Direcione seu trabalho de aprovação de sites e evite frustrações ao término do projeto. Aprove a coisa real!

nenhum comentário
Desenvolvimento

Processo de Desenvolvimento de Site

 
Não aprove sites a partir de abstrações, ou seja, apenas com base em ilustrações, diagramas etc. Aprove vendo a coisa real. Saiba mais sobre o que é importante considerar no momento de aprovação do seu site para que ele fique da forma que deseja:


 

Processo de Desenvolvimento de Site: Construção Civil X Web

 
Aprovar seu site através de formas estáticas é um caminho que pode gerar muitas frustrações ao término do projeto. Falando sobre processo de desenvolvimento, podemos comparar a construção do site com a construção civil. Como?

Na hora de vender um apartamento, antigamente, era mostrada a planta baixa da casa, onde era possível visualizar mais ou menos como e onde ficaria cada cômodo. O que, muitas vezes, gerava insatisfações futuras, porque algo sempre ficava de um jeito que a pessoa não queria, tanto uma parede que seria melhor mais para a direita, tanto qualquer outro detalhe, pois numa planta não é possível ter noção completa e certeira do resultado final do apartamento. Mas o nível de abstração melhorou e muito! Hoje em dia é possível visualizar a demonstração em 3D pelo computador. E melhor ainda: cada vez mais os condomínios têm construído pelo menos um apartamento e já o deixam como modelo, decorado, para que o comprador visite e tenha noção real de como vai ser o apartamento dele.

Com a internet temos algo parecido. A diferença é que a abstração, no caso da web, se torna menos tangível pois não é uma coisa real, concreta. Então é muito mais difícil você olhar um diagrama e ter noção exata de como será o site, quando você o vê funcionando de verdade e em vários tamanhos de tela diferentes. Navegando de fato, fica muito mais claro entender e ver o que você realmente quer.
 

Construindo a Coisa Real

 
Atualmente é muito mais fácil, do que no começo da internet, por exemplo, mudar de ideia. Então, se você está fazendo muitas reuniões para aprovar diagramas ou listas do que o site vai ter e não está vendo a coisa real, fique com a pulga atrás da orelha.

Faça perguntas, peça aos seus desenvolvedores para o ver o site funcionando de fato e não dê sua palavra final enquanto não tiver o que pediu. Pois, aprovar um site pela simples “planta” dele, estático, não é uma boa opção. Fazer um planejamento antes de construí-lo é o ideal, para que não tenha de refazer tudo depois. Meça duas vezes para serrar uma só!

 

QUERO SABER MAIS SOBRE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SITE

 
 
Por Beatriz Paradela
 
 

Deixe uma resposta