Há algum tempo, a Google vem lançando algumas atualizações no seu sistema de busca para classificar se um site pode ser considerado “mobile friendly” ou não. O anúncio mais recente diz respeito aos sites mobile que utilizam grandes propagandas para instalação de aplicativos em janelas pop-ups. Estes sites estão na mira da gigante das buscas.
Vamos combinar que uma das coisas mais irritantes é você acessar um site pelo celular e de repente “BOOM”. Surge na sua tela uma propaganda enorme sugerindo que você faça o download de algum aplicativo, escondendo todo o conteúdo, que é o que realmente te interessa.
Para piorar a situação, você precisa encontrar e clicar no “X”, o que não é uma tarefa muito fácil, principalmente para quem acessa uma página por smartphone. Na maioria das vezes, você acaba clicando fora do botão “fechar” e acaba sendo direcionado para uma outra página, geralmente uma play store.
Os sites mobile deverão se adequar às novas regras
Se depender do Google, os grandes anúncios que impedem o usuário de continuar visualizando o principal conteúdo em sites mobile estão com os dias contados. A partir de 01 de novembro os sites que utilizarem essa prática serão punidos e o castigo vai desde uma classificação mais baixa nos resultados de buscas em dispositivos móveis até a perda de status “mobile friendly”.
Vale deixar claro que sites mobile que utilizam banners que tomam conta de um espaço menor da tela não serão penalizados. Então, basta usar o bom senso na hora de fazer propagandas se não quiser ser punido.
Acreditamos que essas mudanças só devem melhorar a experiência dos usuários em dispositivos móveis, pois acesso mobile não pode mais ser considerado uma tendência. Já é uma realidade que a cada dia cresce mais.
7 de outubro de 2015