mostram o que conseguiram fazer naquele tempo. Será que estimaram o tempo errado para cada tarefa? Será que escolheram tarefas demais? O foco dessa etapa é estabelecerem uma noção básica de ritmo de trabalho e a velocidade que conseguem atingir.
O ideal é que após mostrarem tudo que conseguiram realizar, cheguem em uma conclusão de como trabalhar melhor e quais foram os obstáculos que atrapalharam o processo, para eliminá-los da próxima vez.
Há, também, o ciclo de “inspeção e adaptação”, no qual todos param para analisar o que estão fazendo, se é aquilo que o cliente realmente quer, e como podem obter resultados melhores. Scrum tem a ver com a melhora da produtividade de muitas pessoas, tem a ver com a colaboração com o cliente em vez de negociação com ele, tem a ver com responder às mudanças em vez de seguir um plano. Não existe uma metodologia.
© 2024 Visie Padrões Web
Todos os direitos reservados.