Para você criar estratégias de marketing digital que funcionam de verdade, é preciso conhecer os hábitos dos seus clientes! Só assim vai valer a pena investir nos melhores canais de divulgação.
Por isso, assista o vídeo abaixo, leia o artigo e veja 3 dicas de como entender os hábitos dos seus clientes e investir da maneira certa!
Por que é importante entender os hábitos dos clientes?
Quando você conhece os hábitos dos clientes é possível elaborar conteúdos específicos para eles, tornando a divulgação mais eficaz.
Afinal, ao construir uma estratégia de marketing digital é preciso conhecer muito bem, como um amigo, o público para o qual está direcionando o conteúdo.
Dessa forma, você vai saber se seu cliente prefere conteúdos resumidos ou extensos, se clicam em seus anúncios, em que horário costumam estar online nas mídias sociais, entre outros.
Então, se você deseja saber quais as três dicas para entender os hábitos dos seus clientes, confira no tópico a seguir.
3 dicas de como entender os hábitos dos clientes e investir de forma certeira
1 – Defina sua persona
Isso é mais do que definir o público-alvo. Porque quando você define o público-alvo, você sabe o sexo, a faixa etária, os interesses, a região demográfica, o nível de formação, entre outras coisas.
Mas quando você define a persona, você cria uma personagem.
Assim, dá um nome, a idade exata, a formação exata, os interesses profissionais e de entretenimento.
Entende se a personagem é casada, tem filhos, como age no dia a dia, qual problema ela tem, o que ela busca com o seu produto, como você pode resolver.
Sim, é mil vezes mais mais específico. Por isso, uma boa maneira de definir a persona é pensando em um cliente que você já tem e o considera um ótimo cliente.
Anote as características dele, e assim, descobrirá quem é sua persona!
2 – Saiba quais são os termos buscados na internet
Na hora de definir as palavras-chave do seu negócio, use o Google Trends. Já ouviu falar?
Esta é uma ferramenta do Google que mostra os termos mais buscados na internet!
Com ele você pode verificar as palavras que estão em alta, os meses do ano que elas são mais procuradas, a região que tem mais interesse e verificar termos relacionados.
Com isso em mãos você terá mais ideias de quais palavras-chave seu público tem usado e quais conteúdos criar.
3 – Analise suas métricas
Veja como o público do seu site e das suas redes sociais tem se comportado.
Assim, use o Google Analytics para avaliar o comportamento dentro do seu site, o tempo de navegação, a quantidade de páginas navegadas, quais dispositivos são usados para acessar seu site, e de quais cidades o público está acessando, quais conteúdos e tipos deles contêm mais visualizações e retém mais o público.
Use também os relatórios das redes sociais, veja o dia da semana e os horários mais acessados, a faixa etária e sexo e os conteúdos que geram mais engajamento!
Depois de conhecer seu público, é hora de acertar o alvo!
Seguindo essas 3 dicas vai ser possível entender quem compra seus serviços/produtos e parar de perder dinheiro focando em um público que não é o seu.
Portanto, comece hoje mesmo essa pesquisa, anote os dados e acerte o alvo!
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Por Beatriz Paradela
19 de novembro de 2019