Faltam quatro meses para a Black Friday e, se o seu time ainda não está preparando o seu e-commerce, está mais do que na hora de começar! Para os consumidores, a data pode parecer distante, mas para as lojas que pretendem estar com tudo funcionando neste dia para aumentar seus ganhos, há bastante trabalho que exige planejamento e tempo. 

Geralmente, as grandes empresas começam a se preparar bem antes, visto que todas as suas áreas são envolvidas de alguma forma e precisam estar alinhadas. Além disso, as lojas virtuais precisam ter as ações planejadas com antecedência para ajustar a programação do seu e-commerce a todas as mudanças deste período. 

É sobre isso que falamos no vídeo abaixo, no qual iniciamos uma checklist do que consideramos importante planejar agora para você alcançar os resultados esperados.

Entendemos que são muitos os pontos a trabalhar na preparação de um e-commerce para a Black Friday, por isso vamos disponibilizar essa checklist aqui, também! Dessa forma, você poderá avaliar tópico a tópico em seu negócio e, se desejar, usar este conteúdo como um guia para iniciar suas ações.

Regras de precificação e promoção da Black Friday

Muitas das promoções anunciadas na Black Friday envolvem alterações na programação do e-commerce, devido a regras atreladas a datas e a condições especiais. Por este motivo, não basta mudar as descrições dos produtos no dia das ofertas: é necessário preparar o site para conduzir o usuário nesse formato excepcional de compra.

Então, inclua em seu planejamento respostas a esses questionamentos:

  1. Qual desconto será dado na Black Friday? 
  2. Em que produtos e categorias os descontos serão aplicados? 
  3. Quais são os seus produtos-chave (que vão atrair os seus clientes)
  4. Haverá descontos ao comprar mais produtos?

Política de frete dos produtos promocionais

Outras questões que precisam ser definidas com antecedência são os preços e os prazos dos fretes, pois envolvem terceiros, além da equipe responsável pelas alterações no e-commerce. 

Neste caso, convém avaliar o custo da entrega e as condições que a empresa pode oferecer, para tornar a oferta atraente sem gerar prejuízo ao negócio.

Política de recuperação de carrinho abandonado

Em geral, os e-commerces já costumam ter uma política de recuperação de carrinho abandonado, mas vale cogitar uma específica para a Black Friday. 

Afinal, por ser um período em que o consumidor está mais propenso a comprar, configurar seu e-commerce para resgatar ofertas abandonadas anteriormente e apresentá-las na Black Friday com descontos irresistíveis pode gerar ainda mais vendas! 

Limites de vendas em Marketplaces

Quem vende em Marketplaces pode estar sujeito a limitações quanto ao número de pedidos por dia, questões cadastrais e até categorização de produtos. Ter que lidar com algumas dessas limitações pode fazer parte do negócio, mas é importante ajustar suas estratégias da Black Friday para não desperdiçar recursos. 

Portanto, verifique os seus limites com antecedência, assim como as regras para alterá-los (se houver) e planeje seus investimentos em divulgação conforme a demanda que será possível atender, de fato. 

Estratégia de estoque para a Black Friday

Não tem situação mais frustrante para um comerciante do que ter a loja cheia e deixar de vender por esgotamento do estoque! Ou por não ter preparado o estoque para esse período de aumento das vendas, ou por atrasos nas entregas dos fornecedores (que também receberão mais pedidos dos seus concorrentes). 

Porém, encher demais o estoque também não é bom, pois pode gerar problemas futuros no fluxo de caixa. Em vista disso, analise o giro dos seus produtos no mesmo período dos anos anteriores e negocie com seus fornecedores com bastante antecedência.

Estratégia de tráfego diferenciada

Pensar em estratégias para aumentar o tráfego em um e-commerce é algo que se costuma fazer continuamente e que talvez não precise de mudanças quando a procura por seus produtos tende a crescer naturalmente. Porém, se o aumento de tráfego estiver voltado para a venda de produtos com um ticket mais alto, isso pode representar um retorno maior do seu investimento.

