Para empreender com sucesso é preciso aprender três coisas que não se ensina na escola: finanças, criatividade e liderança.

nenhum comentário
Geral

Educação para Empreender

Se você é um empreendedor e está começando agora, ou se tem o sonho de empreender, você precisa saber de três coisas que não se ensina na escola, mas que são fundamentais para que o negócio dê certo: finanças, criatividade e liderança. Veja porque no vídeo abaixo:

Muita gente que decide empreender tem dificuldade em levar seu negócio adiante porque não foi preparada adequadamente para isso. Infelizmente, as nossas escolas têm um modelo para formar operários. Isso quer dizer que quem almeja sair do formato padrão e investir em seu próprio negócio, precisa buscar informação além do básico ensinado nas escolas.

Educação Financeira

Todo ser humano deveria saber finanças! É uma questão de sobrevivência! É verdade que é mais fácil contar com as providências do governo quanto a aposentadoria, desemprego e os diversos benefícios que são oferecidos aos trabalhadores hoje em dia. Mas com tantos juros dos bancos e “ofertas irrecusáveis”, grande parte das famílias brasileiras está endividada, sem saber administrar suas próprias finanças. Se no contexto familiar já tem sido difícil administrar as finanças com o conhecimento básico da escola, imagine no mundo empresarial! Por essas e por outras, você precisa estudar finanças, entender bem como funciona o financeiro de uma empresa e saber como se planejar para não perder dinheiro, mantendo o controle do seu caixa e fazendo bons negócios.

Criatividade para Empreender

Embora muito se fale em criatividade e as escolas promovam trabalhos e oficinas para desenvolver os alunos, tudo é muito restrito e, na verdade, os alunos aprendem apenas a cumprir ordens. O próprio formato da sala de aula é limitador! As crianças não recebem incentivo para inovar, “sair da caixa”, apostar no diferente… Aliás, elas nem podem fugir muito do padrão, pois correm o risco de atrapalhar a dinâmica da escola e serem discriminadas. Então nós saímos da escola com conhecimento sobre a área estudada, mas com a cabeça fechada no mundinho que nos foi imposto durante anos. Por isso hoje é tão difícil para o cidadão brasileiro se desenvolver, investir no novo, empreender! Mas a partir do momento que percebemos que há um mundo de possibilidades a ser descoberto e (por que não?) a ser criado por nós, as chances de deslanchar em um negócio próprio cresce consideravelmente.

Liderança no Mundo Real

Outra coisa que não se aprende na escola e que é importantíssimo para quem deseja empreender é liderança. É um engano pensar que se destacar entre os colegas e assumir a frente em um ambiente controlado, como nas nossas salas de aula, é liderança. Saber liderar no mundo real é muito mais do que isso! Para que um negócio cresça, você precisa de uma equipe não só comprometida, mas apaixonada pelo que faz. Por isso, é necessário ter sensibilidade para entender o que as pessoas buscam, quais os seus sonhos e fazer com que elas compartilhem esse sonho. Um bom líder consegue inspirar pessoas e identificar onde os interesses delas podem se encaixar nos seus para que, trabalhando juntos, todos encontrem a realização pessoal e profissional. Então, se você quer empreender com sucesso, assista ao vídeo abaixo e reveja seus conceitos!

QUERO ASSISTIR AO VÍDEO

Deixe uma resposta