Se você tem um site indexável e otimizado para os mecanismos de busca, como o Google, provavelmente recebe visitantes interessados no que você oferece. Mas será que eles realmente encontram o que precisam quando navegam por suas páginas? Sabemos que alguns acessam o site sem um destino específico, apenas para conhecer um pouco do seu conteúdo. Outros, já decididos, procuram algo específico, podendo ser informações, produtos ou serviços. Em ambos os casos, quando o usuário não sabe onde está o que procura, é comum recorrer ao campo de busca por palavras-chave. 

Isso não deve ser novidade para você, afinal, a maioria dos sites disponibilizam um campo de busca para o usuário procurar o que deseja! Mas a questão é: você tem utilizado esse recurso de busca interna no seu site de forma a aumentar as vendas? Se não, considere analisar as palavras pesquisadas pelos seus visitantes e utilizá-las em ações de melhorias nos mecanismos de pesquisa interna do site. Veja alguns exemplos no vídeo abaixo:

A seguir, vamos explorar ações de melhorias na área de busca interna do site para ajudar os potenciais clientes a encontrarem o que desejam. Mas, antes, precisamos lembrar que o campo de busca deve estar visível para o usuário, sem a necessidade de muitos cliques para acessá-lo. Porque se o visitante tiver que clicar em um menu para encontrar o campo de busca, por exemplo, talvez desista e acesse outro site. 

Otimização do campo de busca do site ou e-commerce

A área de busca interna de um site gera informações valiosas sobre o comportamento do usuário e suas preferências. Através desse recurso, é possível verificar a forma de pesquisa e os assuntos, produtos ou serviços mais procurados e identificar oportunidades de personalização dos resultados.

Análise dos resultados do campo de busca

Para começar, compare as palavras-chave utilizadas e os respectivos resultados para entender se os usuários conseguiram as respostas que buscavam. Observe a forma como foi feita a pesquisa, se a página indicada realmente atende a essa necessidade e verifique se o seu site pode fornecer respostas mais apropriadas a tais buscas.

Você vai perceber que alguns resultados equivocados ou até inexistentes ocorreram por questões de escrita, outros por má indexação de certas páginas e, às vezes, até por dificuldade do usuário expressar sua necessidade. Entender essas variáveis vai ajudá-lo a pensar em maneiras de facilitar o acesso de usuários como esses a tais informações ou produtos.

Recursos de autocorreção e busca fonética

Para evitar que a experiência de busca seja inconclusiva por problemas de escrita, é importante considerar pequenos erros de digitação e de escrita, bem como as palavras da forma como se fala (e não apenas como se escreve). No Google, por exemplo, se a palavra não é reconhecida da forma como foi escrita, mas tem uma semelhante, o usuário recebe resultados para a palavra corrigida. O mesmo ocorre com palavras escritas conforme sua fonética.

Portanto, disponibilizar esses recursos na sua ferramenta de busca interna vai contribuir para que mais pessoas tenham suas solicitações atendidas e encontrem o que procuram. Consequentemente, as possibilidades de vendas aumentarão.

Sugestões do autocompletar

As sugestões do autocompletar são grandes aliadas dos usuários para ganhar tempo, ajudar a encontrar algo de que não têm certeza e facilitar a digitação. Até porque, principalmente nos e-commerces, a maioria dos usuários acessa pelo celular, e quanto menos cliques forem necessários, maiores as chances de permanência no site. 

Além disso, você pode programar sua ferramenta de busca para sugerir produtos que são mais procurados ou mesmo os que você queira divulgar. Este é um recurso útil, também, para direcionar o usuário quando ainda está verificando opções e informações adicionais do produto.

Ideias provenientes do campo de busca

Na análise inicial das pesquisas e resultados da ferramenta de busca do seu site, você identificará buscas sem resultados que nada têm a ver com o seu negócio, mas também encontrará casos em que se trata de algo que a sua empresa oferece, mas que o conteúdo não está organizado para ser encontrado dessa forma. Esta é a oportunidade de rever as informações do seu site, a indexação das páginas relativas ao tema em específico e realizar as devidas correções.

Também há casos em que a busca, feita por potenciais clientes, não apresenta respostas porque a empresa realmente não tem o que o usuário procura. Para essas situações, é recomendado configurar sua ferramenta de busca para oferecer opções que possam substituir o que foi solicitado. Muitas vezes, a sugestão pode agradar o consumidor e gerar uma venda!

Equipe preparada para otimizar seu site ou e-commerce

Se você precisar de ajuda para aproveitar ao máximo os recursos do seu site ou e-commerce, nossa equipe está pronta a atendê-lo. Não só em relação à pesquisa interna, pelo campo de busca do site, que mencionamos no artigo de hoje, mas referente às funcionalidades do site como um todo. Entre em contato!

Por Joana Kerr

Foto de Vlad Bagacian por Pexels