Sendo assim, vale a pena criar uma estratégia de campanhas voltadas para as vendas dos produtos mais rentáveis durante a Black Friday. Ou seja: direcione os seus clientes aos setores de sua loja virtual que são mais interessantes tanto para o cliente quanto para o seu negócio.

Estratégias de SEO específicas

Se você já investiu em otimização orgânica do seu e-commerce, sabe que o SEO é um recurso que funciona muito bem, mas que requer tempo. Então, se o seu site já está bem colocado nas pesquisas do Google feitas com palavras relacionadas aos seus produtos, suas chances de vendas são maiores do que as dos seus concorrentes. 

No entanto, na Black Friday, o tipo de pesquisa passa a ser mais específico, geralmente associando o nome do produto ao nome “Black Friday”. Isso quer dizer que os e-commerces não indexados anteriormente com palavras-chave relacionadas à Black Friday, provavelmente receberão menos clientes do que os outros. 

Campanhas prévias

Um dos recursos bastante utilizados no mundo do marketing é o “gatilho da antecipação”, que consiste em dar uma prévia da promoção futura. Assim é gerada uma expectativa no consumidor, que inconscientemente já se prepara para adquirir a oferta quando for disponibilizada. 

Pode ser uma contagem regressiva, anúncios de promoções que serão disponibilizadas no período da Black Friday, uma comunicação diferenciada em seus canais de atendimento… Você pode, inclusive, se valer do fato de o consumidor já estar acostumado a encontrar ofertas nessa data e motivá-lo a se programar para adquirir seus produtos promocionais!

Canais de atendimento na Black Friday

Durante a Black Friday, o número de contatos nos canais de atendimento ao cliente costuma crescer, mesmo em lojas 100% virtuais. São contatos para esclarecimento de dúvidas, reclamações, sugestões e, em alguns casos, suporte para a venda. 

É fundamental que o cliente tenha acesso aos canais de atendimento e se sinta bem atendido para não perdê-lo para a concorrência. Por isso, você precisará munir o seu pessoal de informações sobre os produtos e promoções da Black Friday e talvez a sua equipe precise fazer plantão nesse dia.

Adequações na interface do e-commerce

Mudar a interface do e-commerce durante a Black Friday também é uma forma de atrair os clientes e gerar mais vendas. O visual do site pode ser adaptado ao tema da Black Friday para chamar a atenção do visitante e a disposição das seções podem ser alteradas neste dia, facilitando o acesso aos produtos em promoção.

Mas esta é uma ação que requer planejamento e tempo hábil para o desenvolvimento das páginas temáticas e eventuais alterações nas funcionalidades do e-commerce. Também deve ser considerado o tempo para a realização de testes para garantir que tudo estará funcionando adequadamente no dia da Black Friday.

Melhorias na experiência do usuário (UX)

Por fim, faça uma análise geral da experiência do usuário em seu e-commerce a fim de identificar os locais do site que podem gerar dificuldades de navegação. Normalmente, as partes em que os usuários costumam sentir mais dificuldade, durante a navegação e intenção de compra, são cadastro/login, check-out, cálculo de frete e ferramenta de busca. 

Dessa forma, não deixe de fazer testes e conversar com o seu time sobre as possíveis melhorias! Esse é um cuidado necessário em todas as épocas do ano e que merece uma atenção especial em datas como a da Black Friday. Até porque, não vale a pena tanto investimento para, no final, perder vendas por problemas no acesso dos usuários! 

Tecnologia e infraestrutura para a Black Friday

A checklist acima é a primeira parte do conteúdo de planejamento que preparamos para ajudá-lo nessa empreitada rumo ao sucesso das suas vendas! Na próxima semana, seguiremos com recomendações sobre tecnologia e infraestrutura para ajudá-lo no planejamento e execução das demais ações preparatórias para a Black Friday em seu negócio.

Por Joana Kerr