Todos sabemos que começar um perfil nas redes sociais é desafiador. E, com certeza, alguma vez você já ouviu que, para ter sucesso nas redes sociais, você precisa comprar seguidores.
Mas será que isso realmente vale a pena? No artigo de hoje vamos te falar porque não é recomendável comprar seguidores. Assista o vídeo abaixo, continue lendo o texto e confira!
A importância de ter um público que realmente se interessa
Você prefere ter em suas redes sociais pessoas que verão seu conteúdo e converterão em leads quentes e até clientes, ou pessoas que vão apenas te seguir e curtir suas coisas para fingir que suas postagens fazem sucesso?
Só com essa resposta é possível entender porquê comprar seguidores não é bom. Mas, queremos explorar mais com você.
Com certeza todos desejamos ter mais seguidores, lógico que queremos mais pessoas vendo nossas publicações. Mas, esses seguidores vão mesmo engajar com seu conteúdo?
Eles vão comprar seus produtos ou serviços? Aquele número todo de seguidores é real?
E não digo real no sentido de serem perfis de pessoas de verdade ou perfis falsos, mas sim se eles estão realmente te seguindo, se eles se importam com o que você posta.
Isso porque quem te segue deve realmente estar interessado em você. Se não, de nada adianta o número grande de seguidores, a não ser para alimentar o “ego” do seu negócio, ou o seu.
3 argumentos para você não comprar seguidores
1 – É contra as políticas das redes sociais.
Elas não permitem compra de seguidores, curtidas e qualquer outra maneira de engajamento que não seja de forma “natural”, orgânica.
2- Não gera engajamento.
Se o público não tem afinidade com seu conteúdo e valores da sua marca, provavelmente ele não vai curtir, comentar e compartilhar suas postagens.
Sem contar que nessas compras podem ter muitos perfis falsos, que são robôs e não pessoas de verdade.
Como consequência, isso gera outros problemas como, por exemplo, você não atingir seus objetivos, não gerar leads qualificados, não gerar vendas e ainda pode perder os seguidores facilmente, uma vez que eles percebem que sua marca precisa comprar seguidores para ter visibilidade online.
3 – Prejudica a imagem da empresa.
Quem compra seguidores é facilmente identificado, pois tem muitos seguidores e pouco engajamento. Portanto, se um potencial cliente entrar no seu perfil e ver que as pessoas que e seguem não engajam com seu conteúdo ou não comentam sobre seus serviços, pode duvidar da sua credibilidade e deixar de te seguir e confiar em sua empresa.
Então, como conseguir uma boa presença online sem comprar seguidores?
Você deve ter em mente que o mais importante é a taxa de engajamento.
O que é isso? É o número de interações dos seguidores com sua rede social. Número de curtidas, comentários e compartilhamento.
Alguns estudos de profissionais da área dizem que, no geral, as taxas de de engajamento boas são acima de 1%, as médias entre 0,5% e 0,99% e as baixas inferior a 0,5%.
E para fazer esse cálculo você tem que somar os engajamentos (curtidas e comentários, por exemplo) dividir pelo número de seguidores e multiplicar por 100.
Por exemplo, na sua conta do Instagram você teve 100 curtidas e 10 comentários, você tem 1000 seguidores. Sua taxa de engajamento é 11%.
Mas, para você conseguir seguidores reais e engajamento, você primeiro precisa conhecer muito bem seu público, produzindo conteúdo que sejam do interesse dele. Você também precisa interagir com os perfis e responder os comentários.
Se você pode e quer investir em ter mais seguidores, você pode usar o ADS (do Facebook, Instagram, Linkedin, etc). Ele vai ajudar a conseguir seguidores reais e interessados.
Combinado? Sucesso em sua jornada de engajamento!
Por Beatriz Paradela
3 de dezembro de 2019