Estivemos esta semana, o Diego e eu, em Tubarão – SC, a pedido do SENAI, treinando em XHTML, CSS e […]

3 comentários
mercado, treinamento

Olimpíadas do Conhecimento

Estivemos esta semana, o Diego e eu, em Tubarão – SC, a pedido do SENAI, treinando em XHTML, CSS e PHP o André Luiz, campeão brasileiro das Olimpíadas do Conhecimento na categoria WebDesign. O André está se preparando para o mundial, em setembro, no Canadá.

Trata-se de uma competição entre alunos dos cursos profissionalizantes, promovida pela organização World Skills, e o Brasil é um dos destaques. Na última competição, há dois anos, o Brasil ficou em segundo lugar em número de medalhas. Veja mais detalhes.

E isso importa? Importa mais, amigos, do que medalhas de ouro nas Olimpíadas (esportivas) ou ganhar mais uma Copa do Mundo. Deixe-me contar o que vi lá. Primeiro, vi uma competição muito bem organizado, de nível elevadíssimo e com foco extremamente voltado para o trabalho prático. A prova é a construção de um site, projeto, layout e programação, feito em apenas vinte horas por uma única pessoa. Claro, os competidores sabem que o site não será publicado e conhecem os critérios com que serão avaliados, por isso o trabalho fica um pouco diferente do que seria a produção normal de um site. Mas, acreditem, o resultado é muito interessante.

Já treinamos gente muito mais inteligente e experiente do que nós, nas melhores equipes de desenvolvimento do Brasil e posso garantir, poucos encarariam uma competição como aquela.

Outra coisa que vi foi um jovem récem-formado que produz mais rápido e com mais qualidade que muitos profissionais com anos de experiência. E que está estudando para produzir ainda melhor e mais rápido. Em setembro vou estar conectado, acompanhando e torcendo. Boa sorte, André!

E, por isso, acho que isso importa mais que as Olimpíadas ou a Copa do Mundo. O Brasil é referência em ensino profissionalizante. Está se formando uma nova geração de programadores, designers, arquitetos de informação, analistas de sistemas e etc. e, pelo que pude ver, virão para arrebentar.

Só queria compartilhar, obrigado 😉

3 Responses to “Olimpíadas do Conhecimento”

  1. Andre Lima disse:

    Show, não sabia que existia um evento deste nivel para desenvolvimento. Mas me diz como acompanho este evento! Tb quero torcer.

    Seria uma boa um post falando das novidades abordadas pelo Andre e que a equipe da visie aprendeu com ele.

    Ando a procura de novos rumos para elevar a produtividade da equipe de desenvolvimento da empresa onde trabalho e qualquer orientação é bem vinda!

    []’s

    Andre Lima
    > twitter/andrework

  2. Rafael Kellermann Streit disse:

    Com certeza este tipo de Olimpíadas é mais interessante, já que, ao invés de competir com algo que não tras tantos benefícios ( financeiros e inovadores ) como o esporte, é algo que meche com a inteligencia e mente das pessoas.

    Posso até estar errado, mas eu acho que é muito mais produtivo para ( sem colocar o capitalismo no meio ) as pessoas, empresas e até o mundo a inteligencia das pessoas para a nossa evolução.

  3. André Luiz disse:

    Élcio muito obrigado pelo reconhecimento, tenha certeza que a Visie foi parte importante no bronze que conquistamos no Canadá.

    Att, André Luiz

Deixe uma resposta