Quem tem um negócio sabe que é desafiador encontrar maneiras efetivas para aumentar suas vendas e, no meio dessa procura, muitos se perdem e acabam deixando de dar atenção para técnicas simples que podem mudar a realidade da sua empresa!
Como aqui na Visie nós também passamos por isso até descobrir as técnicas que usamos hoje, decidimos compartilhar o conhecimento com outras pessoas, para ajudá-las a encurtar esse caminho.
Por isso, no dia 20 de julho tivemos um evento da Visie e da Grexos, com dois treinamentos, sendo um de manhã e outro à tarde, sobre gatilhos mentais e otimização de sites, com dicas que utilizamos em nosso dia a dia.
Gatilhos Mentais
O tema do treinamento da manhã foi “As armas da persuasão: como usar os gatilhos mentais para fechar mais vendas?”.
Você já percebeu como algumas pessoas são extremamente convincentes? O estudo do convencimento ensina a influenciar sem ser influenciado e é uma arma que pode ser usada para o bem ou para o mal.
Existem 6 gatilhos mentais considerados os principais e mais usados:
1. Reciprocidade
2. Comprometimento + coerência
3. Prova social
4. Carisma
5. Autoridade
6. Escassez
Reciprocidade: As pessoas estão mais dispostas a atender um pedido após terem recebido algo de valor. Como quando, por exemplo, você vai ao mercado e estão oferecendo amostra grátis de algo e você experimenta. Sair dali levando a marca concorrente daquele produto, às vezes causa um certo peso na consciência, pois você experimentou, e gratuitamente ainda.
Comprometimento + Coerência: As pessoas se esforçam bastante para parecerem coerentes nas suas palavras e ações, mesmo que para isso elas tenham de fazer coisas até mesmo irracionais. Um exemplo clássico é quando uma pessoa pretende emagrecer. Se ela não contar para ninguém, fica mais fácil descumprir o seu programa de emagrecimento. Mas se ela postar em alguma rede social, o descumprimento ganha um peso bem maior, pois muita gente já viu, e isso se torna um incentivo para que ela vá até o fim com seu compromisso.
Prova Social: Você já ouviu falar sobre o “efeito manada”? Como somos criaturas sociais, tendemos a gostar de coisas somente porque outras pessoas gostaram também. Imagine um vendedor no metrô que ainda não vendeu nada. De repente alguém se propõe a comprar o produto que ele está oferecendo. Pode perceber que sempre aparece mais gente, depois, querendo comprar!
Carisma: Cria nas pessoas uma ligação emocional. É muito mais fácil uma pessoa ser influenciada positivamente por algo ou alguém carismático do que pela grosseria ou mau humor, certo? Afinal, quando nos sentimos conectados com as pessoas que estão requisitando certo produto, há muito mais chances de querermos comprar.
Autoridade: As pessoas se sentem mais confiantes em responder a uma autoridade, mesmo quando o que essa pessoa solicita não faz o menor sentido ou não seja certo. Demonstrar que você sabe do que está falando e aparecer publicamente com pessoas que já são vistas como autoridade (entrevistar essas pessoas, por exemplo), confere autoridade a você e contribui para que você influencie seu público com mais facilidade.
Escassez: Esse é um dos gatilhos que mais funcionam, afinal, quando você lê “últimas unidades!”, “edição limitada!” ou “só até hoje!”, o desespero logo bate e às vezes você compra sem nem precisar tanto daquele produto. Não é verdade? Então, saber que determinada coisa está acabando gera na mente das pessoas a urgência de não ficar sem aquilo.
Otimização de Sites
O tema do treinamento da tarde foi “Otimização para sites”.
Nos dias de hoje, onde quase tudo se resolve online, ter um negócio e não ter um site que funciona é, certamente, perda de dinheiro. Sua marca precisa ser encontrada quando procurada na internet. Mas, mais importante ainda é a velocidade com a qual o seu site funciona, pois o sucesso financeiro de um site está diretamente relacionado à sua velocidade. Há duas coisas que são indispensáveis na hora pensar em sites e performance:
1. Performance tem impacto direto na taxa de conversão. Carregou mais rápido, converte mais!
2. Performance tem impacto direto na taxa de rejeição. Se o site demora muito para carregar, as pessoas desistem. Puro bounce rate!
Um exemplo clássico do porquê ser importante ter um site rápido é o ranking do Google. O objetivo desse ranking é servir resultados relevantes para as pessoas, então, se a pessoa vai para o seu site e não tem paciência para esperar carregar, por ele ser lento, o Google prefere não servir seu site.
Mas mesmo se você não entende muito de tecnologia, é possível melhorar o desempenho de uma página com pequenas ações que causam grande impacto, como carregar imagens mais rápido e reduzir a lentidão da home do seu site, para que, assim, as pessoas não percam a paciência deixando de acessar sua página. Portanto, um site lento é sinônimo de prejuízos e um site rápido sinônimo de lucros.
Quer saber mais sobre como ter mais conversão e gerar mais vendas para o seu negócio? A Visie possui diversos vídeos e cursos sobre assuntos como estes citados no artigo, que ajudam a mudar a realidade da sua empresa. Se você deseja ter acesso a todos os cursos e vídeos, clique aqui e partipe do Clube Grexos!
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Por Beatriz Paradela
8 de agosto de 2017