A Black Friday é sem dúvida o auge do faturamento de vendas para as empresas e o e-commerce se destaca como o meio favorito de compras de 96% dos brasileiros. Na edição 2023, as empresas registraram um notável crescimento de cerca de 27% no faturamento online em comparação com o ano passado. No entanto, é importante ressaltar que muitas empresas não conseguiram atingir a performance máxima de vendas online nesta Black Friday.
Para garantir uma ótima performance de vendas no seu e-commerce é importante saber fisgar o seu cliente desde a sua chegada ao site até o momento do checkout. Para isso, seu e-commerce precisa ir muito além de um preço competitivo, principalmente na Black Friday. Cada detalhe no desenvolvimento de um e-commerce desempenha papel fundamental nos resultados. Agora, se os seus resultados nesta Black Friday não alcançaram as expectativas desejadas, saiba que seu e-commerce pode ter maior potencial com algumas melhorias. Elas não apenas impulsionarão o desempenho durante períodos sazonais como a Black Friday, mas durante todo o restante do ano também.
Afinal, quais pontos influenciam as vendas e a performance do seu e-commerce?
Site fora do ar ou com instabilidade
Site fora do ar ou instável é um dos maiores vilões da performance de um e-commerce, principalmente durante a Black Friday, pois o aumento significativo no tráfego, com várias pessoas acessando simultaneamente, muitas vezes resulta em lentidão e instabilidade, frustrando o usuário, que abandona o seu e-commerce e vai para o do concorrente.
A escalabilidade automática da hospedagem e a otimização de códigos são algumas medidas de melhoria que contribuem para um desempenho mais estável e satisfatório de um e-commerce durante períodos de alta demanda, como a Black Friday.
E-commerce não seguro
A segurança de um e-commerce é a base de qualquer transação online bem-sucedida. É preciso ter estratégias e sistemas eficazes de prevenção contra fraudes e ataques para garantir uma experiência de compra segura e confiável. Ninguém quer dar seus dados para um site sem certificado de segurança. Por isso, ter o certificado SSL é fundamental, pois ele garante a seguridade das informações coletadas, principalmente na intermediação de pagamentos, tornando os dados criptografados. Além disso, utilizar métodos de autenticação robustos e implementar práticas de segurança cibernética são pontos fundamentais.
Falta de gestão de estoque
O estoque do seu e-commerce precisa de uma boa gestão, e isso envolve conhecer a capacidade disponível e as demandas sazonais. Invista em um sistema que permita disponibilizar, de forma simples e fácil, para venda apenas os produtos efetivamente em estoque, evitando problemas e frustrações dos seus clientes na hora do checkout.
Produtos não aparecem na ferramenta de busca
Seu estoque e cadastro de produtos estão em ordem, no entanto, é comum que os clientes cometam erros ao digitar palavras-chave no campo de busca ao pesquisarem por um produto. Portanto, é crucial que seu e-commerce esteja preparado para sugerir correções ou direcionar o usuário para opções semelhantes ao digitado. Garantir um resultado de pesquisa intuitivo e eficaz simplifica a navegação, aumenta a satisfação e as chances do cliente efetivar a comprar daquilo que ele realmente desejava.
Complexidade no checkout da compra
Seu cliente já passou pela sua home, já viu que seu e-commerce é seguro, selecionou os produtos desejados e agora é a hora do checkout. Simplifique-o minimizando campos obrigatórios e forneça opções para que os clientes criem contas de forma rápida, fácil e segura. Além disso, ofereça diversas opções de pagamento e mantenha informações como valor de frete e política de devolução bem claras.
Experiência ruim do consumidor
Falando em experiência, a do consumidor em um e-commerce é ponto chave. Uma aplicação eficaz de Design UI/UX é essencial para compreender as necessidades dos usuários, resultando em páginas intuitivas, como a de checkout, que deve ser simples para facilitar a finalização da compra.
Quantas vendas seu e-commerce pode ter perdido devido aos pontos mencionados? Estes foram só alguns dos desafios que o seu cliente pode ter encontrado no seu e-commerce, não somente na Black Friday, mas no restante do ano também.
A notícia boa é que nunca é tarde para virar esta chave. Para evitar estes e outros problemas é fundamental ter um e-commerce robusto e totalmente integrado, capaz de proporcionar uma experiência de compra fluida e segura ao seu cliente. E isso envolve conhecimento, que só é verdadeiramente possível com a ajuda de profissionais especializados.
Temos orgulho de ter colaborado com a performance de e-commerces de marcas renomadas do mercado, como Consul, Brastemp e Aramis, criando sites totalmente personalizados, robustos, com carregamento rápido, fáceis de serem gerenciados e que potencializaram e muito as suas vendas.
Contudo, por que esperar? Comece já a preparar o seu e-commerce para as vendas de fim de ano e também para a Black Friday 2024! Nos conte sobre o seu e-commerce ideal e vamos juntos torná-lo realidade.
30 de novembro de 2023