Categorias
Blog Sites

O que é segurança digital e como incluí-la em meu site?

Você já parou para analisar a segurança digital e os seus atributos de segurança para sites? Poucas empresas fazem isso, mas hoje vamos te mostrar a importância dessa ação.

Os investimentos em segurança digital estão se tornando cada vez mais importantes e isso não é à toa, afinal, nunca antes tantas informações foram armazenadas e captadas pelas empresas. Protegê-las, portanto, não é apenas uma necessidade, mas uma obrigação.

Ainda assim, a primeira coisa que devemos ter em mente é que não existe um site ou sistema web 100% seguro, assim como não existe uma casa 100% segura. 

E o motivo disso é muito simples: a segurança digital envolve diversas nuances que não são completamente exatas, isto é, não dependem apenas de códigos, certificados e algoritmos, mas também de seres humanos que, como nós, estão sujeitos a falhas.

Para termos uma ideia, de acordo com levantamento realizado pela Global Market Insights, em 2017 os ataques cibernéticos em dispositivos móveis aumentaram em mais de 40%.

Ou seja, ocorreu uma média de mais de 1,2 milhão de ataques por mês. Preocupante, né? Mas o que fazer, então, para deixar o seu site o mais seguro possível, apesar das limitações?

É isso que vamos te mostrar neste artigo.

Leia também: Como saber se meu site é seguro?

Os principais riscos da falta de segurança digital: 

Como você já deve saber, a segurança digital é a prática de proteger sites e sistemas de ataques virtuais. Esses ataques, geralmente, têm como objetivo acessar, alterar ou destruir informações confidenciais, roubar dados ou interromper a continuidade dos negócios.

Entre as principais riscos dessa prática estão:

Interrupção e negação de serviços

Ainda que a integridade dos dados online sejam mantidos, a falta de segurança digital pode tirar o seu site do ar, impedindo que as pessoas consigam visualizar ou adquirir os seus produtos. O que, obviamente, poderá acarretar prejuízos significativos para sua organização.

Acesso a dados privados

Mesmo que não ocorra um vazamento de dados, propriamente dito, ao ignorar os atributos de segurança para sites, você coloca os dados pessoais dos seus clientes em risco. Isso porque pessoas má intencionadas terão acesso a nomes, endereços e até dados bancários.

Destruição de dados

Com uma invasão, o hacker pode destruir informações relevantes para o seu negócio, isso vai desde dados de cliente, até mesmo a lista de fornecedores e controle de estoque.

Inserção e publicação de dados maliciosos

Também pode ocorrer inserção de dados maliciosos, até mesmo para tirar vantagem da sua empresa. Como por exemplo, a confirmação de uma compra que não foi paga. Nesse mesmo sentido, os invasores podem fazer publicações fraudulentas ou falsas em seu site.

O principal risco causado pela falta de segurança digital, seja por vazamentos, espionagem ou interrupção, é fazer com que a sua empresa perca a confiança do mercado. Afinal, se você não mantém a integridade dos dados online, os clientes não se sentem seguros para usar o seu serviço e os fornecedores não querem negociar com você, assim, sua empresa pode perder rentabilidade e, consequentemente, fechar as portas.

Leia também: A importância de um site seguro para o seu negócio

Como fortalecer a segurança digital da sua empresa?

Em 2020, o relatório State of Software Security, da empresa Veracode, destacou que 76% das aplicações web apresentam algum tipo de vulnerabilidade, sendo 24% delas consideradas como críticas. O estudo, que analisou cerca de 135 mil aplicações, constatou ainda que o vazamento de dados é a principal consequência dessa vulnerabilidade.

E, como já falamos acima, boa parte dos sites são, de fato, inseguros, e podem ser prejudicados. Então, antes de qualquer outra coisa, é preciso tomar atitudes básicas, como:

Treinar, capacitar e investir na sua equipe de desenvolvimento

O primeiro conselho é o arroz e feijão de todo sistema de segurança digital: invista em treinamento e capacitação para o seu time de desenvolvimento. Afinal, o desenvolvimento de um site, desde o início, precisa ser pensado para resistir a ataques mal-intencionados.

Investir em padrões

Como os códigos são escritos? Por que eles são escritos assim? Qual a linguagem adotada? Quais tipos de teste de segurança são realizados? Como é revisado o código-fonte? E etc.

Ter um padrão é algo essencial para se ter um site minimamente seguro.

Leia também: Como manter as equipes de desenvolvimento de produtos engajadas?

Investir em ferramentas

De nada adianta projetar um site seguro, se você vai hospedá-lo em qualquer lugar.

Nesse sentido, ter seu site hospedado em um servidor seguro é fundamental. Pense no quanto problema que uma boa hospedagem pode lhe evitar no futuro.

Além disso, também é preciso investir em um framework, em uma linguagem e um firewall específico. Bem como garantir o monitoramento e auditoria do código, pense nisso como uma cerca elétrica: não protege a casa 100%, mas impede as invasões mais comuns.

Ter o desenvolvimento seguro como um pilar da cultura empresarial

Não adianta pensar em segurança só durante a entrega final do projeto. Essa deve ser uma preocupação presente em todas as etapas de desenvolvimento de um site, desde o design. Seu time de TI precisa, por exemplo, conhecer o Top 10 Web Application da OWASP (Open Web Application Security Project), uma das maiores organizações de segurança de software.

E não basta apenas conhecer, ele precisa saber como resolver e diminuir essas falhas.

Nesse sentido, terceirizar seu time de TI pode ser uma boa solução para esse problema.

Afinal, possuir um time dedicado que foque apenas nessa questão fará com que os profissionais especializados estejam atentos a todo ecossistema do negócio, possibilitando que a equipe de TI interna foque em ações mais pontuais e específicas.

Conte com quem entende do assunto

Como você viu, investir em segurança digital é uma tarefa que deve ser iniciada no design do site. Situações como antecipar problemas, investir em segurança e testar códigos, são extremamente importantes para que as suas informações permaneçam sempre seguras. 

Sendo assim, é de suma importância que você conte com uma empresa especializada. 

Ela fará com que cada etapa seja realizada com a máxima proteção e eficiência, evitando que você tenha futuras dores de cabeça. A Visie, por exemplo, tem profissionais especializados naquilo que o seu projeto precisa para ganhar vida e segurança.

Também oferecemos treinamentos ministrados por desenvolvedores especialistas, que ensinam tecnologias, métodos e processos de forma simples e eficaz.

Além disso, você encontrará diferenciais que só a Visie oferece:

  • Garantia de ter sempre os melhores profissionais, com o conhecimento necessário para as demandas dos seus projetos.
  • Apoio e suporte multi-inteligente ao desenvolvedor contratado, para que ele tenha para onde recorrer no caso de problemas ou dúvidas.
  • Desenvolvimento de soluções sob medida, com implementação gradativa, para atender as particularidades e necessidades específicas da sua empresa.
  • Squad sob medida para garantir a boa execução de todas as etapas do seu projeto

 Portanto, se você deseja cuidar da segurança do seu site, nós podemos te ajudar! 

Não perca mais tempo e proteja hoje mesmo seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *