Certa vez, em uma loja de departamentos de uma grande rede, procurei um produto específico e me disseram que este só era vendido online. Saí de lá frustrada e, ainda na rua, pesquisei em uma loja concorrente, pelo smartphone, e efetuei a compra. Se você tem uma loja física e um e-commerce, provavelmente já perdeu clientes assim! Por isso, hoje falaremos sobre o que é phygital e como transformar sua loja física em um ponto de venda online.

O que é phygital?

Phygital (ou fígital) é, literalmente, a fusão do físico com o digital. Sua proposta é tornar a experiência do consumidor mais fluida e completa ao utilizar recursos dos dois ambientes em conjunto. 

Confira, no vídeo abaixo, alguns exemplos de aplicação do phygital em operações comerciais.

Por que as lojas estão perdendo vendas?

O primeiro ponto a considerar quando buscamos compreender o que é phygital e seu impacto nas lojas físicas e online, é o fato de que o consumidor mudou! Antes, o cliente que ia à loja não era o mesmo que comprava pela internet. Então, os preços e os processos eram diferentes em cada ambiente e ninguém se incomodava com isso.

Mas, com a popularização da internet e o advento dos smartphones, as pessoas começaram a visitar lojas físicas para verificar o que comprariam pela internet. Assim, os vendedores que prestavam esses atendimentos perdiam suas comissões para a loja online. Isso, sem contar com os clientes que ficavam comparando modelos e preços pelo celular, enquanto o vendedor os atendia, para depois ir comprar no concorrente!

Esses consumidores já estavam no phygital e as lojas não estavam preparadas para atendê-los. Muitas vezes, esse tipo de comportamento era visto com “maus olhos” pelo lojista, que encarava o digital como um tipo de concorrente da loja física, ainda que fosse da mesma empresa! 

Se pensarmos que ele estava perdendo vendas (ou a comissão, no caso do vendedor), a aversão a este comportamento é compreensível! No entanto, o problema não estava no novo comportamento do consumidor, mas na dificuldade das empresas em acompanhar o ritmo das mudanças. Consequentemente, enxergar essa situação como uma oportunidade tornou-se o principal agente de transformação para os negócios que decidem inovar seguindo as tendências do phygital!

Como inovar com o phygital?

Depois de reconhecer que o consumidor mudou e observar as novas necessidades de atendimento que surgiram, é hora de aproveitar a oportunidade para investir na união da loja física com a online para destacar o seu negócio diante da concorrência.

Com a ajuda da Visie, você pode transformar a sua loja física em um ponto de venda online e contar com um totem no qual o consumidor poderá fazer a busca do produto que deseja em toda a rede da loja enquanto recebe o atendimento do vendedor. Tudo isso de maneira segura, intuitiva, autônoma e acolhedora.

Dessa forma, se acontecer do cliente se frustrar com a falta de algum produto em sua loja física, o vendedor pode indicar o uso do totem, dar todo o atendimento presencial, oferecer os mesmos descontos da loja física e realizar a venda online com entrega posterior, no endereço desse cliente. Além da empresa evitar a perda da venda para o concorrente, o vendedor ainda pode garantir sua comissão, mesmo com a venda online!

Para saber mais sobre como aumentar o fluxo de clientes oferecendo uma experiência personalizada de vendas online na sua loja física, visite a nossa página “TACTUS – Onde o físico se une ao digital” e entre em contato! Assim você poderá ver o que é phygital na prática e potencializar suas vendas em todos os canais.

Joana Kerr

Foto de CardMapr.nl por Unsplash