Um bom projeto de software precisa de um planejamento bem estruturado, uma equipe bem preparada e tempo hábil para o desenvolvimento. Entretanto há casos em que a execução sai dos planos e, mesmo com uma equipe competente, o prazo curto implica em problemas na entrega. O que fazer, nesses casos?

No vídeo abaixo, apresentamos algumas alternativas valiosas para ajudá-lo a reduzir consideravelmente o tempo de execução do seu projeto sem comprometer a qualidade da entrega. Confira!

O que fazer quando há um prazo curto demais?

2024 termina e o diretor da empresa percebe que aquele software planejado para gerar mais vendas em 2025 nem chegou a sair do papel! O problema é que os resultados que o gestor pretende mostrar a seu chefe no primeiro semestre do novo ano dependem do funcionamento desse novo sistema!

Diante de tal urgência, o gerente de projetos muda suas prioridades e aposta todos os seus recursos para desenvolver esse software apesar do prazo curto. Assim, organiza a equipe de desenvolvedores para fazer horas extras e a pressiona a produzir na metade do tempo necessário. 

Como consequência, o seu pessoal fica exausto, começa a cometer erros por falta de atenção e, após algum tempo, surgem bugs que geram mais trabalho. Então parte da equipe deixa o que estava fazendo para resolver os novos problemas e atrasa ainda mais a entrega do software. 

E, se tentam reduzir o prazo, evitando corrigir os erros, acabam por entregar um software com problemas de funcionamento, sujeitando a operação a paralisações. Dessa forma, a empresa perde aquelas oportunidades de vendas, comprometendo os resultados que o gestor deveria apresentar ao chefe no final do semestre. 

Percebe como não funciona “espremer” o processo de desenvolvimento de software para cumprir um prazo curto que é insuficiente para o trabalho a ser executado? Mas, como falamos no vídeo acima, é possível reduzir o prazo de entrega respeitando o tempo necessário para o desenvolvimento de cada etapa do projeto! 

Reduza o escopo do projeto conforme o prazo curto de entrega

Se falta tempo para o desenvolvimento do projeto completo, melhor se ater à produção do que é realmente essencial para o funcionamento do software. Esse não é o momento de se demorar em detalhes que não interferem nas funcionalidades do sistema, muito menos de testar novos processos!

Utilize recursos de terceiros para se ajustar ao prazo curto

Nem todas as integrações do sistema precisam ser feitas neste primeiro momento! Há casos em que é possível utilizar recursos externos para atender ao sistema enquanto suas configurações internas ainda não estiverem prontas. Você pode, por exemplo, usar um intermediador de pagamento, enquanto faz sua própria integração aos gateways!

Otimize o tempo com equipes trabalhando simultaneamente

Se você dividir o projeto de software em três e delegar cada parte dessas a uma equipe diferente, o desenvolvimento acontecerá três vezes mais rápido! Para isso, você pode contratar fornecedores que disponibilizam várias equipes, ou até contratar fornecedores diferentes. No entanto, a comunicação precisa ser fluida entre as equipes, visto que isso também impacta nos resultados e cumprimento dos prazos acordados.

Por que é fundamental contar com uma equipe comprometida?

Vale lembrar que, na entrega do sistema, haverá etapas pendentes, com o software já em funcionamento no ambiente de produção! Isso significa que sua equipe contratada precisará continuar trabalhando até a conclusão de todas as pendências.

Ou seja: o prazo curto de que falamos refere-se ao tempo para deixar o software minimamente pronto para entrar em operação. Todavia, os programadores ainda precisarão de tempo e dedicação para concluir o desenvolvimento das partes deixadas para depois. Portanto, sua equipe deve estar comprometida até a finalização de tudo. Caso contrário, todo o cuidado para cumprir prazos mantendo a qualidade da entrega cairá por terra!

Esse processo pode ser trabalhoso e custar mais caro no início, mas resolve o problema de ter um prazo curto, sem comprometer a qualidade. Por isso, se você estiver diante de algum projeto da empresa “para ontem”, considere usar essas estratégias que recomendamos acima! Além disso, se precisar de ajuda para esse processo de desenvolvimento de software da sua empresa, conte com a Visie!

Escrito por Joana Kerr