Não é nenhuma novidade que as empresas estão buscando formas de aumentar a produtividade e eficiência de suas equipes. Dessa forma, as metodologias ágeis surgiram como modo de agilizar o processo ou até mesmo a cultura de uma empresa. Embora muitas pessoas confundam o termo “metodologia ágil” com “cultura ágil”, eles são bem diferentes.
Os métodos são os processos que uma determinada organização precisa instaurar no seu dia-a-dia para que a cultura de agilidade também seja absorvida por seus colaboradores. Continue lendo mais um conteúdo da Visie para entender como essa estratégia e um acompanhamento efetivo dos projetos contribuem para entregas finais mais assertivas e capacitadas.
Metodologias ágeis
As metodologias ágeis, como o nome já indica, são uma forma de acelerar entregas de um determinado projeto. Elas consistem no fracionamento de entregas para o cliente final em ciclos mais curtos. Com isso, alguns dos principais benefícios que podemos citar são: identificação de problemas de forma mais eficiente e, como consequência, uma resolução mais rápida dos mesmos; possibilidade de testar protótipos, e de ter planejamentos revisados de acordo com possíveis mudanças de estratégias. Apesar de sua aplicação ter iniciado e ser muito comum em equipes de desenvolvimento de tecnologia, a estratégia pode ser utilizada em qualquer tipo de projeto.
A metodologia ágil tem como foco o cliente final e a entrega de valor constante, e por isso o gerenciamento ágil de projetos é extremamente importante. Ela promove um trabalho em equipe, com colaboração e inteligência coletiva.
Algumas características das metodologias ágeis
Uma das características mais relevantes é que a entrega dos produtos é mais rápida e com maior qualidade, apresentando uma abordagem de negócios de forma que o desenvolvimento do projeto cumpra com as necessidades e objetivos da empresa. O cliente conhece os resultados do trabalho de maneira antecipada e analisa, através das entregas contínuas, se tudo está dentro dos padrões pré-estabelecidos.
Implantar uma metodologia ágil requer uma mudança significativa da cultura na empresa. Os líderes de equipes devem estar abertos para tais mudanças e devem tentar enxergar novas oportunidades e formas de realizar os projetos.
Principais metodologias ágeis
Listamos algumas metodologias ágeis que fazem parte da cultura de agilidade. Confira:
- Scrum;
- Kanban;
- Lean;
- Feature Driven Development (FDD);
- eXtreme Programming (XP);
- Microsoft Solutions Framework (MSF)
Além disso, é importante frisar que não há a “melhor metodologia”, mas sim a solução mais adequada dentro do contexto do seu negócio ou projeto. Apesar de existirem diversas opções de métodos em uma cultura ágil, os impactos na empresa tendem a ser os mesmos.
Leia mais: Projeto de software – 4 conselhos pra quem vai gerenciá-lo – Visie Padrões Web
Vantagens das metodologias ágeis
Aumento significativo na produtividade
Sem dúvidas, o principal impacto na adoção de metodologias ágeis é na produtividade da equipe. A redução de tempo e otimização dos projetos devem ser os objetivos principais. Além disso, em uma empresa que possui uma cultura ágil, as equipes são autogerenciáveis, e isso faz com que os próprios funcionários se cobrem a respeito de prazos e metas.
Entregas ágeis e qualidade do produto
Com as metodologias ágeis, as entregas são feitas com maior volume e agilidade. Como elas são divididas em ciclos menores, a empresa consegue proporcionar feedbacks e gerar valor ao cliente antes mesmo da finalização do projeto.
A questão extra é a qualidade do produto, que passa por diversas revisões e correções ao longo da sua elaboração. O processo de melhoria constante gera um produto final de qualidade superior. Na Visie, o cliente tem a possibilidade de solicitar revisões de acordo com novas estratégias que tenham sido adotadas ao longo do desenvolvimento do projeto, otimizando cada vez mais o produto. Com o rápido avanço da tecnologia, a estratégia adotada no momento da contratação pode sofrer alterações até a finalização do projeto, e nós oferecemos flexibilidade com eventuais mudanças e entendemos que é completamente normal mudar de ideia no decorrer do caminho!
Redução de falhas
A redução de riscos e problemas é um outro diferencial nas metodologias ágeis. O reconhecimento de erros, como citamos acima, é feito de forma mais eficaz e rápida, o que facilita a revisão, correção e posteriormente, gestão.
Satisfação do cliente
Além da produtividade, a adoção da metodologia ágil gera para uma organização o aumento da satisfação do cliente, pois as empresas que trabalham com desenvolvimento de projetos e softwares estão gerando valor continuamente para eles.
Dessa forma, o cliente sempre terá uma participação mais ativa no desenvolvimento do projeto, e tem-se a garantia de que o produto final realmente atenderá às necessidades de quem contratou. A cultura colaborativa implementada pela Visie faz questão com que o cliente participe ativamente de cada processo, dando mais garantia de que o resultado saia como o cliente havia esperado.
Saiba mais sobre desenvolvimento de tecnologia, processo de metodologias ágeis e acompanhamento de projetos com os desenvolvedores web da Visie. Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas e conte conosco para essa tarefa.
2 de março de 2022