O ano de 2022 iniciou e a tecnologia permanece  presente dentro do cenário da inovação. Os últimos tempos foram marcados por uma consolidação das mudanças que começaram a acontecer ainda em 2020: o trabalho remoto se tornou uma necessidade devido à pandemia e agora é uma tendência  para  profissionais que buscam  mais conforto, qualidade de vida e  flexibilidade.

Além disso, a transformação digital mudou a relação entre marca e cliente e outras muitas soluções têm ganhado espaço para suprir as novas necessidades de uma sociedade contemporânea em busca de serviços e experiências marcantes. O mercado do empreendedorismo também vem se reinventando e tentando abranger uma nova realidade.

Nesse sentido, a Visie trouxe mais um artigo para falarmos sobre essas principais tendências tecnológicas inovadoras para o empreendedorismo no segundo semestre. Chegou a hora de entender como elas  estão ocupando espaços importantes para os mais diversos setores. Continue a leitura!

Antes de tudo, alguns dados

Alguns segmentos que englobam o mercado digital ou o uso da tecnologia, como o comércio eletrônico e serviços de delivery, por exemplo, se destacaram sobretudo durante o período da pandemia, e devem seguir em crescimento e gerando oportunidades.

Outro ponto interessante de acordo com os dados do Sebrae, divulgados em setembro passado, é que o comércio de usados cresceu 48,5% na pandemia. A tendência é verificada em outros países e revela preocupação dos consumidores e empreendedores com uma economia mais sustentável. 

5 tendências de tecnologia inovadoras para o empreendedorismo 

5G

Não há dúvidas que o 5G trará possibilidade de novos negócios na indústria com velocidade e capacidade de transmissão de altas massas de dados. 

O 5G vai cravar ainda mais as mudanças na dinâmica do trabalho, principalmente nos setores que utilizam a conexão com maior frequência ou negócios que ampliem o trabalho remoto. 

A velocidade da conexão permite que qualquer colaborador acesse em tempo real, qualquer informação ou arquivo por mais pesado que seja, além de permitir fazer videochamadas com a mais alta qualidade. 

Ensino EAD

O ensino à distância ou EAD se tornou um dos protagonistas dos processos de estudo nos últimos tempos também devido à pandemia, sendo o principal meio para acompanhar aulas e consumir conteúdos educacionais.

Nesse sentido, empresas, organizações e instituições de ensino precisaram se adaptar rapidamente, mas ao mesmo tempo, conseguiram pensar em novas formas de conseguirem novos alunos, como a disponibilidade de lives/webinars extras, cursos interdisciplinares, otimização da plataforma, etc, a fim de ampliarem os negócios. 

Adoção da cultura de dados

Há cada vez mais empresas que utilizam dados e a tendência é que esse número cresça cada vez mais. Empresas que adotam a cultura de dados, conseguem organizar os seus processos, estratégias e métricas fundamentadas em informações reais, e se baseiam nelas para guiar a tomada de decisão, além de direcionar os objetivos e metas do negócio.

Os dados são consistentes e reais, reunidos e selecionados a partir do uso dos produtos digitais e transformados em informações para geração de relatórios analíticos. Dessa forma, as projeções de venda são realizadas de maneira mais eficaz, com análise de concorrentes e relatórios mais detalhados sobre todas as ações e processos comerciais, visão geral sobre a carteira de clientes, maior nível de inovação à empresa, identificação de falhas e oportunidades, criação de estratégias para atingir os clientes chave e a carteira ativa, dentre  inúmeras outras vantagens.

Pagamentos digitais

Com o avanço da tecnologia, é fundamental ampliar as opções de pagamento para os clientes. Utilizar maquininhas de cartão já é quase um requisito básico para montar um negócio. Mas com as novas tendências e tecnologias, outras formas de pagamento vieram para facilitar a vida do cliente. 

O uso dos pagamentos através do Pix já é uma realidade em muitos negócios e a tendência é de aumentar cada vez mais a procura por esta  modalidade. O mesmo vale para os pagamentos via WhatsApp, que trazem muitos benefícios e agilidade ao consumidor.

Leia também: 5 dicas de SEO para alavancar seu negócio 

Sites e canais digitais

Por último, mas não menos importante, é importantíssimo que a empresa possua canais digitais eficientes para uma relação mais próxima com seus clientes. O mesmo vale para um site bem desenvolvido, com recursos que chamem a atenção e facilitem a usabilidade  do visitante.

A implementação de sites já existe enquanto prática nas empresas há algum tempo, entretanto, o grande diferencial é que esse site consiga estar dentro de uma estratégia eficiente dentro do desenvolvimento e rankeamento, para que além de ser buscado e encontrado, ele possa oferecer  uma boa experiência para  o usuário.

Aqui na Visie temos 7 pilares que guiam nosso desenvolvimento de sites. Isso porque acreditamos que quando a base é bem estruturada, o projeto corre da forma certa. 

Quer ser o próximo a mudar a realidade do seu negócio e começar a trabalhar com tendências para ficar à frente dos seus concorrentes? Saiba mais sobre desenvolvimento de tecnologia e acompanhamento de projetos com os desenvolvedores web da Visie. Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas e dê o primeiro passo para a mudança.

Gestão de tecnologia. Baixe o Guia!