Tenho um profundo descontentamento com a complicação que é desenvolver e-commerce com pagamento online no Brasil. O pequeno empresário que […]

5 comentários
Desenvolvimento, eventos, Geral, visie

Parceria Visie e PagSeguro (e palestra no CONISLI)

Tenho um profundo descontentamento com a complicação que é desenvolver e-commerce com pagamento online no Brasil. O pequeno empresário que deseja se aventurar na venda online por aqui deve passar por um martírio de burocracia até conseguir a aprovação de acordos com as operadoras de cartão de crédito. E com os bancos para conseguir receber por transferência online. Isso significa ter conta nos três ou quatro principais bancos, além de um acordo para cada cartão de crédito.

Para o desenvolvedor a situação é ainda mais complicada. Um cartão de crédito pede que você instale um componente em seu servidor, só disponível para Windows. Outro precisa de três ou quatro transações em background, e de um funcionário para aprovar as transações todo dia. Um dos grandes bancos tem um processo de pagamento com posts diversos num formato SGML-não-XML estranho, tão complicado que dói.

E temos as homologações. Se o seu cliente tem que lidar com seis ou sete instituições diferentes para obter acordos comerciais, você precisa submeter o seu trabalho às mesmas seis ou sete instituições para aprovação.

Em fevereiro deste ano o PagSeguro nos convidou, junto com um grupo de desenvolvedores, para uma apresentação do produto na sede do UOL. Confesso a vocês que fiquei maravilhado. O meu cliente, se for trabalhar com PagSeguro, precisa lidar com um único fornecedor de pagamentos. E ele faz tudo na hora, online, sem burocracia, papelada ou dias de espera, mesmo que não seja pessoa jurídica. Eu, por outro lado, preciso fazer uma única integração para que meu cliente receba transferências de Bradesco, Itaú, Real, Unibanco, Banco do Brasil, boleto, VISA, Mastercard, Diners, Amex, Hipercard e Aura.

Algum tempo depois, o PagSeguro nos convidou para uma parceria que me deixou muito feliz. O objetivo: aproximar o PagSeguro dos desenvolvedores. Começamos com a série de palestras sobre e-commerce, das quais vocês têm me ouvido falar aqui e no twitter. E agora estamos dando um passo importante, queremos melhorar o Guia do Desenvolvedor PagSeguro, tornando-o mais fácil de entender.

A nossa meta é que um desenvolvedor de experiêcia mediana, que nunca tenha visto PagSeguro e já tenha sua loja pronta, consiga implantar de primeira, sem dificuldades, no máximo numa tarde. E que na segunda vez leve no máximo uma hora.

Começamos com PHP. Preparamos uma pequena biblioteca de classes para você usar, e estamos escrevendo a nova versão do guia. Ainda tem alguns lugares anotados com #TODO e algumas páginas faltando, mas já dá uma boa idéia da versão final. Precisamos de você. Se puder, dê uma olhada no guia e nos diga o que achou, no pagseguro-arroba-visie.com.br ou aqui nos comentários. Queremos saber principalmente dos problemas, dificuldades, defeitos e erros.

Ah, vou estar no CONISLI este domingo, falando sobre PHP e PagSeguro. Não se preocupe, não é jabá, vou falar para desenvolvedores, mostrando a implantação de PagSeguro numa loja e, de quebra, dando pequenas dicas de coisas como PDO e YSlow.

5 Responses to “Parceria Visie e PagSeguro (e palestra no CONISLI)”

  1. Daniel Docki disse:

    Pior que essa burrocracia (devemos chamar assim né), não ajuda nem eles nem nós e muito menos os clientes que efetuam compras online, acho que o melhor método ainda seja os gateway de pagamento mesmo, estou coordenando um projeto para implementação de uma loja online, e pesquisei muito até que vi que não adiantava, que tinha que ser com gateways mesmo…

  2. Felipe Mafra disse:

    Poxa, é mesmo uma coisa pra implantar essas cobranças de cartão de crédito. Um cliente meu ficou cansado de tanto ir à bancos e acertar esses pormenores de cada operadora.

    Vou fazer um site em WordPress para um cliente que vai vender online e com certeza vou usar o Pagseguro UOL. Vou bizoiar o guia 🙂

  3. Elton Minetto disse:

    Alguém já teve algum problema com o Pagseguro no Safari do Mac? Com o Firefox funciona direitinho.

  4. Cleiton Alves disse:

    Legal essa iniciativa… que bom que temos isso.. Parabéns pelo guia

  5. Kan Ishigami disse:

    Parabéns ao pessoal da Visie pelo guia, realmente era essa documentação que estava faltando a nós, desenvolvedores.

    Porque a documentação antiga estava lá desde a época da BRPay, estava precisando desse upgrade.

Deixe uma resposta