Você tem feito várias ações online que não tem gerado conversões? Então, veja o vídeo abaixo, continue lendo o artigo e veja se você está executando as ações corretamente, entenda, de uma vez por todas, o que é e como funciona o funil de marketing e como planejar e executar suas ações!
O funil de vendas e sua funcionalidade
Houve um tempo em que existia apenas o funil de vendas, que era controlado unicamente pelo time do comercial. Sendo assim, o marketing participava apenas da primeira etapa desse funil, veja abaixo:
A equipe ou profissional de marketing cuidava de captar leads qualificados para enviar ao comercial, mas, não haviam processos de qualidade de COMO fazer isso de forma eficaz.
Hoje o cenário mudou completamente! Com a evolução do mundo online, não há apenas um canal para comunicação com o público, há inúmeros.
Além disso, a forma de comunicar-se mudou e agora é possível direcionar ações de marketing para públicos muito mais específicos, atingindo, assim, exatamente seu público-alvo.
E é aí que surge a necessidade de processos mais bem estruturados. Por isso surgiu o funil de marketing! Viu só como faz sentido?
Mas, afinal, como funciona este funil?
O que é e como funciona o funil de marketing
O funil de marketing é responsável por representar a jornada do consumidor, desde o momento em que ele tem o primeiro contato com sua empresa, até a compra.
Ele dá suporte a esta jornada, que é composta por quatro etapas:
- Aprendizado e descoberta: quando a persona ainda não tem conhecimento sobre o problema.
- Reconhecimento do problema: quando a persona identifica qual é o problema e começa a buscar informações para solução.
- Consideração da solução: a persona avalia alternativas de solução.
- Decisão de compra: a persona resolve qual solução deseja seguir.
Essa jornada representa os passos que o cliente percorre até a aquisição de determinado produto ou serviço.
O objetivo é que cada etapa do funil auxilie em cada parte da jornada de compra. Por isso, na hora de decidir as ações é preciso pensar, exatamente, em quem você quer atingir.
Onde está essa pessoa na etapa do funil? Em determinada etapa, qual assunto ela tem interesse? O que precisa saber? Como e onde vou alcançá-la?
Assim, com o funil você terá uma visão clara do caminho que você quer que o usuário percorra e como vai convencê-lo a realizar a conversão. Você, também, poderá definir os objetivos e metas de conversão.
Etapas do funil de marketing
O funil de marketing é dividido em três partes: topo, meio e fundo. Cada parte representando uma etapa da jornada do consumidor, como na imagem abaixo:
Uma forma de tornar o funil ainda mais eficaz é investindo em mídia paga, ou seja, anúncios! Dessa forma é possível segmentar o público de forma mais assertiva ainda e direcionar os anúncios de acordo com cada etapa. Confira como dividir essas ações:
Ações para o topo do funil
- Anúncios nas plataformas: Google, Facebook, Instagram e Linkedin; com conteúdo mais informativo sem propostas comerciais;
- Landing page: para captura de e-mails;
- Recompensa digital: como ebooks, planilhas, infográficos, check-lists, templates, vídeos, etc.
Ações para o meio do funil
- Utilização de uma ferramenta de automatização de e-mails;
- Envio de e-mails: semanais ou quinzenais, com conteúdos ricos e de oferta;
- Segmentação bem mais definida do público-alvo.
Ações para o fundo do funil
- Anúncios de aquisição para fundo do funil (para aqueles que já estão na etapa de decisão e compra) ;
- Remarketing (anúncios para pessoas que já tenham se interessado por um produto/serviço);
- Landing page ou formulário de captura final;
- Qualificação de leads para passar pro comercial.
Não perca mais tempo, invista em um funil de marketing!
Conhecer e aplicar o funil de marketing está diretamente ligado ao aumento da conversão e consequentemente das vendas!
Portanto, é um investimento certeiro.
Então, se você quiser saber mais sobre como o funil funciona na prática e como calcular o retorno sobre seu investimento para ver se vale a pena, clica aqui e veja uma aula muito bem explicada sobre isso!
Por Beatriz Paradela
8 de janeiro de 2020