O termo Cloud Computing é usado como algo que apenas está nas “nuvens”. Mas existem outras características que o definem. Descubra-as e veja suas vantagens.

4 comentários
Geral, performance

O que é Cloud Computing?

É comum as pessoas definirem Cloud Computing como algo que simplesmente está nas “nuvens”, mas não é apenas isso. Hoje é possível fazer com que dois, cem, milhares de computadores trabalhem em paralelo como se fossem apenas um. Algumas pessoas compram milhares de computadores físicos criando um super computador. Porém, uma coisa muito mais fácil e que já é possível de se fazer hoje é criar máquinas virtuais.

Em relação às máquinas físicas, as máquinas virtuais são muito mais vantajosas, pois além de conseguir fazer a distribuição de tarefas simultaneamente entre elas de forma orquestrada, você economiza seu tempo tempo, pois para dobrar ou multiplicar sua capacidade você precisa simplesmente clicar em dois botões. Você economiza dinheiro, pois não precisa de uma equipe técnica para fazer manutenção dos seus servidores e em alguns serviços como Google App Engine e o Elastic Beanstalk da Amazon, por exemplo, a escalabilidade do uso de recursos é feita automaticamente conforme a sua demanda. Ou seja, você só paga pelo que realmente usar.

Os recursos do Cloud Computing são imensos. Não é porque um servidor virtual tem nome de Cloud Server que ele oferece todos os recursos do Cloud Computing. Ele pode ser apenas uma máquina virtual, que todo mundo pode ter. Por isso, não compre gato por lebre. Pesquise e estude sobre este assunto e escolha uma empresa que realmente possa te oferecer todas essas vantagens.

 

4 Responses to “O que é Cloud Computing?”

Deixe uma resposta