Pela disponibilidade de dados e a necessidade da segurança da informação, proteger dados e deixá-los seguros virou uma prioridade entre as empresas. Independente do tamanho ou do segmento, todas estão sujeitas a invasões de hackers ou vírus.
Dados importantes e confidenciais como contratos, planos de negócios ou informações de funcionários e clientes devem ser armazenados com a maior segurança possível.
Por isso, a Visie reuniu 4 maneiras eficientes que protegem os dados da sua empresa e ajudam a evitar possíveis ataques ou dores de cabeça, que podem resultar em perda de dados importantes.
4 maneiras eficientes que protegem os dados da sua empresa
Evite inserir e remover mídias nos dispositivos
Sabe aquele pendrive que parece inocente? Muitas vezes, ele pode ser mais perigoso do que aparenta. O acesso de dispositivos pode contaminar o desktop com vírus e facilitar o roubo de dados.
Na sua empresa, busque orientar seus colaboradores a evitar inserir os dispositivos removíveis nos computadores corporativos, até porque, devido ao aumento do trabalho remoto, muitos colaboradores estão em home office e todo cuidado é essencial.
Computadores que pertencem à empresa e possuem dados importantes devem ter o cuidado dobrado.
Leia mais: O que é Cloud Computing
Atualização de software
Com a evolução da tecnologia, garantir uma boa experiência online para o cliente se tornou uma prioridade para qualquer negócio. Sendo assim, um fator importante é a atualização de softwares e sistemas operacionais. Com ela, problemas como bugs e vulnerabilidades são corrigidos. Além disso, o sistema integra novas funcionalidades e um funcionamento mais otimizado.
Por isso, conte com a Visie para te ajudar a transformar seus processos de negócios e o relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros de negócios. Nós oferecemos serviços de manutenção, atualização e melhorias contínuas dos sites e softwares que desenvolvemos, tornando o seu ambiente mais seguro.
Hora de implementar a criptografia
A criptografia é uma das principais formas de assegurar a segurança de informações em trânsito via internet ou armazenadas na nuvem.
Em linhas gerais, uma informação criptografada nada mais é do que um texto (ou qualquer outra informação) que deixa de ser legível para humanos após o processo de criptografia – isso é, passa de texto original para texto cifrado.
Assim, para acessar um dado criptografado, é preciso possuir uma chave de acesso – um código que codifica (encripta, torna ilegível e segura) e decodifica (desencripta, torna legível novamente) a informação. Essas chaves podem ser simétricas – ou seja, públicas: a mesma chave de acesso é usada nas duas pontas, na codificação e na decodificação -, ou assimétricas, onde a chave que decodifica o texto é única e intransferível.
Esse processo é utilizado com frequência na troca de mensagens em whatsapp (quem nunca foi impactado pela mensagem de “criptografia de ponta a ponta?), na hora de acessar o internet banking ou qualquer rede social – e também pode (e deve!) ser utilizado para criptografar outros dados e documentos importantes para sua empresa. Dessa forma, a criptografia garante que os dados estarão a salvo e inacessíveis para pessoas não autorizadas.
Use tecnologias mais recentes
De acordo com um estudo realizado em pequenas empresas pela Intel, os dispositivos que possuem mais de 5 anos correm um risco de 34% de invasão ou ataques de malware. Por outro lado, máquinas com menos de 1 ano representam apenas 6% dessa estatística.
Além disso, os dispositivos mais recentes possuem tecnologias de segurança mais avançadas e eficazes como a própria criptografia ou sensor de impressão digital para autenticação e recursos de proteção ativados por hardware.
O tema da proteção de dados é essencial para evitar invasões e ameaças à segurança de informação da sua empresa. Coloque as dicas da Visie em prática e aproveite para conhecer outros conteúdos.
Tem algum projeto em desenvolvimento de software?
Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas e conte com a Visie para esse objetivo.
12 de abril de 2022