Tableless I e Tableless II se tornam um único curso Quando começamos, há quase quatro anos, a trabalhar com treinamentos […]

4 comentários
Geral

Progredindo

Tableless I e Tableless II se tornam um único curso

Quando começamos, há quase quatro anos, a trabalhar com treinamentos em padrões web, algumas coisas eram muito diferentes de hoje.

Nosso público sempre foi o profissional de Internet. Nosso foco nunca foi o completo iniciante, mas o sujeito que já vivia de Internet, que já tinha experiência. O curso básico de HTML é nossa primeira experiência com o público iniciante.

E o profissional de Internet na época era um sujeito que já tinha muita experiência com tabelas. Então, como o próprio Zeldman sugeria fazer, começamos com o que o sujeito já sabia, ensinando a trabalhar com CSS e tabelas. Criamos um pacote com dois cursos. O primeiro, chamado de “Tableless I”, introduzia o sujeito nos padrões web, explicava as questões fundamentais, como a semântica e a separação entre layout e conteúdo, e ensinava o básico do CSS, guiando o aluno na construção de um layout híbrido (tabelas + CSS.) O segundo curso, chamado de “Tableless II”, explicava as minúcias do layout Tableless, com detalhes para as diferenças entre os navegadores e as técnicas para ser produtivo.

Outra coisa que era muito diferente era o suporte dos navegadores aos padrões. Haviam hacks para Opera, para Mozilla, para IE 5 Mac, para Konqueror e, claro, para IE 5 e 6 para Windows.

Hoje, muita coisa mudou. Raríssimas vezes precisamos usar hacks, e quando precisamos, é para apenas um navegador (adivinhe qual?) Os navegadores, de maneira geral, evoluíram muito no suporte aos padrões. E o nível de conhecimento do assunto no mercado também aumentou bastante.
Raramente hoje um aluno chega até nós sem saber pelo menos o básico de CSS. E pouquíssimos nunca fizeram pelo menos algumas boas tentativas de layout tableless. Já recebemos inclusive um bom número de alunos que nunca usou tabelas para layout nem edição visual.

Por isso, os cursos de Tableless I e Tableless II se tornaram um só, agora chamado simplesmente de “Tableless: Desenvolvendo sites com Padrões web“. Removemos dele as partes sobre layout híbrido e as minúcias sobre diferenças entre navegadores que ninguém usa mais. Ficou tudo muito mais divertido agora. O objetivo é tornar o aluno, que já tem conhecimento de HTML e desenvolvimento web, capaz de desenvolver layouts com CSS, funcionando bem em qualquer navegador atual, com código semântico leve e bem escrito, e ajudá-lo a se tornar realmente produtivo nisso.

Microformats: um passo além em semântica e funcionalidade

Parte de vocês já deve ter percebido que microformats é um assunto que me interessa muito, já há algum tempo. Faz parte de nossa política não lançar um curso simplesmente porque a tecnologia envolvida parece interessante. Por isso, estamos há algum tempo segurando a idéia de um curso de microformats. Mas, agora, não resta dúvidas de que os formatos serão, em pouco tempo, um diferencial competitivo para quem souber trabalhar com eles.

Por isso, acabamos de lançar o curso “Microformats: Agregando valor ao seu código“, assinado pelo Henrique C. Pereira. Nas palavras do Henrique:

O objetivo é introduzir o profissional no mundo dos microformats de modo que possa explorar semântica de HTML em outro nível, descrever melhor a informação para user agentes e mecanismos de busca (SEO), enteder a lógica dos parsers e interpretadores de microformats.

Vídeo!

Os cursos de Tableless e Javascript Crossbrowser agora contam com video tutoriais em alguns capítulos chave, ajudando o aluno a acompanhar o conteúdo. O aluno lê o capítulo, em seguida assiste o vídeo com uma demonstração prática do que foi dito. Nosso objetivo é que em pouco tempo cada capítulo que fale de código tenha uma demontração prática em vídeo. O próximo curso a ganhar vídeos será o de Ajax.

Semana que vem: vamos contar como foi o curso de Python, falar um pouquinho do curso de Ruby que começa dia 5/2 e contar como está sendo nossa experiência com o programa de afiliados da Visie.

4 Responses to “Progredindo”

  1. Muito bom, como sempre! A Visie é uma das poucas que recomendo sem medo a quem me pergunta sobre como aprender desenvolvimento web! Infelizmente ainda não pude fazer nenhum curso. Tenho interesse em fazer o Ruby on Rails, linguagem que estou penando para aprender sozinho. Mas como moro em BH, fica um pouco difícil me deslocar até SP para fazer o curso. Algum plano de montar este curso no formato online????

    Parabéns a todos!

    Ved

  2. Cosme disse:

    Esse curso de Microformats parece ser muito bom.

  3. Pedro Lucas disse:

    Legal! Agora me tira uma dúvida. Quem está no meio do curso (estou fazendo tableless II e javascript) também é beneficiado por essas modificações?

    abraço,

    Pedro Costa

  4. […] nível e afiado com a evolução da tecnologia. Não poderei mais fazer o curso Tableless I, pois o Tableless I e o Tableless II se tornaram um único curso. Não é maravilhoso? Será “Tableless: Desenvolvendo sites com Padrões web” o meu próximo […]

Deixe uma resposta