Para ter resultados satisfatórios com o seu site e aumentar suas vendas, é importante entender a jornada de compra do consumidor.

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A Jornada de Compra do Consumidor e seu Site

Pensando em construção de sites para quem está iniciando na Web, é importante, primeiramente, saber para que vai servir o seu site. Para isso, é necessário entender a jornada de compra do consumidor e qual será o papel do seu site nesse processo. Assista ao vídeo e veja os passos que você pode seguir para entregar exatamente o que o cliente precisa em seu site.

O Consumidor

Você, com certeza, já ouviu diversas empresas dizendo que estudam o consumidor. Porém, apenas algumas realmente se aprofundam nessa pesquisa.

Mas conhecer o seu consumidor e entender o seu comportamento no processo de compra é fundamental para o seu planejamento estratégico. Isso porque são muitos os fatores que influenciam uma pessoa na tomada de decisões: o ambiente em que ela vive, sua cultura, a ideia já formada sobre o produto, os resultados da sua pesquisa…

Se você estudar a jornada de compra do consumidor e utilizá-la estrategicamente em seu site, poderá gerar várias oportunidades para o seu negócio. Portanto, veja em que é preciso se atentar nesse processo.

A Jornada de Compra do Consumidor

Vamos criar uma situação para aplicar em cada passo. Suponhamos que uma pessoa perdeu o seu celular. Ela precisa de um novo, pois não pode ficar sem, e por isso vai procurar um que atenda às suas necessidades para poder comprar.

Necessidade: O consumidor está sem celular, porque perdeu, e ficar sem celular nos dias de hoje é complicado, pois tudo se faz por lá. Então ele precisa de um novo.

Saber da Existência: Ele sabe que existem vários sites de marcas interessantes de celular nos quais ele pode entrar e comprar online, de forma rápida.

Saber da marca: O consumidor precisa conhecer sua empresa e saber o valor que sua marca entrega. Assim, na hora de pensar em comprar um celular, virá o nome da sua marca na mente dele.

Convencimento: Entender e acreditar nos benefícios de um determinado celular e pensar se este possui tudo que o ele precisa em um aparelho. É o momento dele considerar se vale a pena comprar.

Pesquisa: Depois de saber mais ou menos qual celular ele quer, a pesquisa é feita entre sua empresa e alguns concorrentes, para então fazer uma comparação.

Decisão: Após ter lembrado da sua marca e ter sido convencido de que o celular que você vende atende a todas as necessidades dele, o consumidor decide comprar.

Esse é o mapa que você pode usar para conhecer seu cliente, saber o tempo que ele leva para decidir em seu processo de compra, quais suas dúvidas e quando ele volta a comprar de você. Com base nessa jornada de compra do consumidor você terá condições de construir um site que sirva exatamente para o que o seu consumidor precisa e, consequentemente, que venda mais.

QUERO ENTENDER A JORNADA DE COMPRA DO CONSUMIDOR

Por Beatriz Paradela

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