Todos nós sabemos que a tecnologia e a transformação digital ocuparam espaços importantes e estão dominando o mundo dos negócios. Os dados digitais possuem um certo protagonismo quando utilizados de uma maneira inteligente e hoje também abordam vantagens como diferenciais competitivos; por isso a adesão está tão alta.

De acordo com estudos divulgados pelo ResearchGate, elaborado por professores de duas universidades brasileiras – USP (Universidade de São Paulo) e UFAL (Universidade Federal de Alagoas) – , durante o período de 2009 a 2020, o crescimento do volume de dados pode ser calculado em uma curva que está cada vez mais alta. Assim sendo, a produção de dados no tempo presente e nos próximos anos poderá ser feita de modo mais qualificado e enriquecido. 

Ao produzir dados de forma conectada, estes mesmos irão contribuir para que o volume de dados previsto para as próximas  décadas  possa  ensejar  a produção  de  informações  e  conhecimentos numa mesma proporção.

Pensando nisso e na transformação digital, a Visie decidiu expandir um pouco mais sobre a temática dos dados digitais e suas principais vantagens para que você entenda qual a melhor forma de fazer uso estratégico com eles. Acompanhe mais um artigo.

Dados digitais e transformação digital

A transformação digital foi um verdadeiro divisor de águas para que as empresas atuem de forma mais personalizada, de acordo com o perfil dos seus clientes e as características dos seus produtos e serviços. Dessa forma, o grande desafio e fator diferencial é identificar de que maneira a informação se relaciona com as demandas específicas de um negócio.

Para que o conceito de transformação digital seja aplicado da melhor forma possível, é importante darmos um primeiro passo para entender quais os principais desafios da empresa neste sentido. Com o mapeamento desses ‘problemas’, é possível fazer uma análise do mercado e entender quais tecnologias ou processos ajudam a solucioná-los.

Para que essa transformação digital aconteça, é fundamental que o uso dos dados esteja constantemente ativo. Uma estrutura de big data consistente ajuda muito neste mapeamento e na decisão de qual software contratar para otimizar processos.

Leia mais em: Decisão baseada em números 

Vantagens do uso estratégico de dados digitais

Em 1990, o termo Big Data começou a ser utilizado para referir-se ao grande volume de dados que são coletados em operações. Desde então, as novas tecnologias permitiram que o mercado utilizasse desse recurso para geração de insights e análises mais efetivas para os negócios.

Vamos conferir 5 vantagens diferentes do uso estratégico de dados digitais.

Decisões mais inteligentes

Durante décadas, gestores e empresários buscaram formas de automatizar ou buscavam formas de otimizar as tomadas de decisão, da mesma forma que faziam com as operações. Entretanto, o que acontecia era que na maioria dos casos isso dependia diretamente do seu feeling para os negócios, o que poderia ser uma estratégia falha. Ou então, eram elaborados relatórios sobre o passado que iriam embasar planos do futuro.

Hoje, os dados podem ser levantados em tempo real, além de relatórios gerados com insights para uma decisão tomada com melhor embasamento e inteligência. Dessa forma, as ações do dia ficam alinhadas aos objetivos da empresa.

Planejamento estratégico

Um segundo impacto bastante significativo é a possibilidade de planejar o negócio de forma mais estratégica, de forma cuidadosa. Com uma avaliação do mercado efetiva, a empresa identifica tendências, traça um planejamento para médio e longo prazos e calcula quais podem ser suas expectativas. 

Melhorias nas operações

Com a otimização, acontece uma melhoria nas operações muito relevante. Cada setor pode fazer uso próprio dos dados digitais para melhorar suas operações. Tudo depende de um alinhamento com os objetivos gerais da empresa e da implementação de tecnologia ou ferramentas para essa finalidade.

Veja também: Sobre escolha de tecnologia 

Relação mais próxima com os clientes

Com o uso de dispositivos móveis e ferramentas, é possível coletar dados do comportamento dos usuários. Dessa forma, a empresa consegue manter uma conexão com os clientes através do entendimento de como eles “funcionam”, criando uma relação mais humanizada e próxima de cada um deles.

Identificação de tendências 

Por último, mas não menos importante, temos as trends. As tendências podem ser identificadas com maior facilidade e agilidade através da análise de dados. As novas demandas do mercado se tornam oportunidades para que gestores e líderes possam aproveitar oportunidades para alcançar novos clientes. De olho no mercado!

No final de tudo, você pode utilizar os dados digitais totalmente a seu favor! Colocar o Big Data para funcionar exige a implementação de soluções que façam uso inteligente dessa tecnologia. Por isso, é importante identificar as prioridades e adotar um software de análise consistente, para depois configurá-lo de acordo com os dados que sua empresa levanta e trabalhar constantemente na sua melhoria.

Saiba mais sobre desenvolvimento de softwares e acompanhamento de projetos com os desenvolvedores web da Visie.

Nova call to action