Atualizado em 21/06/2019 – Se você tem um site, deve saber como é importante analisar o comportamento dos usuários dentro da sua página. Entenda porque é de extrema necessidade você se familiarizar com o Google Analytics e como ele pode ajudar seu site. Veja a importância de ter acesso a informações fundamentais para o crescimento do seu negócio!
A importância do Google Analytics
Essa ferramenta oferece informações valiosas a respeito do que está acontecendo em seu site! Portanto, ajuda na tomada de decisões estratégicas que influenciam no desempenho do site e dos seus objetivos com o negócio. Assim, direciona seus investimentos da maneira mais assertiva.
O Analytics permite medir a quantidade de visitas de uma página da web, o número de visitantes únicos, média de tempo gasto no site pelos usuários, páginas mais visitadas, datas de mais visita no site, palavras-chave, taxa de rejeição, entre outras opções.
Uma de suas funções importantes é a avaliação do ROI (Retorno Sobre o Investimento) das campanhas de marketing digital que estão ligadas à sua página, blog, e-commerce, entre outros, possibilitando uma mensuração certeira. Pois ajuda a saber em que continuar investindo, avaliando o retorno, e o que não vale mais a pena continuar.
Como o Google Analytics pode ajudar meu site?
Você deve estar se perguntando: “Beleza, o Analytics, pelo visto, é essencial para pessoas como eu que possuem uma página na web. Mas, como ele vai me ajudar na prática?”
Para isso, pegamos 3 pontos relevantes que podem deixar claro o que tende a melhorar em seu site:
1- Você vai descobrir porque estão abandonando seu site:
Analisar a taxa de rejeição vai te levar a entender porque você não está vendendo seus produtos ou serviços, e o que há de empecilho na página que está levando o usuário a não interagir nem um pouco com sua página. Analisando esse ponto, você entenderá se o problema está na página ou no produto/descrição do serviço em si.
2- Você vai descobrir o melhor horário para realizar ações importantes:
Com o Analytics você consegue mensurar os dias do mês, da semana ou até mesmo horas em que seus visitantes mais se engajam com o site. Com isso, será possível programar ações que certamente terão resultados, em dias e horários adequados.
3- Você vai saber qual dispositivo o usuário está utilizando para acessar seu site:
Analisando seu tráfego pelo Google Analytics, é possível saber qual dispositivo seus visitantes mais tem utilizado para acessar seu site.
Atualmente é imprescindível que suas páginas sejam otimizadas para mobile. E, se ainda não realizou esta ação, isso pode estar prejudicando sua página nos resultados de busca do Google, caso não esteja de acordo com as diretrizes do mesmo. E, além disso, talvez você precise investir mais em mobile ao longo do tempo, e talvez até desenvolver aplicativos para mobile, dependendo do seu negócio.
Não perca mais tempo!
Com essa ferramenta fantástica, você saberá tudo que o usuário fez em seu site. Isso vai facilitar a decisão de que ações devem ser tomadas para que as vendas cresçam e não diminuam. Além de manter o seu site conhecido, mensurando corretamente cada resultado e melhorando sua presença no mundo online!
Por Beatriz Paradela
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8 de novembro de 2018