Um site bem desenvolvido e otimizado atrai mais visitantes, é capaz de manter as pessoas interessadas em seu conteúdo e gera mais conversões.

nenhum comentário
performance, site

Como a otimização do seu site pode impactar suas vendas?

Para quem almeja resultados satisfatórios em seus negócios utilizando os recursos da internet, o desenvolvimento de um site bem indexado e otimizado adequadamente para mecanismos de busca são requisitos básicos para alcançar seus objetivos e alavancar as vendas. Caso contrário, outras empresas sairão à frente, ainda que o produto ou serviço que você tem a oferecer seja de qualidade superior.

Barreiras de um site não otimizado

A primeira grande barreira de um site não otimizado é que ele não pode ser encontrado pelos buscadores, gerando um baixo tráfego e, consequentemente, um número mínimo de conversões. É como se o site não existisse na rede, por isso deixa de ser uma opção para quem pesquisa de forma orgânica.

Outra dificuldade para quem busca uma posição de destaque é quando o site não é otimizado de forma adequada. Ele é avaliado pelo Google, mas não fica bem posicionado, pois não é considerado um site relevante para o usuário. Isso acontece porque a otimização envolve não apenas o SEO interno, mas o design do site (programação, arquitetura e hierarquia da informação), o conteúdo (atraente para as ferramentas de busca, acessível e relevante) e a popularidade da página (links externos).

Vantagens da otimização

Além de um site otimizado adequadamente ser encontrado com mais facilidade pelos mecanismos de busca, ele possibilita uma qualidade superior da experiência do usuário durante a navegação, pois para ser bem classificado pelo Google, precisa, necessariamente, também entregar usabilidade.

Por isso a importância de começar o trabalho de otimização já na fase de desenvolvimento. Ainda que o usuário encontre a sua empresa no Google, se o site for lento, com informações difíceis de serem encontradas ou se o usuário não conseguir visualizar direito o conteúdo no celular, certamente desistirá de acessá-lo e partirá para outra opção. Concorrência para isso é o que não falta!

Com uma otimização bem estruturada, considerando ser este um trabalho contínuo, a consequência é atrair mais trafego de qualidade para o seu site, manter as pessoas interessadas na página por mais tempo (conforme o tipo de conteúdo) e conduzi-las à conversão. O maior número de acessos e conversões também tornam a página mais relevante para o Google, melhorando ainda mais o seu posicionamento em buscas orgânicas e consequentemente proporcionando resultados ainda melhores para o seu negócio.

Portanto, se você tem um bom site, um produto ou serviço de qualidade e não está vendendo, certifique-se de que o seu site esteja otimizado adequadamente e verifique se ele é realmente funcional para o seu público.

Deixe uma resposta