Para saber se seu público-alvo está gostando ou não do conteúdo que você posta, e qual o impacto e efetividade da comunicação do seu site, é preciso mensurar. E para isso existe o Google Analytics!
Continue lendo e confira porque essa ferramenta é essencial para o seu negócio.
O que é o Google Analytics?
É um serviço de análise gratuita que possibilita a visualização de estatísticas e ferramentas analíticas básicas e necessárias para SEO e gestão do Marketing Digital.
O objetivo da ferramenta é mensurar suas estratégias.
Sobre as utilidades que existem no Analytics, algumas são: relatórios personalizados, medir a quantidade de visitas de uma página da web, tempo gasto no site, o número de visitantes únicos, páginas visitadas, palavras-chave, taxa de rejeição, páginas de saída; entre outras opções.
Outra de suas funções importantes é a avaliação do ROI (Retorno Sobre o Investimento) das campanhas de marketing digital que estão ligadas à sua página, realizando uma mensuração mais exata.
A importância da ferramenta
Você vai ficar sabendo de tudo que tá rolando em seu site.
Por isso, ajuda na tomada de decisões estratégicas, uma vez que é possível mensurar o que está ou não dando certo.
Dessa forma, seus investimentos são direcionados de forma certeira, sem prejuízos, e o desempenho do site pode melhorar significamente com isso!
Por isso, a importância do Google Analytics vai muito além de ser uma ótima ferramenta de mensuração.
A ferramenta acaba se tornando um auxiliador quando se trata de investimentos nos alvos certos.
Os benefícios de usar Google Analytics
1- Você vai descobrir porque estão abandonando seu site:
Analisar a taxa de rejeição vai te levar a entender porque você não está vendendo seus produtos ou serviços, e o que há de empecilho na página que está levando o usuário a não interagir.
Analisando esse ponto, você entenderá se o problema está na página ou no produto/descrição do serviço em si.
2- Vai saber o melhor horário para realizar ações importantes:
Com o Analytics você consegue mensurar os dias do mês, da semana ou até mesmo horas em que seus visitantes mais se engajam com o site.
Com isso, será possível programar ações que certamente terão resultados, em dias e horários adequados.
3- É possível saber qual dispositivo o usuário está utilizando para acessar seu site:
Analisando seu tráfego pelo Google Analytics, é possível saber qual dispositivo seus visitantes mais tem utilizado para acessar seu site.
Atualmente é imprescindível que suas páginas sejam otimizadas para mobile.
E, se ainda não realizou esta ação, isso pode estar prejudicando sua página nos resultados de busca do Google, caso não esteja de acordo com as diretrizes do mesmo.
Use o Google Analytics!
Com essa ferramenta fantástica, você saberá tudo que o usuário fez em seu site.
Isso vai facilitar a decisão de que ações devem ser tomadas para que as vendas cresçam e não diminuam.
Além de manter o seu site conhecido, mensurando corretamente cada resultado e melhorando sua presença no mundo online!
Portanto, não perca mais tempo e use Google Analytics!
Por Beatriz Paradela
30 de setembro de 2019