Estivemos esta semana, o Diego e eu, em Tubarão – SC, a pedido do SENAI, treinando em XHTML, CSS e PHP o André Luiz, campeão brasileiro das Olimpíadas do Conhecimento na categoria WebDesign. O André está se preparando para o mundial, em setembro, no Canadá.

Trata-se de uma competição entre alunos dos cursos profissionalizantes, promovida pela organização World Skills, e o Brasil é um dos destaques. Na última competição, há dois anos, o Brasil ficou em segundo lugar em número de medalhas. Veja mais detalhes.

E isso importa? Importa mais, amigos, do que medalhas de ouro nas Olimpíadas (esportivas) ou ganhar mais uma Copa do Mundo. Deixe-me contar o que vi lá. Primeiro, vi uma competição muito bem organizado, de nível elevadíssimo e com foco extremamente voltado para o trabalho prático. A prova é a construção de um site, projeto, layout e programação, feito em apenas vinte horas por uma única pessoa. Claro, os competidores sabem que o site não será publicado e conhecem os critérios com que serão avaliados, por isso o trabalho fica um pouco diferente do que seria a produção normal de um site. Mas, acreditem, o resultado é muito interessante.

Já treinamos gente muito mais inteligente e experiente do que nós, nas melhores equipes de desenvolvimento do Brasil e posso garantir, poucos encarariam uma competição como aquela.

Outra coisa que vi foi um jovem récem-formado que produz mais rápido e com mais qualidade que muitos profissionais com anos de experiência. E que está estudando para produzir ainda melhor e mais rápido. Em setembro vou estar conectado, acompanhando e torcendo. Boa sorte, André!

E, por isso, acho que isso importa mais que as Olimpíadas ou a Copa do Mundo. O Brasil é referência em ensino profissionalizante. Está se formando uma nova geração de programadores, designers, arquitetos de informação, analistas de sistemas e etc. e, pelo que pude ver, virão para arrebentar.

Só queria compartilhar, obrigado 😉