Enquanto a inovação digital cresce, as empresas se beneficiam dos novos recursos para alavancar seus negócios, mas as novidades não parecem dar os resultados esperados. Há um grande esforço em ser mais rápido e melhor do que a concorrência, para se destacar no mercado, porém, não apresentam nenhum diferencial. Consequentemente, apesar de usar novas tecnologias, colhem sempre os mesmos resultados (ou até piores) porque não entregam, de fato, algo novo para o consumidor. Afinal, estão apenas fazendo o mesmo que todos os outros!
Essa situação tem tornado o digital muito chato, pois o usuário percebe as mudanças, mas não encontra tantas opções. Parece que todos os sites proporcionam a mesma experiência visual e todas as empresas oferecem as mesmas ofertas e seguem as mesmas estratégias! É claro que alguns padrões devem ser seguidos, por questões de organização e funcionalidade, entretanto, a escolha das ferramentas e dos métodos precisa ser diferente.
No vídeo abaixo, exploramos um pouco mais este assunto e disponibilizamos algumas dicas para fazer inovações reais em seu negócio.
Inovação digital não é um diferencial
Se você implementou uma nova tecnologia em sua empresa e está utilizando estratégias que apenas as grandes empresas usaram, parabéns! Provavelmente esteja um passo à frente dos seus concorrentes, mas a que preço e por quanto tempo? Assim que essa novidade se popularizar, sua empresa provavelmente voltará a ser apenas mais uma, dentre tantas que terão seguido esse caminho!
Quer dizer que não devemos inovar no digital? Pelo contrário: a tecnologia está aqui justamente para nos ajudar, e toda inovação digital é bem-vinda! Todavia, qualquer mudança de percurso precisa ser ponderada, conforme o custo-benefício do investimento. Inclusive, falamos disso em nosso artigo sobre novas tecnologias e tendências tecnológicas!
Além do mais, o simples fato de implementar uma inovação digital não significa sucesso, nem garante destaque em seu mercado. Se for algo já criado por outros, talvez seja mais coerente você encarar sua inovação como uma atualização necessária para manter a competitividade.
Porém, se tiver intenção de fazer diferente, usando as novas tecnologias, precisará sair um pouco do óbvio, experimentar ferramentas menos populares e administrar riscos.
Criar um diferencial envolve dedicação e coragem
Estamos falando de dois cenários distintos: o primeiro refere-se à reprodução de estratégias e implantação de algum tipo de inovação tecnológica (a famosa cópia do concorrente); o segundo é a criação de alternativas através da combinação de recursos (a busca por soluções inéditas). No primeiro cenário, os riscos são baixos, pois alguém testou antes, mas os resultados são limitados, visto que a concorrência geralmente é acirrada. Já no segundo cenário, por ser algo desconhecido, os riscos são altos, o resultado não é garantido, mas há uma grande possibilidade de sucesso.
Diante dos riscos e incertezas, o segundo cenário é para poucos, pois fazer o diferente exige mudar de rota e passar por caminhos pouco percorridos. Isso demanda energia, tempo, dinheiro, estudo e muito trabalho. Contudo, todos os grandes, em algum momento encararam riscos e incertezas e, certamente, enfrentaram muitos percalços até chegarem onde estão. Até porque, os erros e insucessos também fazem parte do processo de crescimento, junto com a perseverança e resiliência!
O fato é que só consegue se destacar no mercado, quem tem coragem e garra para fazer o que ninguém está fazendo, até transformar o seu diferente em diferencial. Como fazer isso? Utilizando a inovação tecnológica que estiver ao seu alcance para potencializar o que sua empresa e seu time tem de melhor a oferecer. Assim, a tecnologia e as ferramentas escolhidas não serão o objeto da inovação, mas funcionarão como facilitadores para a execução das suas ideias e projetos exclusivos, gerando que configuram sua verdadeira inovação.
Por Joana Kerr
Imagem de andrespradagarcia por Pixabay
3 de setembro de 2024