(Atualizado em 15/07/2019)
Para alavancar as vendas e alcançar seus objetivos nos negócios com a internet, é fundamental investir na otimização do site. Caso contrário, outras empresas sairão à frente, ainda que o seu produto ou serviço ofertado seja de qualidade superior.
Barreiras de um site não otimizado
A primeira grande barreira de um site não otimizado é não poder ser encontrado pelos buscadores, gerando um baixo tráfego. E, consequentemente, um número mínimo de conversões!
É como se o site não existisse na rede, por isso deixa de ser uma opção para quem pesquisa organicamente.
Outra dificuldade para quem busca uma posição de destaque é quando o site não é otimizado de forma adequada. Ele é avaliado pelo
Google, mas não fica bem posicionado, pois não é considerado um site relevante para o usuário.
Isso acontece porque a otimização envolve não apenas o SEO interno. Ela depende do design do site (programação, arquitetura e hierarquia da informação), do conteúdo (atraente para as ferramentas de busca, acessível e relevante) e da popularidade da página (links externos).
Além de um site otimizado adequadamente ser encontrado com mais facilidade pelos mecanismos de busca, ele possibilita uma qualidade superior da experiência do usuário durante a navegação. Pois, para ser bem classificado pelo
Google, o site precisa, necessariamente, também entregar usabilidade.
Por isso a importância de começar o trabalho de otimização já na fase de desenvolvimento.
Ainda que o usuário encontre a sua empresa no Google, se o site for lento, com informações difíceis de serem encontradas ou se o usuário não conseguir visualizar direito o conteúdo no celular, certamente desistirá de acessá-lo e partirá para outra opção. Concorrência para isso é o que não falta!
Com uma otimização bem estruturada, considerando ser este um trabalho contínuo, a consequência é atrair mais tráfego de qualidade para o seu site, manter as pessoas interessadas na página por mais tempo (conforme o tipo de conteúdo) e conduzi-las à conversão.
O maior número de acessos e conversões também tornam a página mais relevante para o
Google. Isso melhora ainda mais o seu posicionamento em buscas orgânicas e, consequentemente, proporciona maiores resultados para o seu negócio.
Portanto, se você tem um bom site, um produto ou serviço de qualidade e não está vendendo, certifique-se de que o seu site esteja otimizado adequadamente e verifique se ele é realmente funcional para o seu público.
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Por Joana Kerr