Falta pouco mais de um mês para a Black Friday 2015 acontecer e esta é, com certeza, uma das datas mais esperadas pelo comércio em todo o ano. Para quem não conhece este evento, a Black Friday surgiu nos Estados Unidos e acontece sempre na sexta-feira após o dia de Ação de Graças, feriado muito popular no país. Nos Estados Unidos o foco está nas lojas físicas e aqui no Brasil a aderência maior é dos e-commerces. O intuito é alavancar as vendas de final de ano com oferta de produtos contendo grandes descontos em diversas categorias.
Uma pesquisa realizada pela E-bit, no ano passado, aponta que as empresas brasileiras tiveram bons motivos para comemorar, pois as vendas foram um grande sucesso, movimentando nada menos que R$1,16 bilhão em apenas 24 horas de promoção. Isso explica o frenesi das empresas com os preparativos e a expectativa dos consumidores. Afinal, quem não gosta de uma promoção? Este ano será a 5ª edição aqui no Brasil e ela acontecerá no dia 27 de novembro.
Expectativas para a Black Friday 2015
A desaceleração da economia e a alta da inflação não parecem motivos que possam frear as vendas este ano. Pelo contrário, muitas pessoas veem uma oportunidade para economizar e realizar o sonho de comprar algum produto que estavam “namorando” há algum tempo. Além disso, a proximidade do natal também ajuda a impulsionar as vendas.
Recentemente, uma pesquisa realizada pela E-bit revelou que 80% dos consumidores que fazem compras pela internet já aguardam ansiosos por este dia e as categorias que mais se destacaram na intenção de compra foram: Eletrônicos (37%), Informática (27%), Eletrodomésticos (27%), Telefonia/Celular (25%) e Livros (17%).
Por outro lado, o estudo também revela um consumidor muito mais cauteloso. 81% das pessoas afirmam pesquisar o produto que pretendem adquirir antes de efetuar a compra. Isso se deve ao fato das pessoas já estarem em alerta, pois apesar do evento ter como foco principal a oferta de produtos com descontos, muitas empresas tentam “maquiar” preços na véspera para diminuir no dia, enganando o consumidor. Foi aí que surgiu a famosa expressão “Black Fraude” que todos nós já ouvimos falar e que acaba gerando uma imagem negativa da empresa diante do consumidor.
Novidade para proteger o consumidor na Black Friday 2015
A fim de proteger o consumidor deste tipo de situação, este ano a Black Friday está com uma novidade. As empresas que desejarem obter o selo Black Friday Legal 2015 deverão fazer a solicitação até o dia 12 de novembro, através de um formulário online em que se comprometem a disponibilizar ofertas reais aos consumidores. Em seguida, participarão de uma pesquisa em que será avaliado se elas estão aptas ou não a obter o selo. Se forem aprovadas, elas passam para uma terceira fase, que é um treinamento que tem como objetivo mostrar às empresas como elas podem se adequar à legislação brasileira de e-commerce.
Dicas para preparar seu e-commerce para a Black Friday 2015
Se para os consumidores a Black Friday 2015 só acontece no dia 27 de novembro, para as empresas ela já começou há algum tempo. Se você está se perguntando “Como assim, já começou?”, saiba que sua empresa está atrasada. Geralmente, as empresas começam seus preparativos e estratégias para o evento até 6 meses antes dele acontecer. Outras são tão adiantadas que mal acaba uma edição e elas já estão pensando na próxima. Mas se você ainda não começou a pensar nisso, calma! Tenha calma que ainda dá tempo. Mas corre logo porque você tem pouco mais de um mês para preparar seu e-commerce para este evento, que movimenta todo o mercado brasileiro.
Para ajudá-lo nesta tarefa, listamos abaixo algumas dicas que sua empresa pode aplicar em sua loja virtual. Muitas dessas dicas podem ser executadas em um tempo hábil até o evento e, com certeza, ajudarão você a ter um bom retorno em suas vendas.
Divulgue suas promoções com antecedência
Saia na frente de seus concorrentes. Invista em banners que anunciem suas promoções em seu site. Vale também enviar um e-mail marketing para sua lista de leads e construir uma landing page para captura de novos.
Mostre a seus clientes que seu site é seguro
Ter um certificado SSL é muito importante e mostrá-lo em uma área visível também. Mas antes disso é imprescindível verificar se o seu selo foi emitido por uma empresa séria e com boa reputação. Isso porque se seu cliente visualizar um selo emitido por uma empresa não confiável, com certeza poderá desistir da compra.
Tenha uma hospedagem que suporte o tráfego
Em datas sazonais como a Black Friday, o tráfego dos e-commerces aumenta consideravelmente. Para isso, é importante verificar o desempenho de sua hospedagem e, se necessário, migrar para uma opção mais robusta. Assim, a possibilidade do seu site ficar fora do ar será menor. Se seu e-commerce for de médio a grande porte, é importante também que você tenha uma equipe de suporte que consiga agir rapidamente caso algo aconteça.
Crie uma página de categorias de produtos específicos para a Black Friday
Se você pretende colocar apenas alguns produtos de seu e-commerce com descontos durante a Black Friday, a criação de uma página de categoria para os produtos específicos em promoção pode ser uma saída. Assim os seus clientes não ficarão perdidos em seu site durante o evento.
Anuncie descontos realistas
O principal desejo de todo consumidor durante a Black Friday é comprar com descontos reais. Portanto, não adianta anunciar uma promoção “fantasma” de 90% off ou tentar aumentar o valor do frete porque isso é pegadinha tentando enganar o consumidor. Aliás, esse quesito foi o campeão de reclamações na Black Friday do ano passado: a maquiagem de preços.
Faça um bom trabalho de SEO
Nesse quesito você precisa trabalhar o quanto antes, pois os resultados demoram um pouco mais para aparecer. Para isso, faça um estudo de palavras-chave e veja as mais buscadas pelas pessoas durante a Black Friday. A ferramenta Keyword Planner do Google Adwords pode ajudá-lo bastante. É importante também que você produza conteúdos de qualidade. Aproveite as palavras-chave mais procuradas em seu nicho e produza conteúdos relevantes baseados nelas. Outra ótima opção para aparecer nos resultados de busca orgânica é fazer parcerias através de link buildings.
Tenha uma loja virtual mobile
Essa última dica é essencial, porém se seu site ainda não está preparado, pode ser que não dê tempo até a Black Friday 2015. Independentemente de dar tempo ou não, comece já este trabalho! Pois todo e-commerce que se preze deve ter uma versão que funcione em dispositivos móveis. Afinal, oferecer uma navegação de qualidade ao consumidor é essencial.
Outras dicas relevantes são reforçar sua área de atendimento online, verificar seu estoque e divulgar as promoções em redes sociais.
Então, não deixe para a última hora. Comece já os trabalhos e garanta o sucesso do seu e-commerce na Black Friday 2015. Vamos lá? Mãos à obra e boas vendas!
23 de outubro de 2015