Categorias
Blog Programadores Software

Contratar desenvolvedores diretamente ou terceirizar: o que é melhor?

Descubra o que é melhor para a sua empresa e evite dores de cabeça (e prejuízos) com contratação.

Escolher terceirizar ou contratar desenvolvedores diretamente é uma decisão difícil para qualquer empresa. Há prós e contras em ambas as abordagens, e a escolha certa depende das especificidades e necessidades da sua empresa.

As (possíveis) vantagens de contratar desenvolvedores diretamente

Mais barato contratar diretamente

A empresa de outsourcing terá os mesmos custos que você ao contratar um desenvolvedor, além dos custos de gestão, impostos, encargos trabalhistas e, claro, a sua margem de lucro. Então, desde que você não tenha uma taxa de turnover muito alta, pode ser mais econômico contratar desenvolvedores diretamente. Caso contrário, um desenvolvedor outsourced é a melhor opção.

Menos rotatividade: será?

Muitas pessoas acreditam que, ao contratar desenvolvedores diretamente, o turnover será menor, já que eles serão motivados a fazer um bom trabalho por se sentirem mais ligados à empresa, dentre outros motivos. Mas isso é questionável.

É claro que sempre haverá algum nível de rotatividade, principalmente, porque o mercado está bastante aquecido. Porém, é preciso lembrar que ao contratar uma boa empresa de terceirização, você não terá apenas um único cérebro, mas vários cérebros altamente capacitados trabalhando nos seus projetos, que poderão facilmente cobrir a falta de alguém. Nesse caso também, é importante considerar a contratação de um desenvolvedor outsourced.

Leia também: Como manter as equipes de desenvolvimento de produtos engajadas?

Mais liberdade para negociar e gerir

Ao contratar desenvolvedores diretamente, você terá em suas mãos o poder de buscar melhores valores e, também, poderá fazer a gestão de sua equipe como preferir. Com a terceirização, você tem uma certa dependência da empresa que contrata, o que significa que você não tem total controle sobre um desenvolvedor outsourced. Isso pode se aplicar tanto à qualidade do trabalho realizado por ele quanto à sua personalidade.

Uma equipe contratada diretamente é um ativo da sua empresa

Acredita-se que ao contratar desenvolvedores diretamente, você terá bons profissionais, treinados, capacitados, que têm conhecimento… E isso significa valor para a sua empresa. Essa vantagem é real, sim, mas desde que sua empresa tenha uma cultura interna muito forte e que seja extremamente interessante para seus funcionários manterem-se fiéis a você. Caso contrário, ter uma equipe própria poderá, rapidamente, tornar-se de um sonho a um pesadelo.

O que você precisa para ser bem-sucedido ao contratar desenvolvedores diretamente

Saber executar bem o processo de contratação

Na área de desenvolvimento, ter um diploma está longe de ser um elemento totalmente confiável de avaliação. Muitos profissionais com boa capacidade técnica não têm formação acadêmica na área.

Sua equipe de RH é capacitada para fazer essa avaliação especializada?

Leia também: A importância de avaliar quais linguagens o seu desenvolvedor precisa dominar

Gerenciamento de equipe de desenvolvedores 

A tecnologia evolui muito rápido e os programadores precisam ser constantemente avaliados para saber de suas competências. Não só isso, é preciso que esses profissionais sejam constantemente atualizados e treinados para garantir que seus projetos tenham sucesso.

Sua empresa tem as condições necessárias para fornecer treinamentos e capacitações aos desenvolvedores?

Perspectiva de carreira e bons salários

O mercado está muito aquecido e esses profissionais estão sendo cada vez mais valorizados. Se a sua empresa não for a melhor para este funcionário, simplesmente, ele não ficará. Por isso, a rotatividade tem sido um grande problema para quem opta por contratar desenvolvedores diretamente.

Sua empresa é garantidamente a melhor escolha para seu desenvolvedor?

Cultura interna que atraia e mantenha bons programadores

Esta não é a mesma cultura que atrai bons executivos. É uma cultura própria, que a sua empresa precisa estar preparada para ter.

Isso inclui plano de carreira específico para estes profissionais, treinamentos, salários atrativos… Além disso, é essencial criar um ambiente em que os funcionários se sintam à vontade para compartilhar novas ideias e trabalhar juntos em projetos empolgantes, para alcançar objetivos comuns. Um ambiente motivador, no qual o profissional seja valorizado e não se sinta sobrecarregado, é essencial.

Você tem pessoas capacitadas e especializadas para criar essa cultura?

Auxílio e suporte ao trabalho

As demandas para os seus projetos podem ser variadas e não é sempre que seu programador interno irá dominar todas as linguagens necessárias. Não só isso, problemas podem, eventualmente, acontecer durante a execução de algum projeto, e se você não tiver quem dar suporte especializado a esta equipe ou profissional, seus resultados podem ficar comprometidos.

Quem dará suporte e auxílio para seu desenvolvedor quando os problemas surgirem?

Enfim, a grande questão que você deve se perguntar é:

Sua empresa está preparada para contratar desenvolvedores diretamente? Será que as vantagens de ter um desenvolvedor outsourced não são maiores?

Vantagens extras do desenvolvedor outsourced

Além de suprir todas essas necessidades, o outsourcing possui ainda outras duas vantagens que talvez sejam bastante interessantes para a sua empresa:

Escalabilidade do seu negócio

Suponhamos que sua empresa conseguiu, enfim, contratar e manter um excelente profissional de desenvolvimento. A questão agora é: como escalar?

A verdade é que dificilmente você conseguirá escalar sem precisar aumentar a sua equipe…. e passar por todo esse difícil processo novamente.

Não só isso: caso você precise contratar temporariamente, seus custos e dificuldades ao contratar desenvolvedores diretamente serão bem maiores do que terceirizar.

Facilidade de substituição

Contratar é um desafio: você corre o risco de contratar alguém que depois não entrega, de gastar energia com processos de contratação e onboarding que não dão certo…

Ter que passar por todo esse processo repetidamente pode ser muito oneroso para a sua empresa, sendo que para uma empresa especializada em outsourcing isso não é um problema.

Quer um desenvolvedor outsourced? A Visie pode te ajudar

Como você pode perceber, dependendo das condições da sua empresa, terceirizar é a melhor opção.

Escalabilidade, facilidade de substituição, equipe altamente capacitada são vantagens que você só vai ter com o outsourcing.

A Visie, além de possuir uma equipe altamente capacitada, constantemente atualizada e com todo o suporte para garantir que o seu projeto seja bem-sucedido, também tem um excelente tempo de resposta.

Isso significa que você estará em contato direto com os decisores de nossa equipe, sem precisar perder tempo com processos burocráticos que atrasam o seu projeto.

Além disso, fazemos o acompanhamento dos devs junto com os nossos clientes, para entender se eles estão performando bem e se as entregas estão sendo satisfatórias e trazendo o resultado esperado.  

Eles também recebem todo o suporte técnico da Visie, evitando, assim, que fiquem desamparados em qualquer situação inesperada e ajudando-os a buscar soluções para possíveis problemas que possam surgir dentro dos seus projetos.

Conte com um time de especialistas que estarão sempre próximos, caminhando juntos, rumo ao seu sucesso.

Entre em contato com a Visie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *