Todo mundo sabe que o site de uma empresa, atualmente, funciona como a porta de entrada do negócio e que, a depender da experiência do usuário, pode interferir drasticamente nos resultados das vendas. Porém, o que muita gente não sabe, é que não se trata de disponibilizar páginas bonitas, cheias de recursos para atrair a atenção do visitante. O que o usuário precisa, inicialmente, é navegar com facilidade e encontrar as informações que busca de forma intuitiva e rápida. E, para garantir que o site atenderá a essas necessidades, é fundamental contar com os apontamentos das Core Web Vitals!
As Core Web Vitals refletem a imagem do site para o seu público
Para entender como as Core Web Vitals funcionam, pense neste conjunto de métricas como um espelho. Quando uma pessoa se arruma para trabalhar, geralmente se olha no espelho para ajeitar o cabelo, fazer a barba, ver se a roupa está em ordem… Se essa pessoa não utiliza o espelho, pode não perceber detalhes que interferem em sua imagem pessoal na empresa.
Em um site ou e-commerce, as Core Web Vitals têm papel semelhante, mas de maneira bem mais aprofundada e alinhada às expectativas do público, para a construção de imagem positiva do negócio. Isso porque essas ferramentas atuam como uma espécie de raio x da performance do site e utilizam como parâmetros o comportamento do próprio visitante de suas páginas. É como se o seu espelho mostrasse não apenas a imagem que você enxerga de si mesmo ao se arrumar, mas a forma como os outros o veem e o percebem quando o encontram e se relacionam com você.
A performance de carregamento de um site interfere na percepção de qualidade do visitante
Quando uma pessoa pesquisa determinado assunto na web, ela espera conseguir a informação imediatamente, visto que o Google já mostra uma lista de links sobre o tema. Então, se o site escolhido demora para carregar, o foco da atenção deixa de ser a pesquisa e passa a ser o desconforto da espera. Assim, bastam alguns segundos para o visitante ficar impaciente e decidir buscar outra alternativa de site.
É por isso que as Core Web Vitals dispõem de informações sobre as muitas fases de carregamento do site! Porque, na navegação, o usuário percebe o site rápido ou lento e simplesmente troca, se não estiver do seu agrado. Mas, na parte técnica, são vários os fatores que precisam ser considerados e ajustados para tornar a navegação fluida para o visitante nas mais diversas situações.
Para entender como funciona essa performance de carregamento, preparamos um vídeo com explicações práticas sobre os critérios de cada métrica:
As Core Web Vitals têm 5 métricas que indicam a performance no carregamento de um site
Como mostramos no vídeo acima, o relatório PageSpeed Insights apresenta os dados das Core Web Vitals e classifica o site como aprovado ou reprovado de acordo com as suas informações. Este conjunto de métricas tem 5 números que você precisa conhecer para saber o que deve ser trabalhado no site para garantir uma boa performance.
- Tempo para iniciar o carregamento da página | FCP
Sabe quando você entra em um site e aparece uma tela branca, antes de carregar qualquer informação? O FCP (First Contentflul Paint) calcula esse tempo entre o acesso ao site e o início do carregamento de qualquer informação. O ideal é que este número esteja abaixo de 1,8 segundos para o visitante não ter a sensação de que o site está travado.
- Tempo para carregar a tela inicial | LCP
Depois de “sair da tela branca”, a página carrega as informações, gradativamente. O LCP (Largest Contentful Paint) indica o tempo para concluir o carregamento de toda a parte visível da Home, antes da rolagem da página. Esse tempo precisa ser menor do que 2,5 segundos para que o internauta tenha a sensação de carregamento rápido do site, mesmo que, abaixo da dobra da página, os elementos ainda estejam sendo carregados.
- Tempo para concluir o carregamento do layout do site | CLS
Já aconteceu de você entrar em um site e, ao clicar em algo, parece que o elemento “pula” para baixo, fazendo-o clicar involuntariamente em outro botão ou em uma área vazia? Isso acontece quando algum elemento da parte superior da página é carregado no instante em que a pessoa vai clicar no botão. Devido ao espaço do novo elemento carregado, aquela área desce, gerando o que chamamos de um “botão fujão”. Esta é uma situação passível de confusões, que pode ser evitada se o tempo do CLS (Cumulative Layout Shift) for abaixo de 0,1.
- Tempo de resposta a um clique ou interação | INP
Sites não otimizados, podem representar um teste de paciência ao visitante a cada clique, devido à demora para abrir páginas, formulários, imagens de carrosséis e responder a quaisquer elementos de interação do site. Logo, o INP (Interaction to Next Paint) precisa ser inferior a 100 milissegundos para que não haja espera do usuário em suas interações no site.
- Tempo para o primeiro byte | TTBF
Otimizar o site é fundamental para a boa performance no carregamento de seus dados, porém não é o único cuidado que se precisa ter para garantir um site rápido. Antes de tudo isso que explicamos acima, existe o tempo da comunicação entre o navegador e o servidor, e vice-versa. Neste trajeto, é necessário considerar a sua infraestrutura, back-end e conexão para que o TTBF (Time to First Byte) não seja alto.
As Core Web Vitals contribuem para o sucesso do seu negócio
A parte mais interessante desse conjunto de métricas do Google é que as Core Web Vitals são baseadas em dados reais de visitantes reais de cada site. Então se o seu cliente enfrenta alguma dificuldade de acesso ao visitar a sua loja virtual e desiste de aguardar o tempo de carregamento, por exemplo, o Google computa essa informação. Assim como o Google utiliza os dados de navegação dos seus visitantes para estimar a média de tempo de carregamento do seu site em cada uma dessas fases mensuradas.
Dessa maneira, as Core Web Vitals se tornaram imprescindíveis para entender como o seu site se comporta nos acessos dos seus visitantes e o que precisa ser feito para melhorar essa performance. Consequentemente, suas métricas contribuem diretamente para o sucesso dos seus negócios através do site. Afinal de contas, se o site é a porta de entrada da sua empresa, gerar uma boa primeira impressão e uma experiência de navegação positiva aos seus visitantes é o princípio do sucesso das suas vendas!
Por Joana Kerr
2 de julho de 2024